• INCC

GC I Dê a sua vez para o outro!


PARÁBOLA DA FESTA DE CASAMENTO


Lucas 14:7-11 -VERSÃO - Nova Almeida Atualizada (NAA)


“7Reparando como os convidados escolhiam os primeiros lugares, Jesus contou-lhes uma parábola: 8 — Quando alguém convidá-lo para um casamento, não sente no lugar de honra, pois pode haver um convidado mais importante do que você. 9Então aquele que convidou os dois dirá a você: “Dê o lugar a este aqui.” Então você irá, envergonhado, ocupar o último lugar. 10Pelo contrário, quando alguém convidá-lo, vá sentar no último lugar, para que, quando vier aquele que o convidou, diga a você: “Amigo, venha sentar num lugar melhor.” Isso será uma honra para você diante de todos os demais convidados. 11Porque todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado.”


Algo muito comum no ministério de Jesus, relatado nos Evangelhos, é a sua observação. Ele sempre estava atento e sempre preocupado com todos.


No começo do texto, percebe-se que Jesus teve um olhar para aqueles que queriam sentar-se nas primeiras posições, ter os primeiros lugares, ser o primeiro e o texto leva à conclusão de que eles eram arrogantes, pois essa parábola trata da humildade.

O que significa uma pessoa arrogante? Segundo o dicionário, arrogância é “qualidade ou caráter de quem, por suposta superioridade moral, social, intelectual ou de comportamento, assume atitude prepotente ou de desprezo com relação aos outros; orgulho ostensivo, altivez.”


Por outro lado, alguém humilde, segundo o dicionário é alguém que “não é vaidoso, tem ou manifesta a virtude de conhecer suas próprias limitações; modesto, que expressa ou reflete atitude de respeito e consideração, geralmente em relação a um superior ou a pessoa mais velha; atenção (deferência) ou submissão.”


É importante notar que no contexto do capítulo 14 de Lucas, estava tendo uma refeição na casa de um dos principais fariseus (v.1) e todos estavam de olho em Jesus. Ele cura um homem hidrópico (alguém com excesso de líquido no corpo) e os conhecedores da lei não puderem dizer nada a Jesus; era sábado. Na sequência do texto, Jesus fala sobre essa parábola em que as pessoas se julgam mais importantes e querem sentar-se nos primeiros lugares, querem ser vistos e demonstram um comportamento arrogante.

No contexto da cultura judaica, segundo o comentário de Lucas de Leon L. Morris, nos banquetes havia na mobília, os sofás para três pessoas, chamados de triclínios que eram dispostos em formato de U e os hóspedes reclinavam-se sobre o cotovelo esquerdo. O lugar de maior honra era a posição central no sofá na base do U e o segundo e terceiro lugar eram à esquerda do homem principal.


No verso 8, Jesus diz que se alguém convidar para um casamento, não sente no lugar de honra, pois pode haver alguém mais importante e a pessoa terá de ceder o lugar para o outro. O melhor a fazer é ir direto para o último lugar e depois se alguém chamar que possa ir para um lugar melhor, o que será uma grande honra.


Na conclusão da parábola, Jesus fala que aquele que se humilha, será exaltado. Não é uma auto exaltação (ficar em lugar elevado, erguer, levantar), mas é Deus honrando a pessoa que se humilha. O conceito correto é que aquele que se humilha diante de Deus, Deus vai ser glorificado através da vida do humilde. Não é a ideia de exaltar alguém para ter glória própria, mas sim para que a glória seja de Deus.


É maravilhoso entender esse conceito de que todos devem chegar a Deus com humildade, sinceridade e modéstia, pois o Senhor há de fazer justiça e colocar a pessoa no lugar correto, o lugar de honra. Esse lugar de honra é o lugar onde Deus deseja que os servos dele estejam e não onde o homem quer que ele esteja. É o melhor lugar!


Perguntas para pensar:

• O que era característico no ministério de Jesus com respeito às pessoas?

• Onde se deve sentar quando alguém convidar para uma festa? Por quê?

• Qual a diferença de arrogância e humildade?

• O que é esse lugar de honra?

• Onde é que Deus coloca os humildes?







Versículo para memorizar


“6Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, os exalte.” I Pedro 5:6 - VERSÃO - Nova Almeida Atualizada (NAA)

 



Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/gcincceextensoes/


NOSSO CONVITE Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!


Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!


LINK DE INSCRIÇÃO: https://bit.ly/inccgc


 

Europa, Estados Unidos & Canadá, e agora, África! Grupos de Comunhão Internacionais


"... sem barreiras para a comunhão"




Você não foi enviado para este país por acaso, Deus quer te usar para juntos fazermos discípulos de todas as nações!




Outras informações sobre os GCs Internacionais entre em contato:

  • Pr. Cleber Soares

  • Whats: +55 (019)981510850

  • E-mail: cleberfsoares@gmail.com

 

Contatos:


Mobilizador Projeto GC INCC & Extensões: Pr. Flavio Barbosa / Whats: +55 19 99846-2010

Secretarios: Marcelo / Whats: +55 19 99613-1626 e Pr. Antônio / Whats: +55 19 98160-0148

GCs Internacionais: Pr. Cleber Soares / Whats: +55 (019)981510850 /

Lideres de GC INCC & Extensões:

GC Central: Pr. Flavio Barbosa / Whats: +55 19 99846-2010

GC Comunidade da Esperança: Pr. Diego / Whats: +55 19 99880-4920

GC Cidade Universitária: Pr. Roberto / Whats: +55 19 98823-1757

CG Swiss Park: Pr. Wlamir / Whats: +55 19 98423-4071

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo