• INCC

GC 20: A Oração de Portas Fechadas


VERSÍCULOS CHAVE:

“Ensino a respeito da oração.


5 — E, quando orarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos pelos outros. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua recompensa.


6 Mas, ao orar, entre no seu quarto e, fechada a porta, ore ao seu Pai, que está em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa.

7 E, orando, não usem vãs repetições, como os gentios; porque eles pensam que por muito falar serão ouvidos. 8Não sejam, portanto, como eles; porque o Pai de vocês sabe o que vocês precisam, antes mesmo de lhe pedirem.” Mateus 6:5-8

Versão Nova Almeida Atualizada (NAA)

A realidade de hoje mostra que uma pandemia pode mudar completamente a vida de qualquer pessoa. Ao verificar as pandemias na história, percebe-se como foi difícil para as pessoas viverem, pois havia um inimigo invisível atuando na população mundial e não tinham qualquer vacina ou remédio.


Veja o site: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/03/conheca-5-maiores-pandemias-da-historia.html


Portas fechadas ou abertas, sempre é tempo de orar.


Nesse texto bíblico, Jesus está ensinando sobre oração. O que é oração? Oração é falar com Deus, demonstrando os seus sentimentos ou pedidos por alguém.

“É a criatura se submetendo ao criador, o discípulo falando com o Mestre. Ele sabe, Ele se importa, Ele é o seu chamado Aba (significa pai ou paizinho) e o seu Pai.” John Stott.

Normalmente, a oração é para contar ao Senhor os seus sentimentos ou pecados, ou ainda situações que são muito difíceis. Alguns também oram ao Senhor quando precisam de direção clara para que a vontade do Senhor seja feita.


Pensamentos:

1. Quando orar. A oração é uma necessidade no relacionamento com Deus. É impossível ter um relacionamento com Deus sem oração. O apóstolo Paulo em I Tessalonicenses 5:17 diz que se deve orar sem cessar. É preciso orar em todo o tempo, em qualquer situação, em qualquer ocasião, independente do que está acontecendo à volta. É necessário orar! Mesmo que outros estejam vendo, não é para se preocupar com o que vão falar. Quando, a conhecida “mulher pecadora”, chegou para adorar ao Senhor lavando os pés de Jesus, ela não se importou. Ela simplesmente se ajoelhou aos pés de Jesus e se humilhou diante de todos. Ela não teve medo e nem qualquer preocupação com o que os outros iriam falar.


Lucas 7:36-38: “ 6Um dos fariseus convidou Jesus para que fosse jantar com ele. Jesus, entrando na casa do fariseu, tomou lugar à mesa. 37E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava jantando na casa do fariseu, foi até lá com um frasco feito de alabastro cheio de perfume. 38E, estando por detrás, aos pés de Jesus, chorando, molhava-os com as suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos. Ela beijava os pés de Jesus e os ungia com o perfume.”


2. Não ser como os hipócritas (alguém que pretende ser o que não é, ou pretende ser em alguém que não é. Dicionário online: “Quem demonstra uma opinião que não possui ou dissimula qualidades que não têm; fingido. Pessoa que finge sentir o que não sente; falso. Esconde seus reais sentimentos, intenções, opiniões”). O pensamento de Jesus é o mesmo de alguém que dá dinheiro aos pobres, como em Mateus 6:2-4 “ 2 — Quando, pois, você der esmola, não fique tocando trombeta nas sinagogas e nas ruas, como fazem os hipócritas, para serem elogiados pelos outros. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua recompensa. 3Mas, ao dar esmola, que a sua mão esquerda ignore o que a mão direita está fazendo, 4para que a sua esmola fique em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa.”

É não ter aparência de hipocrisia. Os hipócritas gostam de ficar em pé, com um alta voz, para ser visto por todos.