• INCC

GC I Estudo 30: Guia Prático da Vida Cristão - Você já pediu hoje?


VERSÍCULOS CHAVE:


Jesus encoraja a oração. “7 — Peçam e lhes será dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. 8Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, a porta será aberta. 9Ou quem de vocês, se o filho pedir pão, lhe dará uma pedra? 10Ou, se pedir um peixe, lhe dará uma cobra?




11Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem?12 — Portanto, tudo o que vocês querem que os outros façam a vocês, façam também vocês a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.”

Mateus 7:7-12 Versão Nova Almeida Atualizada (NAA)



Um dos assuntos mais importante nas Escrituras Sagradas é a ORAÇÃO.

O que é oração? Por que é tão importante orar? Como se deve orar? Como obter a resposta da oração? Quais os desafios da oração hoje?


Oração, segundo o dicionário, é uma conversa e também na gramática, toda frase tem uma oração.

No texto citado acima, Jesus encoraja a todos os seus discípulos a ter a prática da oração e a benção que é poder falar com Deus livremente, sem rodeios ou qualquer outra barreira, pois o próprio Senhor Jesus rompeu com a formalidade e a religiosidade das práticas na vida cristã.


Um conceito importante, é que os discípulos de Jesus devem chegar até Ele com humildade e sabendo da necessidade de relacionamento. O Pai sempre buscou proximidade e através de Jesus há uma conexão livre com Ele sem depender de amuletos, imagens, pessoas, objetos e até mesmo regras para a oração.


E a oração, por ser uma conversa, todos podem pedir e será dado, podem buscar e será achado, podem bater e a porta será aberta. Essa é uma promessa maravilhosa e sem restrições, é pedir a respeito de qualquer coisa; claro que deve ser segundo a vontade de Deus, conforme I João 5:14 “14E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.”


Por que é tão importante orar?


Além de ser uma conversa com Deus, há respostas da parte de Deus que só são alcançadas através da oração, mesmo sabendo que Deus conhece todas as coisas; Ele sabe o passado, presente e o futuro; Ele vai fazer o que Ele planejou; mas Deus gosta de ouvir a voz dos seus discípulos. Ele gosta de falar e realizar os desejos e sonhos do coração também. Como citado no texto acima, que se o filho pedir pão não lhe dará pedra, ou se lhe pedir peixe, dará uma cobra, mas o Senhor é bom e dará coisas boas aos seus filhos, mas é necessário pedir.


Um dos textos mais extraordinários com respeito à Deus e às suas ovelhas, está no Evangelho de João, que diz que as ovelhas do Senhor, ouvem a voz do BOM PASTOR e elas seguem. João 10:27 “27As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” É um relacionamento muito próximo e é para aqueles que são discípulos. Ovelhas precisam ouvir a voz do pastor para poder tomar as decisões importantes na vida.


Como se deve orar?