• INCC

GC I Estudo 31: Guia Prático da Vida Cristão - Caminhos que levam a vida



VERSÍCULOS CHAVE:

A porta estreita. “13 — Entrem pela porta estreita! Porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela. 14Estreita é a porta e apertado é o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que o encontram.

Mateus 7:13-14

Versão Nova Almeida Atualizada (NAA)



Existem muitos caminhos que levam à Deus. Você já ouviu essa frase? Caminho segundo o dicionário online: “é porção mais ou menos estreita de terreno entre dois lugares por onde alguém pode seguir. Faixa de terreno ou local de passagem que serve de ligação ou comunicação terrestre entre dois ou mais lugares; via.”

https://www.google.com/search?client=safari&rls=en&q=o+que+%C3%A9+caminho&ie=UTF-8&oe=UTF-8


Será mesmo que todos os caminhos levam à Deus? Segundo o Evangelho de João 14:6, só Jesus é o caminho, não há outro. É importante notar o artigo definido “o” caminho. Não é “um” caminho, mas é “o” único caminho que leva ao Pai.


Nessa série de mensagens sobre o Guia da Vida Cristã, esse é um dos que traz um sentido muito especial, pois lembra a todos que existe um único caminho, existe uma direção e que foi dado por Deus e é dado para todos os que escolhem a Cristo como o seu único e suficiente salvador. Esse caminho conduz para a eternidade.


Certa vez, numa viagem de barco no Pantanal Mato-grossense, haviam duas famílias que viajaram para ficar numa casa na beira do rio Pantanal, para descansar, pescar e caçar. Havia um rancho na beira do rio e o único acesso era de barco. Como estava escurecendo, o piloto do barco se perdeu no caminho e ficaram por horas perdidos no Pantanal sem conseguir encontrar a direção.


Então um deles viu que estavam rodando no mesmo lugar e disse que o caminho era por ali e assim foi que encontraram o rancho onde iam ficar por uma semana.


Muitas vezes, as pessoas ficam perdidas, sem saber qual o melhor caminho, a melhor direção ou até mesmo a melhor decisão para seguir em frente, mas Jesus disse que Ele era o caminho, mostrando o cuidado de Deus para com o seu povo.


No texto de Mateus 7:13-14, Jesus fala primeiro que existe uma porta e que ela é estreita, ou seja, que o caminho para a vida eterna é estreito, não é fácil de andar por dele, mas quando você entrar o destino é salvação e a vida eterna.


Muitos escolhem a porta larga e espaçosa, mas essa porta conduz para a perdição, ou seja, escolhem viver longe de Deus, buscando os prazeres momentâneos deste mundo que são os que dizem que todos os caminhos levam à Deus e de que quando a pessoa estiver velha e idosa, então ela irá decidir por Cristo, pois ela quer “curtir” a vida enquanto é jovem e tem vigor. Esse é o conceito mundano de que dará tempo de aproveitar a vida. Será que vai dar tempo?


Em Lucas 12 Jesus conta uma parábola sobre o rico tolo.

Lucas 12:16-21 “16E Jesus lhes contou ainda uma parábola, dizendo: — O campo de um homem rico produziu com abundância. 17Então ele começou a pensar: “Que farei, pois não tenho onde armazenar a minha colheita?” 18Até que disse: “Já sei! Destruirei os meus celeiros, construirei outros maiores e aí armazenarei todo o meu produto e todos os meus bens. 19Então direi à minha alma: ‘Você tem em depósito muitos bens para muitos anos; descanse, coma, beba e aproveite a vida.’” 20Mas Deus lhe disse: “Louco! Esta noite lhe pedirão a sua alma; e o que você tem preparado, para quem será?”21 — Assim é o que ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico para com Deus.”


Essa parábola mostra um homem rico e que tinha tido uma grande colheita e os celeiros para armazenar os produtos da colheita não eram suficientes. Então ele pensou em construir um grande celeiro para poder guardar todos seus produtos e bens ali. O pensamento final dele foi de que teria muitos bens para muitos anos e então poderia comer, beber e aproveitar a vida. Então Deus disse que ele era louco, pois aquela noite o Senhor o chamaria e tudo o que ele construiu iria se perder, pois ele estava apenas vendo os tesouros da terra e não os tesouros dos céus. Aquele homem se preocupou muito consigo mesmo e não com os outros e nem com a sua alma diante de Deus.


Existem muitos caminhos, vias, encruzilhadas, atalhos, trilhas, mas para o céu só tem o único caminho. Quando se escolhe o verdadeiro caminho, que é Jesus, não tem como errar. Ele perdoa os pecados, escreve o nome no Livro da Vida e conduz para a vida eterna. Você já escolheu esse caminho?

PERGUNTAS PARA PENSAR


• Será que todos os caminhos levam à Deus?

• Quando se está perdido espiritualmente, como encontrar a direção?

• É certo dizer que se deve aproveitar a vida enquanto se é jovem e deixar as coisas espirituais para depois?

• Se o Senhor te chamar hoje, onde você passará a eternidade?

• Você já teve um encontro com o único caminho?



Versículo para memorizar:

“6Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida;

ninguém vem ao Pai senão por mim.”

João 14:6 Versão Nova Almeida Atualizada (NAA)

Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/gcincceextensoes/


NOSSO CONVITE Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!


Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!


LINK DE INSCRIÇÃO: https://bit.ly/inccgc



Europa, Estados Unidos & Canadá, e agora, África! Grupos de Comunhão Internacionais


"... sem barreiras para a comunhão"




Você não foi enviado para este país por acaso, Deus quer te usar para juntos fazermos discípulos de todas as nações!





Outras informações sobre os GCs Internacionais entre em contato:

  • Pr. Cleber Soares

  • Whats: +55 (019)981510850