Versículos chave:
“Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade.” Atos 18:9-10
UMA IGREJA EM CORINTO
O apóstolo Paulo fundou a igreja de Corinto ao final da sua segunda viagem missionária. Ele passou um ano e seis meses pregando a Palavra de Deus naquela grande cidade (18:11) e nesse período levou aqueles crentes a Cristo (1 Coríntios 4:15). Depois, Paulo se dirigiu à cidade de Éfeso, de onde enviou uma carta à igreja de Corinto.
Paulo viaja cerca de 80 km de Atenas a Corinto, importante cidade grega, centro comercial e ponto de parada de viajantes. Dinheiro e depravação, filosofias estranhas e novas religiões – tudo era bem recebido ali.
Em Corinto, Paulo foi morar com Priscila e Áquila, trabalhando com as mãos para seu sustento (2 Cor 11:7-9). Paulo jamais deixou de pregar o evangelho por falta de sustento das igrejas.
Nessas circunstâncias trabalhava para sua própria sobrevivência. Esse não era o ideal de Deus, pois o princípio divino é “... aos que pregam o evangelho que vivem do evangelho” (1 Cor 9:14).
Porém, para evitar qualquer obstáculo à pregação do evangelho, Paulo se abstinha de receber o sustento material (1 Cor 9:12b).
Paulo adotou a seguinte metodologia:
começou a falar na sinagoga na tentativa de “persuadir” os ouvintes judeus de que Jesus era o Cristo (18:4,5; 19:8);
diante da rejeição dos judeus, passou a evangelizar os gentios (18:6,7; 19:9);
a ousadia de Paulo foi recompensada por muitas pessoas que ouviram o evangelho e creram (18:8; 19:10);
Jesus confirmou a sua palavra e encorajou o seu apóstolo – em Corinto através de uma visão e em Éfeso através de milagres extraordinários (18:9,10; 19:11,12) e
as autoridades romanas rejeitaram a oposição e declararam a legitimidade do evangelho – em Corinto através do procônsul Gálio, e em Éfeso através do escrivão da cidade (18:12-17; 19:35-40)
Paulo precisou exercer o ministério de tempo parcial até a chegada de Silas e Timóteo em Corinto (17:14,15; 18:5). O cerne de sua mensagem consistia em provar que Jesus histórico era o Messias esperado pelos judeus. O apóstolo não se fiava em sabedoria humana nem se estribava no poder da eloquência, mas pregava no poder do Espírito Santo (1 Cor 2:4,5).
Veja o PDF do estudo completo:
Cresça na Palavra! Participe de um Grupo de Comunhão Online!
S I G N O - N O S: @gcincceextensoes
NOSSO CONVITE
Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!
Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!
LINK: https://bit.ly/inccgc
Comments