• INCC

EBD I Estudo 12: Jesus, Os Discípulos e as Crianças


O MESTRE CINGIDO COM AVENTAL


E, sendo encontrado em forma humana, HUMILHOU-SE A SI MESMO... (FL 2.8 – NVI)       Quando foi que Deus esteve mais próximo do ser humano? Pensemos na possibilidade de ter sido quando seu Filho esteve lavando os pés dos discípulos, inclusive os pés de Judas Iscariotes. Uma síntese da primeira parte do capítulo 13 do evangelho de João salienta uma verdade: a condescendência de Deus é igual à sua majestade.

O lavapés revela que o Mestre é Senhor e Servo, na mesma proporção.


Um Deus, cuja majestade o mantém distante dos pecadores, não pode, definitivamente, perdoar suas ofensas.


O “cenaculum” era um compartimento amplo localizado no piso superior das casas, no tempo de Jesus. Poucas residências possuíam um “aposento alto”. É bem provável que esta casa pertencesse à família de Marcos, o evangelista; as evidências internas da narrativa favorecem a hipótese. Naquele salão, Jesus comeu sua última Páscoa com os discípulos, ocasião em que estes, literalmente, descalçaram suas sandálias, porque o lugar era “terra santa”. Na noite em que foi traído, o Mestre reuniu seus discípulos para uma lição comovente e memorável: o lava-pés era um desafio ao quebrantamento e ao serviço; a santa Ceia convidava para a santa comunhão e nova aliança em seu sangue.


Veja a aula completa...

BAIXE O PDF DA AULA 11



Reflexão 012 - Jesus, o artífice do novo
.
Download • 698KB










confira o conteúdo em podcast:

Clique aqui


Classe De Exposição Bíblica

Nossa proposta de ensino é a “exposição bíblica”. O significado desta modalidade é bem simples: estudar a Bíblia Sagrada respeitando a estrutura natural, a mensagem central e a vontade do Espírito Santo expressa em cada livro que a compõe.


A exposição bíblica está representada na frase “toda a vontade de Deus” (Atos 20.27, NVI). Conhecer e praticar a Palavra de Deus deve ser o alvo de todo discípulo de Cristo e este é o propósito da leitura, meditação e estudo da Palavra em toda a sua extensão.


Conheça nosso Professor Pr. Luciano Duarte


Ministro cristão por 41 anos. Formação acadêmica em Teologia: Seminário e Instituto Bíblico da Igreja do Nazareno (SIBIN) e em Ciências Sociais: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Carreira: ministério pastoral, docência teológica e superintendência distrital.

É membro da Igreja do Nazareno por de 47 anos.





venha para a EBD ONLINE

INCC & EXTENSÕES

todos os domingos às 09h00

Veja aqui, todos os links para a reunião no zoom, das

CLASSES DE EBD ONLINE:

https://www.nazareno.com.br/post/ebd-on-line-conectados-na-palavra-1

21 visualizações0 comentário