• INCC

EBD Online: Classe de Missões cresce durante a quarentena

Conectados com a Missão de Deus!!

Mesmo em tempo de pandemia e tantas dificuldades para dar continuidade aos trabalhos da igreja, a Escola Bíblica Dominical conta com a graça de Deus para caminhar e cumprir a missão de Deus.

As aulas não pararam desde que a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia de Covid-19, no dia 11 de março. As aulas continuaram por meio de aplicativo. A professora da classe da EBD de Missões, Selma Vieira, diz que há tempos a classe já tinha um grupo virtual e os próprios alunos escolheram continuar a aula nesse ambiente durante o distanciamento social.


“No início, imaginando que seria por pouco tempo, achei que seria uma boa solução. Com o prolongar disso e a impossibilidade de voltarmos aos encontros presenciais, propus há algumas semanas, a escolha de outro ambiente virtual, imaginando que eles pudessem desejar trocar; mas novamente, decidiram permanecer e, realmente, apesar de inusitado, tem sido um tempo maravilhoso!”, afirma Selma Vieira.

No total, o grupo possui 60 pessoas e os encontros acontecem todos os domingos das 9h até 10h da manhã. “É possível contar com um bom número desses, interagindo, perguntando, apresentando citações de referências bíblicas, entre outros”, diz Selma. Apesar da pandemia, a sala cresceu e recebeu mais 9 alunos que participam efetivamente das aulas. Alguns deles, inclusive, são de outras denominações.

A sala conta com um diferencial. Por meio do aplicativo, a comunicação é feita de forma escrita ou gravada em áudio e todo o conteúdo pode ser acessado mesmo após a aula. Temos utilizado apresentação de Power Point, áudios, vídeos e o debate se dá de forma muito especial, inspirada e inspiradora! Todos os domingos há intercessão missionária. É maravilhoso o que o Senhor tem nos permitido viver juntos!

Nesse momento, estamos trabalhando com o livreto “Vocacionandos” de um missionário experiente, pastor e antropólogo, Ronaldo Lidório. Este livreto foi disponibilizado aos alunos em PDF para leitura prévia às aulas e também em "livro físico", adquirido pela INCC antes da pandemia.



Uma sala dedicada a missões sejam elas feitas no Brasil ou fora do país. "A Classe de Missões é uma bênção renovada cada domingo! Graças a Deus, ela continuou ativa! Temos sido encorajados a, mais e mais, nos envolvermos com a Missão de Deus, mobilizando, apoiando em intercessão e sustento financeiro, e indo dentro do direcionamento do Senhor da seara.”, afirma Gitta.







Frequento a sala de EBD Missões há 04 anos e são muito enriquecedores os ensinamentos e testemunhos da sala. Mesmo em meio à pandemia não deixamos de frequentar e aprender. Nessa sala aprendemos sobre a vida de muitos missionários que estão no campo e vem testemunhar na sala. Participamos de eventos missionários (visitas a leprosário, asilos, noite de caldos) em prol de missões. Procuramos conscientizar a igreja (membros) da necessidade de missões e o quanto isso está no coração de Deus,” diz a aluna Angela.





"Em meio a uma multidão de irmãos, a EBD de missões é um lugar onde consigo me sentir parte do corpo de Cristo. A Central é uma bênção na minha vida, mas devido ao seu tamanho agigantado rsrs, por algumas vezes, me sentia só. Mas tanto a EBD de Missões quanto o GC que participo me proporcionam os sentimentos de pertencimento, de unidade e de família! Durante esse período de isolamento poder me encontrar, ainda que virtualmente, com

os irmãos tem acalentado minha alma e me ajudado a crescer em fé.", diz Márcia.







Informações sobre o curso

Alguns dos objetivos principais do curso são:

  • Trabalhar os 4 pilares nazarenos relacionados a missões: Ensinar; Discipular; Interceder e Ofertar.

  • Fornecer ao aluno os princípios e informações necessárias para a construção de uma perspectiva cristã coerente e sólida a respeito do mais eficaz mecanismo de alcance dos povos para o Reino de Deus: Missões.

  • Ampliar a visão missionária da Igreja sobre a realidade missionária atual.

  • Acreditando em uma perspectiva sócio interacionista do ensino-aprendizagem, a participação efetiva dos alunos se dá em todos os processos, desde o levantamento de temas e textos pertinentes ao nosso estudo, inclusive nas sugestões e nossas possibilidade procuramos, permanentemente, reelaborar o Currículo e enriquecer as próprias aulas para que o pensamento missiológico possa cada vez melhor responder aos desafios do mundo e às experiências da caminhada.

Dentre os temas estudados no último ano e alguns já elencados para os próximos meses, estão:

Quem quiser participar dessa sala missionária, basta entrar em contato com a professora Selma.

Slides das Aulas da EBD de Missões



Conheça o trabalho da Igreja do Nazareno em Macapá


Breve histórico da Classe de missões

A classe começou em 2003 com as professoras Maristela e Raquel, quando o pastor Aguiar criou o Conselho Missionário da MNI (Missões Nazarenas Internacionais), e surgiu como uma das primeiras ações práticas, na época sob a supervisão do pastor André Ribeiro.

A classe nasceu com o propósito de informar e tornar a Igreja mais cônscia desta tarefa de todo cristão. Com um programa trimestral, no início, apresentava base bíblica de missões, informações e pedidos de oração dos missionários da Central no campo, prática de trabalho evangelístico e desafio às ofertas missionárias denominacionais.

A classe seguiu com várias turmas, mas sempre tendo um grupo fixo de participantes. Tornou-se um ponto de chegada e partida de missionários, porque muitas vezes, considerando o tamanho da igreja, lá se sentiam mais próximos da igreja.

Quando a turma começou a ter o grupo fixo maior que os novos participantes, considerando que o programa era o mesmo, embora nunca igual, e depois de vários anos a classe foi interrompida por um período. Mas, alguns irmãos solicitaram que fosse reaberta. O pastor Larry (Lawrence Swenson), que era um dos convidados frequentes da classe, retomou a classe com o conteúdo que usava na preparação de grupos em projetos evangelísticos que fazia.

E, depois que Larry voltou aos EUA, os professores Alex Souto, Gitta Mendes e Raquel R. Perroni reassumiram a classe. A classe renovou forças quando Pr. Mika (Fábio Freitas) era presidente da MNI, neste período a JNI (Juventude Nazarena Internacional) se envolveu mais diretamente com a classe que estava sob a responsabilidade do Pr. Márcio Batista, enquanto ele esteve no Brasil se preparando para retornar ao campo como missionário voluntário da denominação. Após a saída de Márcio a classe esteve sob os cuidados de Estevão Marchetti. E desde abril de 2019 é conduzida por Selma Vieira, que tem implementado novas estratégias nestes dias de pandemia.

95 visualizações
logo incc preto.png
Igreja do Nazareno Central de Campinas