top of page
  • dezagil

DIA 11 I 21 Dias de Jejum e Oração

DIA 11 // 21 Dias de Jejum e Oração


VIDA FAMILIAR

11 - Diversão e entretenimento


Quase sempre, há uma abordagem negativa e acusatória contra os tipos de entretenimento que devem ser evitados, por serem destrutivos na vida dos jovens e adultos. Bem, ainda que bem-intencionadas, essas atitudes não resolvem duas questões: a primeira, a tendência humana de exagerar e descontrolar-se quando se encontra dando vazão a toda sorte de livre manifestação das suas emoções. Isto seria até bom, se todas estas ocasiões fossem benéficas para as pessoas. Mas não é assim, pois raiva, amor, ódio, alegria e tudo mais que extravasa do coração humano pode provocar tanto o bem como o mal.


A Palavra de Deus nos ajuda a entender que há algo que deve ocupar o nosso pensamento, para que, a partir disso, tenhamos domínio de todas as ações que voluntariamente ou emocionalmente nós acabamos externando. Eis o que o Senhor nos ensina:

Alegrem-se sempre no Senhor. Repito: alegrem-se! [...] Por fim, irmãos, quero lhes dizer só mais uma coisa. Concentrem-se em tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é correto, tudo que é puro, tudo que é amável e tudo que é admirável. Pensem no que é excelente e digno de louvor. Continuem a praticar tudo que aprenderam e receberam de mim, tudo que ouviram de mim e me viram fazer [...] (Filipenses 4:4-8,9).


Um primeiro ponto, repetido em muitos Salmos e outras passagens, é lembrar que alegria é um dom de Deus, um fruto da presença do Espírito de Deus em nossas vidas (cf. Gálatas 5:22). Não depende de circunstância humana, que é passageira e muda de um momento para outro. Completando, o apóstolo Paulo afirma que devemos nos concentrar em valores importantes, termos comportamentos adequados em qualquer diversão ou entretenimento. A lista é direta, conforme pode ler no trecho anteriormente descrito.


- Você tem em mente a necessidade de colocar seus valores acima das suas inclinações?

- Há comportamentos inadequados a evitar em seus momentos de diversão e entretenimento?


 


890 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page