• INCC

DIA 21 I 21 Dias de Jejum e Oração

DIA 21

ÁRVORES FRONDOSAS, MAS FRUTÍFERAS NAS MÃOS DO NOSSO DEUS


“Ele é como uma árvore plantada junto a correntes de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.” Salmo 1


Qual é a condição para se tornar esta árvore frondosa que dá fruto? O contexto responde: O que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores nem se assenta na roda dos escarnecedores, antes o seu prazer está na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite. Quanto a isto observamos que há duas relações entre si: para se tornar uma árvore frondosa, temos que extrair da nossa vida alguns comportamentos e nos deixarmos plantar pelo Senhor, junto às correntes de águas.

A água, na Bíblia, está sempre ligada a uma vida limpa, pura, sem nenhuma contaminação. Há alguns termos para pensarmos:

Água Viva – Jesus se apresenta como a fonte da Água da Vida. Ele disse para a mulher samaritana: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias e ele te daria água viva. Se já recebemos esta água viva, é inconcebível permanecer na condição anterior, no meio do lodo, onde a podridão do pecado contamina. (João 4).


Rios de água viva – Jesus volta a falar da água viva, desta vez, para falar que Espírito Santo produziria um rio na vida do salvo (Atos 7:37-40). Este Rio do Espírito começa a fluir, a partir do momento em que o coração está livre da contaminação do pecado. E esta é uma condição promovida pelo próprio Jesus. João, em sua primeira carta, afirma: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e purificar de toda injustiça.

Quando somos cheios do Espírito Santo, somos plantados junto às correntes de águas e nos tornamos árvores frondosas, cheias de folhas verdes e frutos, e os outros têm de reconhecer que há abundância em sua vida, aliás, sombra para si mesmos, pois só querem “sombra e água fresca”, espiritualmente falando. Alguns querem deitar à nossa sombra, aproveitar o que temos a oferecer. É justamente aí, que estamos prontos. E é para isto que o Espírito Santo vem e nos “dota”; já nos adotou através de Jesus, mas agora ele nos dota.

Como árvore frondosa, o crente pode oferecer ao mundo o descanso; sim, o pecado cansa, enfraquece e extingue o vigor. Uma árvore frondosa tem uma copa larga, e assim deve ser o cristão cheio do Espírito: deve expandir a sua influência e todos que se achegarem a ele, encontram a verdade que não exclui, que aconchega e produz salvação. Você está plantado junto às águas de Deus? Já bebeu da água viva? Está cheio do Espírito Santo? Se não, busque. Este é o plano de Deus para nós.


Pensamento: A torrente de água que o Espírito produz em nós dá vida a tudo que toca. – Helena Lopes Machado

Oração: Senhor, dá-me discernimento para saber equilibrar bênçãos e bens. Em nome de Cristo Jesus, amém!

-

Devocional extraído do livro "Bálsamo e Mel" Volume 2 do Pastor Aguiar Valvassoura.



1,467 visualizações9 comentários

Posts recentes

Ver tudo