top of page
  • ti3452

Confira a 2º Parte da Série de Estudos da 1ª Carta de João: EBD Online


ESTUDOS 5 A 9 NA 1ª CARTA DE JOÃO – SUMÁRIO


Compartilhamos novos segmentos do estudo na 1ª Carta de João, o documento apostólico que tem muito a dizer à igreja de nossos dias. No bloco dos estudos 5 a 9, vamos nos concentrar na passagem de 1ª João 2.1-27.





Estudo 5 – Texto principal: 1 João 2.1-2 Estes brevíssimos versículos expressam a plenitude da provisão de Deus para a vida vitoriosa. A Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) diz: “Meus filhinhos, escrevo isso a vocês para que não pequem. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai. É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro”.



Estudo 6 – Texto principal: 1 João 2.3-11 Há uma riqueza de detalhes nesta passagem. Destacamos os seguintes tópicos do estudo: (1) A única forma de viver a vida cristã é pelo amor. O mandamento do amor passa a vigorar desde no momento da salvação. O novo mandamento é um princípio de vida para o discípulo de Cristo; (2) O Espírito Santo torna o mandamento do amor uma experiência real na nossa vida; e (3) “Ser perfeito no amor é ser, mesmo neste mundo, tanto o recipiente do amor de Deus, como o condutor do amor de Deus aos outros".


Estudo 7 – Texto principal: 1 João 2.12-14 A vida cristã têm inegáveis estágios de crescimento espiritual. Nesta passagem o autor sagrado identifica e qualifica os termos: “Filhinhos, Pais, Jovens”. Uma explicação razoável para os termos pode ser esta: “Filhinhos” – termo afetuoso dirigido a todos os membros da comunidade cristã. “Pais e Jovens” – designam duas etapas na peregrinação espiritual, ou seja, os cristãos maduros e aqueles que estão em crescimento.



Estudo 8 – Texto principal: 1 João 2.15-17 A ordem apostólica não poderia ser mais categórica: não amem o mundo, nem as coisas que ele oferece. A exortação é clara, necessária e prática. Deus nos chama a vencer o mundo e o “mundanismo”. O assunto é tão sério que provoca tremor, calafrio (para ser mais intenso). Compreenda o conceito de “mundo” refletindo no conteúdo deste estudo. Vamos nos lembrar do Senhor Jesus e de seu testemunho: “Eu venci o mundo” (João 16.33). Vencer o mundo só é possível se a vida de Cristo for a nossa vida. Vencemos pela vida do Senhor. – Vencer o “mundo” tem um segredo, descubra-o neste estudo.


Estudo 9 – Textos principais: 1 João 2.18,19,22,23 / 2. 20,21,27 O estudo aborda três temas: (1) O conflito, (2) A última hora e (3) A unção do Espírito Santo. Neste ponto de sua carta João menciona os “anticristos”, grupo formado pelos hereges que o apóstolo está a combater. As armas de Deus para equipar os santos são: a Palavra “que vocês ouviram desde o princípio”, v. 24 e “a unção que receberam dele”, v. 27. O alicerce da igreja é Cristo. A fortaleza do cristão é Cristo. Confira mais no estudo.


Pr. Luciano Duarte Silva


Classe De Exposição Bíblica



Nossa proposta de ensino é a “exposição bíblica”. O significado desta modalidade é bem simples: estudar a Bíblia Sagrada respeitando a estrutura natural, a mensagem central e a vontade do Espírito Santo expressa em cada livro que a compõe.

A exposição bíblica está representada na frase “toda a vontade de Deus” (Atos 20.27, NVI). Conhecer e praticar a Palavra de Deus deve ser o alvo de todo discípulo de Cristo e este é o propósito da leitura, meditação e estudo da Palavra em toda a sua extensão.



Conheça nosso Professor Pr. Luciano Duarte


Ministro cristão por 41 anos. Formação acadêmica em Teologia: Seminário e Instituto Bíblico da Igreja do Nazareno (SIBIN) e em Ciências Sociais: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Carreira: ministério pastoral, docência teológica e superintendência distrital.

É membro da Igreja do Nazareno por de 47 anos.



Deseja participar da classe?


Baixe aqui o PDF dos Estudos.


VI_-_Estudo_5_-_Primeira_Carta_de_João
Download • 597KB
VII-_Estudo_6_-_Primeira_Carta_de_João
Download • 769KB
VIII-_Estudo_7_-_Primeira_Carta_de_João
.
Download • 774KB
IX-_Estudo_8_-_Primeira_Carta_de_João
.p
Download P • 849KB
X-_Estudo_9_-_Primeira_Carta_de_João
.pd
Download PD • 747KB

venha para a EBD ONLINE

INCC & EXTENSÕES

todos os domingos às 09h00


Veja aqui, todos os links para a reunião no zoom, das

CLASSES DE EBD ONLINE:



106 visualizações0 comentário
bottom of page