• INCC

DIA 10 I 21 Dias de Jejum e Oração

DIA 10

APRENDENDO A ESQUECER


“Uma coisa eu faço, eu esqueço as coisas que ficaram para trás.” Filipenses 3:13


Uma das memórias mais privilegiadas das Escrituras Sagradas era a de Paulo. Ele, o grande apóstolo, era capaz de recapitular toda a história do Velho Testamento. Mas Paulo aprendeu a desenvolver uma arte que todos nós precisamos desenvolver. É a arte de esquecer. Paulo, com sua memória privilegiada, não tinha um passado recomendável. Antes de conhecer a Cristo Paulo chamava-se Saulo, um homem da cidade de Tarso, com uma cultura privilegiada, mas com um radicalismo religioso terrível.

Até ao capítulo oito de Atos, as Escrituras têm o cuidado de registrar a atitude intempestiva de Paulo. Perseguidor da Igreja, tolerante com a ação radical dos fariseus e, provavelmente, um dos assassinos de Estêvão. Como este homem pôde mudar de vida tão radicalmente? Na estrada de Damasco Paulo teve um encontro com o Senhor Jesus, o que marcou a sua mudança radical de vida.

Esquecer é uma arte. A graça de Deus nos impulsiona a apagar nosso passado. Assim como o Apóstolo Paulo, também temos que aprender a esquecer. Por este texto vemos que Paulo era:

Um homem determinado. Ele diz: uma coisa eu faço. Quem tenta fazer muita coisa não faz coisa nenhuma, então ele diz, uma coisa eu faço: eu vou esquecer os erros do meu passado. Uma coisa que a graça de Deus nos ajuda a fazer é apagar o nosso passado, é tomar o fardo das nossas culpas e lançá-lo para trás. A mudança de rumo, mudança de vida nos farão, como Paulo: uma pessoa determinada.

Um homem posicionado. Ele tinha uma posição, ele diz: uma coisa eu faço. Eu esqueço o que eu não posso carregar nas minhas costas. Às vezes nós temos que começar a agir. Um passo de cada vez, uma decisão de cada vez, mas vamos nos posicionando e mudando o rumo e a direção da nossa vida.

Um homem resoluto. Ele diz: eu esqueço, mas eu não paro. Eu esqueço, mas eu prossigo. Paulo tinha um alvo e o seu alvo era ser semelhante ao Senhor Jesus. Ele usava frases fantásticas como essa: Não sou eu quem vivo, mas Cristo vive em mim. Eu trago no meu corpo as marcas do Senhor. Este homem determinado, posicionado, que subjugou seu passado, foi um homem que aprendeu a prosseguir com resolução.

Saulo de Tarso morre na estrada de Damasco, nasce Paulo o grande apóstolo, determinado, dizendo, eu faço! Posicionado, dizendo, eu esqueço! Resoluto, dizendo, eu prossigo!

Todos têm etapas da existência que gostariam de apagar. Como folhas de um caderno, gostariam de arrancar e queimar. É impossível, mas a graça de Deus é o remédio para apagar as nossas falhas, anular os nossos erros, destruir as nossas culpas e fazer de nós pessoas transformadas.


Pensamento: Esquecer o passado e avançar para o futuro. Este é um posicionamento forte ao qual eu procuro seguir em minha vida. – Wayburn Dead

Oração: Senhor, ajuda-me a descansar em Ti, para que as lutas da minha vida possam me dar esperança e sei que tudo o que pedir ao Senhor, será feito conforme a Tua vontade. Em Teu nome, amém.

-

Devocional extraído do livro "Bálsamo e Mel" Volume 2 do Pastor Aguiar Valvassoura.




1,987 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo