top of page
  • ti3452

EBD I Estudo 11: Jesus, Os Discípulos e as Crianças

O menino crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. (Lucas 2.40 - NVI) Iniciemos nossa reflexão a partir do mistério da encarnação. A humanidade de Jesus nos permite dizer que ele era um menino sem auréola. Auréolas são adereços de meninos opacos – sem alma e sem coração – meninos aureolados (das ilustrações eclesiásticas) são enfeites de tinta sobre o papel.


Os meninos de verdade sobem em árvores, correm pelos campos, visitam montanhas e têm brilho nos olhos. Jesus, deveras por ser um menino, conhecia, por ele mesmo, o que é ser criança. Criança é habitada por sonhos eternos. Ser criança significa olhar no espelho e ver os contornos da vida com curiosidade, inventividade, naturalidade, simplicidade, autenticidade e humildade natural.


O Mestre ensinou aos discípulos uma lição inesquecível: ser como uma criança e receber o Reino de Deus, sem espírito ambicioso, o que é próprio das crianças. Este duplo aspecto ressaltaremos neste conteúdo.


Os discípulos, naquela etapa do apostolado, eram homens embrutecidos. Como um objeto pintado várias vezes no decorrer dos anos, estavam cobertos por muitas camadas de tinta e precisavam de uma espécie de raspagem, para retornar à cor original. O propósito do Artífice é recuperar a beleza e a semelhança dos filhos de Deus.


Veja a aula completa...

BAIXE O PDF DA AULA 11

Quando os discípulos começaram a discutir entre si qual deles era o maior, Jesus:

assentando-se, chamou os Doze (…) e, tomando uma criança, colocou a no meio deles. Pegando-a nos braços, disse-lhes: Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, não está apenas me recebendo, mas também àquele que me enviou”. (Marcos 9.34-37).

Reflexão 011 - Jesus, o artífice do novo
.
Download • 721KB





confira o conteúdo em podcast:


Classe De Exposição Bíblica

Nossa proposta de ensino é a “exposição bíblica”. O significado desta modalidade é bem simples: estudar a Bíblia Sagrada respeitando a estrutura natural, a mensagem central e a vontade do Espírito Santo expressa em cada livro que a compõe.


A exposição bíblica está representada na frase “toda a vontade de Deus” (Atos 20.27, NVI). Conhecer e praticar a Palavra de Deus deve ser o alvo de todo discípulo de Cristo e este é o propósito da leitura, meditação e estudo da Palavra em toda a sua extensão.


Conheça nosso Professor Pr. Luciano Duarte


Ministro cristão por 41 anos. Formação acadêmica em Teologia: Seminário e Instituto Bíblico da Igreja do Nazareno (SIBIN) e em Ciências Sociais: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Carreira: ministério pastoral, docência teológica e superintendência distrital.

É membro da Igreja do Nazareno por de 47 anos.






venha para a EBD ONLINE

INCC & EXTENSÕES

todos os domingos às 09h00


Veja aqui, todos os links para a reunião no zoom, das

CLASSES DE EBD ONLINE:

61 visualizações0 comentário
bottom of page