• INCC

GC I Estudo 33: Guia Prático da Vida Cristão - Quem vai entrar?


VERSÍCULOS CHAVE:

“21 — Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. 22Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: “Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!” 23Então eu direi claramente a essas pessoas: “Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!”

Mateus 7:21-23 - Versão Nova Almeida Atualizada (NAA)


Certa vez num Acampamento de Adolescentes da Igreja, muitas pessoas começaram a ficar possessas por espíritos demoníacos. Uma adolescente que tinha crescido na Igreja, conhecia a Palavra e era filha de uma pessoa da diretoria, procurou o pastor, desesperada pois tinha uma menina possessa no seu quarto e estava quebrando tudo. Então o pastor disse a ela para exercer a autoridade que tinha recebido, mas ela respondeu que tinha medo e que não tinha essa capacidade. Então o pastor foi lá com a esposa, um seminarista e a namorada. No mesmo instante, o pastor repreendeu o espírito maligno e aquela menina abriu os olhos e perguntou o que estava acontecendo. O pastor disse para ela descer pois o culto ia começar.


Muitos momentos na vida do crente, há essa dúvida, se tem autoridade ou não para exercer certas atividades, que foram delegadas por Jesus como seus representantes. Também perguntam se vão ser salvos ou não. Em Mateus 10, Jesus transmite autoridade aos seus discípulos e é isso que ele faz com a sua Igreja hoje. É uma autoridade delegada para agir em nome de Jesus.

Mateus 10:1 “1Jesus chamou os seus doze discípulos e lhes deu autoridade para expulsar espíritos maus e curar todas as enfermidades e doenças graves.”


No texto de hoje, Jesus diz que nem todo o que o chama de Senhor entrará no Reino dos Céus. O que é o Reino dos Céus para alguém poder entrar ou até mesmo querer entrar?

A ideia que Jesus traz tem dois sentidos:

  • 1. O governo eterno de Deus e

  • 2. A salvação eterna pela graça, sem mérito algum.

Nem todos que falam, pregam e até mesmo expulsam demônios entrarão no Reino. Parece, mas não é. Lembra do profeta Hananias, que foi citado no estudo anterior, que profetizava dizendo que era Deus falando, mas Deus não tinha nada a ver com ele. Deus é justo e detesta a injustiça.

Quem não vai entrar?


O texto mostra, que muitos vão requerer a entrada, pois fizeram o que um crente que exerce a autoridade espiritual faz, como profetizar, como expulsar demônios e até mesmo fazer milagres.

Fazer sinais, não quer dizer que Jesus está presente ou até mesmo que é de Deus.

Jesus mesmo disse que o falso profeta fará sinais poderosos, mas não é de Deus. Mateus 24:11 “Muitos falsos profetas se levantarão e engarão a muitos.” Eles farão sinais e dirão palavras que muita gente que não tem relacionamento com Jesus, vai achar que é o próprio Senhor, mas é um engano.

Em Apocalipse 20 fala do diabo que foi lançado no lago de fogo e enxofre por ter enganado a muitos. Não vai entrar quem não é conhecido de Jesus, quem não tem nada a ver com Ele, quem O rejeita e não se arrepende dos seus pecados, Ele diz que nunca os conheceu: “Eu nunca conheci vocês.”


Naquele dia, ou seja, o dia do juízo, Jesus vai condenar pessoas a passar a eternidade longe de Deus, os que praticam o mal.

“Embora pareçam pertencer a Jesus, estes profetas condenados nunca estiveram verdadeiramente salvos, pois Jesus nunca os conheceu.” Comentário da Bíblia de Estudo NAA.

Jesus vai expulsar estes que praticam a maldade e enganam as pessoas.

Quem vai entrar no Reino então? Aquele que faz a vontade do Pai. Aquele que tem relacionamento com o Senhor, que o ama verdadeiramente, mesmo com suas falhas e pecados, que conhece as suas limitações humanas e espirituais, mas que se submete totalmente ao Senhor Jesus.


No verso 13, Jesus disse que a porta é estreita e o caminho apertado que conduz para a vida. É um preço a pagar, mas vale a pena. É não se deixar enganar pelos falsos ensinos, pelas pessoas que prometem cura, sinais e maravilhas. É viver uma vida perto do Senhor todos os dias, consagrando totalmente à Ele, com um coração contrito e arrependido, tendo vida de oração e esperando o grande dia do Senhor, quando Ele virá para buscar a Sua Igreja, sem mancha.

Efésios 5:27 “27E fez isso para também poder trazer para perto de si a Igreja em toda a sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito.”

Você vai entrar?



PERGUNTAS PARA PENSAR


• O que é o Reino dos Céus?

• Qual a autoridade que Jesus transferiu aos seus discípulos?

• Quem não vai entrar e quem vai entrar no Reino dos Céus?

• O que é necessário fazer para ser conhecido de Jesus?

• Você vai entrar?




Versículos para memorizar:

“11 — Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: “Senhor, senhor, nos deixe entrar!” 12 — O noivo respondeu: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!” 13E Jesus terminou, dizendo: — Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora.”

Mateus 25:11-13

Versão Nova Almeida Atualizada (NAA)

Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/gcincceextensoes/


NOSSO CONVITE Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!


Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!


LINK DE INSCRIÇÃO: https://bit.ly/inccgc



Europa, Estados Unidos & Canadá, e agora, África! Grupos de Comunhão Internacionais


"... sem barreiras para a comunhão"




Você não foi enviado para este país por acaso, Deus quer te usar para juntos fazermos discípulos de todas as nações!





Outras informações sobre os GCs Internacionais entre em contato: