top of page
  • dezagil

DIA 12 I 21 Dias de Jejum e Oração

DIA 12 // 21 Dias de Jejum e Oração


VIDA FAMILIAR

12 - Participação na Igreja


Alegrei-me quando me disseram: "Vamos à casa do Senhor" (Salmos 122:1). Este era o hino, de uma só frase, que muitos de nós cantávamos quando chegávamos para participar da Escola Dominical. Este espírito de alegria, sendo incutido desde cedo em nossos filhos, serão de grande valia para a participação deles, por toda sua existência.


O que acontece na vida de muitos cristãos, que deixaram sua fé esfriar (cf. 1 Tessalonicenses 5:19), é que sua participação nas atividades se torna um fardo, uma obrigação desprovida de alegria e satisfação. No outro extremo, quando uma pessoa se converte na vida adulta, ela até mesmo parece se tornar inconveniente, por expressar de maneira entendida como exagerada a ”alegria da sua salvação”! Pois bem, nascer de novo traz essa alegria à vida de uma pessoa.

O que pode nos dar um entendimento adequado e uma renovação permanente da nossa participação na Igreja? Antes de tudo, entendemos que isto é um mandamento de Deus – mas mesmo assim, pode tornar-se apenas uma obrigação, como outras que cumprimos na vida. Mas, temos uma boa explicação bíblica para este dever:

Apeguemo-nos firmemente, sem vacilar, à esperança que professamos, porque Deus é fiel para cumprir sua promessa. Pensemos em como motivar uns aos outros na prática do amor e das boas obras. E não deixemos de nos reunir, como fazem alguns, mas encorajemo-nos mutuamente, sobretudo agora que o dia está próximo (Hebreus 10:23-25).


Começando pelo final desses versículos, a participação na Igreja nos mantém encorajados o tempo todo, pois sempre teremos alguém nos apoiando. Isto também nos dá oportunidade de motivar outras pessoas e treinarmos um amor de fato e de verdade por outras pessoas. Seremos uma brasa no meio do fogo, incendiando outras vidas! Finalmente, por estarmos todos os dias nos aproximando da Volta de Jesus, a “esperança que professamos”, cada tarefa que cooperarmos na Igreja será testemunho e edificação para uma enormidade de vidas que vão se juntando à Igreja!


- Posso recordar o nome de pessoas e os cuidados que recebi delas, desde que comecei a participar de uma Igreja?

- O que posso, junto com minha família, retribuir na Igreja para outras pessoas que lá estão ou estão se chegando, por todo o bem que já recebi?


923 visualizações1 comentário

1 Comment


Regina Feu
Regina Feu
Jan 13, 2023

Acredito que todos nós temos que retribuir de alguma forma, tudo que recebemos de Jesus e da igreja. Esse é o meu desejo e também o que tem me incomodado a algum tempo. O que posso fazer para agradar o meu Deus e servir em minha igreja?

Like
bottom of page