• INCC

Conheça nossos Missionários no Peru

Príncipes de Paz! Saiba mais sobre a família missionária no Peru que será abençoada pelos recursos levantado na 3ª Noite dos Caldos MNI Central.


Os missionários pastores Alejandro Puertas e Irene Avelar são casados há 15 anos, e se conheceram em 2003 quando ela foi trabalhar no seminário Palabra da Vida, em Piura, no Peru. Ele, tendo conhecimento da língua portuguesa, foi seu intérprete de espanhol durante os treinamentos para professores. Eles se casaram no final do ano seguinte e atualmente têm duas filhas, Alene Isabely com 14 anos e Liz Nayeli com 12 anos.


A missionária Irene nasceu em uma família evangélica, e seu primeiro contato com missões foi através de um tio que era missionário em tempo integral na Amazônia Brasileira. Irene fez o ETED da Igreja do Nazareno, concluindo em 1997. Foi missionária no nordeste do Brasil por 6 anos, abrindo igrejas no sertão junto à Missão Juvep e sendo professora no Setep, Seminário Teológico da Paraíba.

Em 2003 fez o curso de Missões Transculturais na Missão Antioquia com o desejo de preparar-se para ir ao Peru, país que Deus havia colocado em seu coração. Sua primeira visita ao Peru foi em jullho de 2003, onde permaneceu por 2 meses servindo no seminário Palabra da Vida e igrejas locais com treinamento a professores, e assim confirmando o chamado para trabalhar com a formação de líderes e educação de crianças. Foi neste periodo que Irene conheceu Alejandro, pois ele foi seu tradutor nos cursos que ministrava para professores de escola dominical.

Irene mudou-se para o Peru em março de 2004, aceitando ao convite do Seminário Palabra de Vida para servir por tempo integral como coordenadora e professora, enviada pela Igreja do Nazareno. E foi em dezembro deste mesmo ano que eles se casaram. O Pastor Alejandro converteu-se aos 16 anos e logo recebeu o chamado de Deus para o ministério. Formou-se em bacharel em teologia no ano de 2001 no Seminário Palabra de Vida, onde é professor há 19 anos. Ele também trabalhou por 2 anos como missionário na Serra do Peru, em povoados da cidade de Huamcabamba, onde abriu nesse local 4 anexos de sua denominação "Casa de Oração". Ele também foi professor e capelão no Colégio Evangélico Christian Life por 6 anos.  Os dois juntos trabalharam na abertura da Iglesia Misionera em Piura e abriram a primeira escola de educação infantil PEPE – Programa de Educação Pre Escolar – que tem como objetivo pré-alfabetizar crianças de 3 a 5 anos, em regiões de extrema pobreza, e também é uma estratégia para evangelizar as familias dos alunos.  No Peru, o governo realiza um exame para as crianças entrarem na primária e no PEPE, as crianças são preparadas para este exame de ingresso. Em 2009, o casal foi recebido como pastores missionários na Iglesia del Nazareno de Piura.

Pr. Alejandro é responsável pelo crescimento interno e externo da igreja, enquanto a Pra. Irene trabalha como apoio pastoral para os ministérios da igreja local.


Em 2010, em parceria com a II Igreja do Nazareno de Campinas, eles abriram uma segunda escola, no assentamento  chamado Los Polvorines, um lugar muito carente. Naquele ano, tiveram 86 alunos, onde prepararam crianças de 3 a 5 anos para ingressarem na primária, dando-lhes também o almoço por se tratar de crianças em área de extrema pobreza. A Escola possui registro no Ministério de Educação e ocupa uma área de 1.500 metros quadrados, cedidos pela prefeitura local. Em Los Polvorines, iniciaram um ponto de pregação no mês de setembro de 2010, terminando aquele ano com um total de 18 membros associados e com um terreno próprio. No início de 2012, deixaram as atividades na Igreja Central de Piura para se dedicarem à Igreja em formação em Los Polvorines. Em janeiro de 2013, atendendo ao pedido dos pais de familia e com a direção do Senhor, abriram a escola primária com a mesma visão de formar alunos com valores cristãos, apresentando o Evangelho a eles e suas famílias, dando oportunidade a todos, sem discriminação a um ensino de qualidade com a mesma visão de ajuda social. A "Institución Educativa Príncipe de Paz" tem hoje 250 alunos matriculados, desde os 3 anos da pré escola até a 6ª série da primária. Realizam, bimestralmente, aulas para os pais, onde tratam de relacionamento familiar. Por ser cristã, todas as crianças tem aula bíblica no currículo.


A "Igreja do Nazareno dos Ex Polvorines", agora chamada "Iglesia del Nazareno Vida Abundante", foi organizada no dia 14/08/2016 e conta hoje com um total de 53 membros. Em sua programação, conta com reunião de oração às terças-feiras, estudo bíblico às quintas-feiras e aos domingos, conta com escola dominical para crianças, adolescentes e adultos, e à noite, culto evangelistico. Os missionários continuam servindo no Seminário Teológico, mas agora somente às segundas e quartas, dias em que não há  atividades na igreja.


Pra. Irene é professora de missiologia no ETED da Região Piura. Ela tambem é secretária na coordenação regional do PEPE, com um total de 14 escolas em áreas de extrema pobreza e 700 alunos matriculados. Toda a parte administrativa das escolas é feita pela secretaria.


Irene é psicóloga, especializada em educação e psicoterapeuta familiar, dedicando-se a ajudar os alunos e os que necessitam de atendimento psicológico.

Com a pandemia, as aulas na escola Príncipe de Paz passaram a ser digitais, porém, a maioria das crianças são caremtes e não têm acesso à internet, o que se tornou um desafio para a continuidade das aulas. Atualmente, os professores gravam vídeos e enviam por WhatsApp, pois a maioria das pessoas não tem condições de pagar plano de dados móveis que dê acesso à aplicativos de reunião online como o Zoom  Google Meet ou similares.


Pra. Irene também grava áudios para as crianças conforme suas classes, de acordo com as idades, e os professores enviam para suas turmas. Esses áudios são devocionais, e elas escutam sempre depois da chamada, na aula. Com isso, não apenas as crianças estão sendo ministradas,  mas também seus pais, e essa estratégia tem dado muitos frutos, pois os pais procuram a Pra. Irene para aconselhamentos pastorais e atendimentos psicológicos.


Com a pandemia, uma quarentena rígida foi imposta pelas autoridades, e muitos dos pais das crianças perderam seus empregos (na sua grande maioria informal), e dessa forma, deixaram de pagar as mensalidades da escola, que apesar de não ser um valor alto, auxiliava na manutenção da mesma. Outra dificuldade é que as igrejas e demais mantenedores também estão com dificuldades de auxiliar os pastores Alejandro e Irene a suprir as despesas.

Os salários dos professores tiveram que ser reduzidos em 30% e alguns impostos da escola (que cumpre com toda a legislação local) encontram-se atrasados, inclusive o benefício de previdência social dos professores.


Apesar da realidade carente e das diversas lutas, Pr. Alejandro e Pra. Irene demonstram muita fé e confiança nAquele que os chamou ao ministério, e Irene nos encoraja a sempre lembrar que "Deus é fiel, e Ele nunca irá nos levar para onde a Sua Graça não nos sustenta... Ele sempre sustenta e não volta atrás com suas promessas".


Para eles, o chamado missionário significa florescer aonde estiver, afinal, não adianta dizer que tem chamado pra algum lugar se não der frutos onde se está. Deus sempre irá nos usar onde estivermos, e Ele dará as ferramentas e o sustento para realizar a sua obra.


"Temos problemas e lutas, mas Deus nos sustenta, fortalece e realiza milagres todos os dias, e o mais belo é ver Deus transformar vidas, dia após dia... Não é fácil deixar família e passar por tudo o que estamos passando, mas não mudaria nada na vida, e estamos felizes com o que Deus tem feito em nossa vida e através de nós... incentivamos vocês a fazer missões, a orar por missões e pelos missionários!" - Irene Avelar


Você pode acompanhar a vida na Igreja do Nazareno em Piura e ser abençoado com os trabalhos deles através de sua página no Facebook, acessando: https://www.facebook.com/missoesnazarenasempiura .

  • Endereço: Mz Ñ1 lote 13 Ex Polvorines  Piura – Piura – Perú

  • Telefone: ÷51 976 879975 E-mail: iravelar@yahoo.com.br  alpuertas@hotmail.com Para ofertas: Banco Bradesco ag. 2421-0 poupança 1005101-0

Fotos, vídeos, mensagens e aulas da EBD sempre são postadas e compartilhadas e você pode se envolver também! Bendiciones!!! Deus te abençoe. 

Pastores Missionários. Alejandro Puertas Cruz e Irene Avelar de Puertas. Filhas: Alene Isabely e Liz Nayeli.


91 visualizações
logo incc preto.png
Igreja do Nazareno Central de Campinas