LEITURAS: MATEUS 16.13-20 / LUCAS 9.18-21
Depois de muitos anos de leituras e pesquisas acadêmicas, no campo bíblico-teológico, não encontrei uma explicação melhor para Mateus 16.13- 20 do que a que foi redigida pelo Prof. Dr. Waldyr Carvalho Luz (1917- 2013), reverenciado professor do Centro de Estudos de Línguas (CEL) da UNICAMP e do Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, SP.
Compartilho alguns segmentos deste artigo com os irmãos, empregando uma linguagem menos erudita e o faço com todo o respeito ao autor. Havendo interesse em ler o artigo na íntegra, acesse o link indicado1.
Aproximava-se o fim do ministério terreno de Jesus. O Mestre antevia o iminente desfecho que o aguardava. Sua meta era preparar os desavisados apóstolos e conscientizá-los, quanto à real concepção de sua pessoa divino-humana, e, também, quanto à missão que se lhes reservava. Retirou-se Jesus para as bandas da Palestina, à região da cidade de Cesareia de Filipe. Perguntou-lhes quem dizia o povo ser ele? Ouve variadas concepções e, então, interroga-os: “Mas vós, quem me dizeis ser?”
1 Disponível em: http://www.monergismo.com/textos/comentarios/pedro_pedra_waldyr.htm
O expressivo Pedro declara: “Tu és o Messias (Cristo, literalmente, Ungido), o Filho do Deus vivo”. Os apóstolos tinham a plena e exata convicção de sua pessoa divino-humana, de sua identidade messiânica, da realidade do reino de Deus, da verdade do Evangelho comunicado, da esperança realizada do Israel espiritual, e Pedro expressava o secreto sentir de todo o grupo apostólico.
Então Jesus declara: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e os portais do Hades não prevalecerão sobre ela”, uma tríade de cláusulas conexas, fundamental no reconhecimento da supremacia de Jesus, base e fundamento da fé, indispensável, e do real discipulado cristão. (Leia o estudo completo... baixe o PDF)
confira o conteúdo em podcast:
Classe De Exposição Bíblica
Nossa proposta de ensino é a “exposição bíblica”. O significado desta modalidade é bem simples: estudar a Bíblia Sagrada respeitando a estrutura natural, a mensagem central e a vontade do Espírito Santo expressa em cada livro que a compõe.
A exposição bíblica está representada na frase “toda a vontade de Deus” (Atos 20.27, NVI). Conhecer e praticar a Palavra de Deus deve ser o alvo de todo discípulo de Cristo e este é o propósito da leitura, meditação e estudo da Palavra em toda a sua extensão.
Conheça nosso Professor Pr. Luciano Duarte
Ministro cristão por 41 anos. Formação acadêmica em Teologia: Seminário e Instituto Bíblico da Igreja do Nazareno (SIBIN) e em Ciências Sociais: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Carreira: ministério pastoral, docência teológica e superintendência distrital.
É membro da Igreja do Nazareno por de 47 anos.
venha para a EBD ONLINE
INCC & EXTENSÕES
todos os domingos às 09h00
Comments