top of page
  • ti3452

GC Estudo 3: "... Ele batizará com o Espírito Santo e com Fogo."

Mateus 3:1-17; 4:1-25


VERSÍCULO CHAVE:

“Eu batizo vocês com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de carregar as sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.” Mateus 3:11


O ministério de João Batista é marcado por uma mensagem de arrependimento e de que o Reino dos Céus está próximo. A expressão Reino dos Céus é usada 32 vezes em Mateus e quer dizer o mesmo que Reino de Deus e se refere ao ato de Deus governar. E João Batista está dizendo que estava chegando o Reino, e o seu cumprimento aconteceu com a vinda de Jesus.


Outra expressão que João Batista usava, era baseada em Isaías 40:3, em que o povo de Israel deveria preparar o caminho do Senhor e endireitar os seus caminhos, e o arrependimento é como a construção de uma estrada reta. No livro de 2 Coríntios 7:9-10 diz a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação. Quando alguém se arrepende, a pessoa é salva e passa então a ter um caminho novo diante de Deus.


É importante notar, a simplicidade e a sinceridade de João Batista, ele usava roupas feitas de camelo, cinto de couro e comia gafanhotos e mel silvestre. A sua mensagem levou muitos a conhecerem o Senhor e se entregar a Ele. As pessoas vinham de Jerusalém, da Judeia, se arrependiam e confessavam os seus pecados e já eram imediatamente batizadas por João Batista. O grande problema é que no meio dos sinceros, vinham também os fariseus e saduceus para batizar, então ele os repreende dizendo que deveriam produzir frutos dignos de arrependimento. Não era apenas por fora, mas toda árvore que não produz bons frutos é cortada. Esta é uma conversão completa e total ao Senhor Jesus e não apenas de boca ou aparência.

João Batista diz que não era digno nem de carregar as suas sandálias. Jesus tem todo o poder de batizar com o Espírito Santo e com fogo e que Ele iria limpar os seus, mas também queimar a palha no fogo que não se apaga. Ele vai purificar.


Jesus foi batizado por João, que não queria inicialmente, mas aceitou, pois, Jesus disse que deveria ser assim para cumprir toda a justiça. Era o cumprimento da Palavra de Deus. Ao ser batizado, algo extraordinário acontece que é a vinda do Espírito Santo sobre Jesus que desce como pomba e uma voz do céu que diz que Ele é filho amado que o Senhor se agrada, ou seja, que Ele tem prazer.



No capítulo 4, acontece a tentação de Jesus pelo diabo. O Espírito Santo, após o batismo, conduz Jesus ao deserto para ser tentado. Interessante notar que Jesus estava agora por 40 dias e 40 noites jejuando e sem comer; por isso teve fome. Isso mostra a humanidade de Jesus. Um Deus que se esvaziou, assumiu a forma humana e passa a sentir o que a humanidade sente.


Áreas que Jesus foi tentado:


1. A primeira área que o diabo tenta Jesus é na necessidade básica, ou seja, no alimento. Estar sem comer por tanto tempo, leva a pessoa a fraquezas e também a comer qualquer coisa. O tentador coloca em dúvida a divindade de Deus (“Se você é o Filho de Deus...”). Jesus como Filho de Deus tem todo o poder e autoridade e pode fazer qualquer coisa, mas ele rebate o tentador dizendo que o homem não vive só de pão, mas da palavra que procede da boca de Deus.

2. A segunda área que o diabo tenta Jesus é na da confiança, pois ele Jesus coloca Jesus no pináculo do templo (o diabo aparenta estar no comando, mas quem conduz é o Espírito Santo) e diz que (“Se você é o Filho de Deus...”) deveria se lançar do pináculo, a uma altura de cerca de 30 metros, o que poderia causar morte ou lesões graves. O tentador diz isso para que os anjos possam sustenta-lo nas suas mãos, usando parte do Salmos 91. Então Jesus diz que não deveria colocar à prova o Senhor Deus, pois Ele não pode ter glória ou fama própria.

3. A terceira área que o diabo tenta Jesus é na área da vaidade ou o ego. A palavra vaidade segundo o dicionário significa “a preocupação excessiva em suas próprias habilidades ou atratividade para os outros.” Jesus o repreende dizendo que só Deus merece a glória e só ele deve ser cultuado.



Ao se retirar o diabo, vieram anjos e serviram a Jesus.


Depois desse episódio, Jesus se retira para a Galileia e vai morar em Cafarnaum que fica à beira-mar e Jesus começa a pregar a mesma mensagem de João Batista que deveriam se arrepender porque o Reino dos céus está próximo.

Ao caminhar próximo do mar da Galileia, Ele vê dois irmãos Simão e André que estavam pescando e diz para eles o seguirem que eles então seriam pescadores de homens. Eles obedecem e imediatamente deixam as redes para O seguir.


Um pouco mais adiante, Jesus vê outros dois irmãos Tiago e João consertando redes e os chama também. Eles então deixando o barco o seguiram. É maravilhoso o olhar de Jesus para com os que estão trabalhando e servindo. Ele chama para seguir, pois é Ele mesmo quem vai sustentar.


Jesus continuou o seu trajeto na Galileia, ensinando nas Sinagogas, pregando, curando e a Sua fama correu por toda a parte ao ponto de todos serem trazidos e todos serem curados. Grandes multidões seguiam a Jesus pois queriam ver os milagres que Ele fazia.


O ministério de Jesus foi muito intenso. Ele foi batizado, jejuou por 40 dias e 40 noites e foi tentado, pregou a mesma mensagem que João Batista (arrependimento e proximidade do Reino dos Céus), chamou discípulos para o seguirem, ensinou nas Sinagogas, pregou o Evangelho do Reino, curou toda sorte de doenças e enfermidades.






Veja o Estudo completo em PDF

+ Vídeo Aula

Estudo_3_-_As_bem_aventuranças_-_A_essÃ
.
Download • 444KB





NOSSO CONVITE Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!


Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!




 

Europa, Estados Unidos & Canadá, e agora, África! Grupos de Comunhão Internacionais


"... sem barreiras para a comunhão"



Veja o Estudos dessa semana, baixe o pdf: GC Europa

20201105_Grupo de Comunhao Internacional
.
Download • 1.39MB

Você não foi enviado para este país por acaso, Deus quer te usar para juntos fazermos discípulos de todas as nações!


Outras informações sobre os GCs Internacionais entre em contato:


  • Pr. Cleber Soares

  • Whats: +55 (019)981510850

  • E-mail: cleberfsoares@gmail.com




1.403 visualizações0 comentário
bottom of page