• INCC

Dicas de Alimentação Saudável na quarentena


Por conta de tantas mudanças repentinas nesses últimos meses devido a pandemia, muitas pessoas encontram-se em estado de ansiedade. Algumas reagem a esta situação rejeitando a ingesta de alimentos, porém muitos atacam a comida em forma de compensação.


A alimentação tem relação direta com nosso corpo e nossas emoções, por isso, devemos sempre estar atentos nas escolhas alimentares que fazemos diariamente, para não adquirir patologias como obesidade, diabetes, etc.


Segue algumas dicas importantes:


1) Escolha alimentos in natura e evite os industrializados. Isso aumentará sua imunidade!

Alimentos in natura são aqueles provenientes da natureza e que não passaram por processos industriais. Então escolha com frequência por exemplo: frutas, legumes, verduras, castanhas, carnes em geral, ovos, iogurte natural, aveia, etc. (são ricos em zinco, selênio, magnésio, vit. A, Vit. C, Complexo B e probióticos).


2) Você não precisa ter uma alimentação totalmente restrita dos alimentos que você gosta, porém, é necessário dosar a quantidade e frequência que você consome qualquer tipo de alimento. Por exemplo: se você é uma pessoa apaixonada por chocolate: a dica é não devorar uma barra grande de uma vez só. Ao invés disso, divida esta barra em quadrados bem menores e consuma em dias alternados. Dessa forma, você suprirá o desejo de comer doce mas sem exageros.


3) Organize os horários das refeições e evite beliscos perto das mesmas. Isso evitará que você troque uma alimentação saudável por petiscos muitas vezes gordurosos ou açucarados.


4) Aproveite esses dias que a família está reunida e chame seus filhos para ajudar a preparar as refeições ou lanches, pois é um grande incentivo para eles passarem a ter novos hábitos alimentares saudáveis.

Daniela Malta (Nutricionista)


Receitas de lanches saudáveis:



Pipoca sem óleo (na panela de pressão)


Ingredientes:

  • 1/2 xícara de milho de pipoca

  • Sal a gosto


Modo de Preparo:


  1. Leve a panela de pressão ao fogo médio por 1 minuto (o tempo faz toda a diferença).

  2. Coloque os grãos e comece a mexer bem até que os milhos comecem a estourara.

  3. Tampe a panela sem a borracha, para não pegar pressão.

  4. Deixe estourar em fogo baixo.

  5. Agora é só servir!

DICA: Você pode adicionar o sal antes ou depois da pipoca estar pronta.


Biscoito de aveia com chocolate

Ingredientes:


  • 1 xícara de aveia

  • 1 xícara de farinha integral

  • ½ xícara açúcar mascavo

  • ½ xícara de óleo de canola

  • 1 colher de chá de fermento em pó

  • 2 ovos

  • lascas de chocolate meio amargo.

Modo de Preparo:


  1. Em uma tigela misture os ingredientes secos, em seguida adicione os líquidos e misture até que a massa comece a soltar do recipiente, isso indica que a massa está no ponto.

  2. Acrescente as lascas de chocolate.

  3. Separe porções dessa massa para o biscoito. Pegue uma assadeira de silicone ou uma comum untada com óleo de coco e farinha integral e disponha os biscoitos lado a lado, deixando um espaço para que eles cresçam.

  4. Leve ao forno médio pré-aquecido para assar por 30 minutos ou até dourar.

  5. Espere amornar e sirva. Você pode guardar os biscoitos em uma compota fechada por uma semana.

0 visualização
logo incc preto.png
Igreja do Nazareno Central de Campinas