top of page
Igreja do Nazareno Central de Campinas

GC I Ajude aos Próximo

  • Foto do escritor: BOLETIM INCC
    BOLETIM INCC
  • 26 de out. de 2021
  • 6 min de leitura

13. Tema: AJUDE O PRÓXIMO

PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO

ree

Lucas 10:25-37 -VERSÃO - Nova Almeida Atualizada (NAA)


"25E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o objetivo de pôr Jesus à prova e lhe perguntou: — Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 26Então Jesus lhe perguntou: — O que está escrito na Lei? Como você a entende? 27A isto ele respondeu: — “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, com todas as suas forças e todo o seu entendimento.” E: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.” 28Então Jesus lhe disse: — Você respondeu corretamente. Faça isto e você viverá. 29Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: — Quem é o meu próximo? 30Jesus prosseguiu, dizendo: — Um homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de alguns ladrões. Estes, depois de lhe tirar a roupa e lhe causar muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto. 31Por casualidade, um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho e, vendo aquele homem, passou de largo. 32De igual modo, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, passou de largo. 33Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou perto do homem e, vendo-o, compadeceu-se dele. 34E, aproximando-se, fez curativos nos ferimentos dele, aplicando-lhes óleo e vinho. Depois, colocou aquele homem sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. 35No dia seguinte, separou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: “Cuide deste homem. E, se você gastar algo a mais, farei o reembolso quando eu voltar.”

36Então Jesus perguntou: — Qual destes três lhe parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos ladrões? 37O intérprete da Lei respondeu: — O que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: — Vá e faça o mesmo.”



Pensamentos da Parábola do bom samaritano


Nessa parábola Jesus está ensinando sobre religiosidade, cultura e amor ao próximo.


A parábola começa dizendo que um intérprete da lei queria provar Jesus.

Os intérpretes da lei eram chamados de escribas e legisladores e eles eram especialistas na interpretação da lei de Moisés e na sua maioria eram fariseus e tinham também em menor número os saduceus.

ree

Os fariseus eram conhecidos pela observância rígida, não apenas da Lei escrita, mas da tradição oral. Eles também enfatizavam com rigor a importância de guardar o sábado.

Os saduceus eram membros de uma seita judaica oposta aos fariseus, favorável ao helenismo (domínio da cultura grega) e cujos membros pertenciam em geral à classe rica. Eles não aceitavam a tradição oral.


Os intérpretes da lei não se ocupavam com os estudos seculares, mas sim com a Lei judaica (5 primeiros livros do Antigo Testamento).


Nesse momento, o homem estava com intenções de testar Jesus para ver se conseguia desmascarar os seus ensinos e começa perguntando o que ele deveria fazer para herdar a vida eterna. Jesus é tão maravilhoso que responde com outra pergunta, pois Jesus vê a intenção do coração. A outra pergunta era qual a visão que o intérprete da lei tinha sobre o assunto que ele estava perguntando, baseado na lei.

ree

O intérprete da lei então responde muito bem e resumidamente o texto áureo de Deuteronômio 6:5 “5Portanto, ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força.” e Levítico 19:18 “...ame o seu próximo como você ama a si mesmo. Eu sou o Senhor.”


O texto bíblico fala de amar a Deus com todas as forças. O amor ao Senhor é extraordinário, mas não é possível amar a Deus que não se vê e odiar o próximo que se vê. O próprio apóstolo João, no livro de I João 3-4 diz que devemos amar o nosso próximo. Se alguém amar a Deus e odiar a seu irmão está mentindo.

I João 4:19-21 “19Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 20Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odiar o seu irmão, esse é mentiroso. Pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 21E o mandamento que dele temos é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.”


Quem é o próximo então para que todos possam amar? O próximo é a pessoa que vive por perto. Pode ser alguém da família ou familiares, alguém do trabalho, dos relacionamentos e até mesmo inimigos.


Jesus então conclui para aquele homem que ele deveria amar para poder viver e receber a vida eterna. É importante notar que Jesus não disse que era necessário fazer obras ou mesmo guardar a lei para ter a vida eterna, mas sim amar o próximo.


O intérprete da lei então para se justificar, precisou de uma resposta de Jesus sobre quem seria o próximo dele, pois para eles só a nação de Israel que importava. Jesus responde com a ilustração do samaritano que as bíblias dão o título de “O bom samaritano”. Na ilustração aparecem 4 personagens: o homem que caiu nas mãos de alguns ladrões, o sacerdote, o levita e o samaritano.

ree

O caminho entre Jerusalém e Jericó é de 29km e é cercado por montanhas e pelo deserto o que facilitava o ataque de ladrões.


O homem citado na Bíblia, provavelmente era um israelita que foi alvo de ladrões e o texto nos diz que eles tiraram a sua roupa, causaram ferimentos e o deixaram quase morto. O primeiro que passou foi um sacerdote, que ficou de longe e fez que não viu, um religioso que vivia no templo, mas não foi capaz de olhar para o próximo com compaixão. Eles tinham que ter muito cuidado com a lei, pois se ele tocasse no homem e ele estivesse morto, teria de fazer um ritual de purificação, conforme a lei ensinava. Ele teria as suas justificativas, mas o que é importante notar é que não se preocupou com aquele homem.


Levítico 21:1 “1O Senhor disse a Moisés: — Fale aos sacerdotes, os filhos de Arão, e diga-lhes: O sacerdote não se contaminará por causa de um morto entre o seu povo, 2a não ser que se trate de um parente mais chegado: a mãe, o pai, um filho, uma filha, um irmão.”

O segundo que passou foi um levita, que era da tribo de Levi e escolhido por Deus para cuidar do templo e conduzir a adoração. Era esperado que ele se interessasse pelo homem que estava em necessidade. Ele também teve as suas justificativas e deixou o homem ali como estava e passou longe.


O terceiro que passou foi o samaritano. Como se sabe, há uma disputa histórica entre os samaritanos e os judeus. Os judeus não aceitam os samaritanos por eles terem se misturado com os gentios. Os samaritanos tinham sido discriminados pelos judeus. A última pessoa que eles pensariam: um samaritano ajudando um judeu.

ree

O samaritano teve compaixão, teve amor pelo próximo que talvez não conhecesse ou soubesse se era judeu ou não. A atitude é o que faz toda a diferença na vida de alguém. Aquele homem pára diante daquele que estava quase morto e faz curativos colocando óleo e vinho. O óleo era para aliviar a dor e o vinho para limpar as feridas. Ele o coloca no seu próprio animal, pois não podia nem andar devido aos ferimentos e o levou para uma pousada e tratou dele. No dia seguinte, ele deu dois denários (o equivalente ao salário de dois dias), e poderia servir para um bom tempo na hospedaria até o homem poder estar curado e se tivesse mais alguma despesa, quando ele voltasse iria reembolsar o quanto fosse necessário.


Agora Jesus pergunta ao intérprete da lei, dos três quem foi o mais próximo? E ele responde aquele que teve misericórdia, aquele que se compadeceu do sofrimento humano e não fechou os olhos para a dor.


Jesus então conclui dizendo para ele ir e fazer o mesmo, ou seja, que pudesse ter misericórdia e amor para com o próximo também.



ree

Perguntas para pensar:


• O que Jesus está ensinando nessa parábola?

• Por que os judeus e samaritanos não se davam?

• Por que é tão importante amar o próximo?

• Quais seriam as justificativas do sacerdote e do levita em não ajudar?

• Qual a atitude do samaritano que mudou a vida daquele homem quase morto?





Versículos para memorizar


“19Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 20Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odiar o seu irmão, esse é mentiroso. Pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 21E o mandamento que dele temos é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.” I João 4:19-21


VERSÃO - Nova Almeida Atualizada (NAA)




ree

NOSSO CONVITE Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!


Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!


LINK DE INSCRIÇÃO: https://bit.ly/inccgc



Europa, Estados Unidos & Canadá, e agora, África! Grupos de Comunhão Internacionais


"... sem barreiras para a comunhão"


ree


Você não foi enviado para este país por acaso, Deus quer te usar para juntos fazermos discípulos de todas as nações!




Outras informações sobre os GCs Internacionais entre em contato:

  • Pr. Cleber Soares

  • Whats: +55 (019)981510850

  • E-mail: cleberfsoares@gmail.com

Contatos:


Mobilizador Projeto GC INCC & Extensões: Pr. Flavio Barbosa / Whats: +55 19 99846-2010

Secretarios: Marcelo / Whats: +55 19 99613-1626 e Pr. Antônio / Whats: +55 19 98160-0148

GCs Internacionais: Pr. Cleber Soares / Whats: +55 (019)981510850 /


Lideres de GC INCC & Extensões:

GC Central: Pr. Flavio Barbosa / Whats: +55 19 99846-2010

GC Comunidade da Esperança: Pr. Diego / Whats: +55 19 99880-4920

GC Cidade Universitária: Pr. Roberto / Whats: +55 19 98823-1757

CG Swiss Park: Pr. Wlamir / Whats: +55 19 98423-4071

 
 
 

Comentários


  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page