top of page
  • ti3452

JEJUM // DIA #7 - A mulher inteligente respeita o marido

“Mulheres, sujeitem-se cada uma a seu marido, como ao Senhor. O marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.” Efésios 5:22-24

Já aprendemos que toda instituição precisa de um líder, e no casamento o líder é o marido.  Isso não significa que a mulher seja inferior ao marido, é simplesmente uma questão de posição e função.

Jesus Cristo designa uma mulher no meio de uma cultura que a subestimava. Ele honrava e obedecia a sua mãe. Muitas mulheres ele curou, perdoou e abençoou. As primeiras pessoas a constatar sua ressurreição foram mulheres. Na sua morte, ele mostrou responsabilidade e amor por sua mãe ao pedir ao seu discípulo João para cuidar dela. Ele abriu a porta do reino para elas, e as tratou com igualdade e justiça. Portanto, o Senhor Jesus nunca colocaria as mulheres na posição de subserviência. Ao contrário, quando ele estabelece que o marido é o cabeça, está protegendo e cuidando da mulher.

Infelizmente, muitas mulheres se rebelam contra esse princípio, porque não entendem o que está em questão, e o seu egoísmo as leva a pensar que estão na posição de desigualdade. O texto é bem claro: mulheres, sujeitem-se cada uma a seu marido, como ao Senhor. A palavra sujeição na língua original é uma composição de duas palavras "upu" que significa estar sob e "tasso", que significa ordem. A ideia é estar na posição de uma organização. Deus estabeleceu a organização da Família como uma cadeia de comando, pois toda instituição necessita de uma liderança e organização.

A mulher deve entender que estar nessa posição é estar sob a proteção e o cuidado do seu marido. 

Em Efésios 5:31-33 diz: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher e os dois se tornarão uma só carne. Esse é o mistério profundo: refiro-me, porém, a Cristo é a igreja. Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo respeito.”

Além de submeter-se a liderança do marido, a mulher também tem o dever de respeitá-lo. A palavra respeitar também traz a ideia de reverenciá-lo e tratá-lo como especial. Isto implica que a mulher deve ter atitudes que honrem e exaltem o seu marido.

Se cremos que Deus nos deu o nosso cônjuge, devemos sempre amar, e tratar com dignidade esse presente de Deus. A mulher inteligente trata seu marido com honra e respeito e dignifica seu lar e a instituição da família.

Há mulheres que criticam e humilham seus maridos expondo suas falhas e dificuldades em frente de outras pessoas, sendo isso um desrespeito. Deus disse que quando não reconhecemos as autoridades estabelecidas por ele, trazemos condenação sobre nós mesmos: “Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.” Romanos 13:1-2

O respeito é o resultado da compreensão do princípio de autoridade estabelecida por Deus. Os cônjuges devem sempre elogiar um ao outro, apreciar seus pontos fortes, suas habilidades e orar por suas fraquezas e necessidades.

Quantos problemas conjugais seriam resolvidos se houvesse entendimento e obediência a Deus e a sua Palavra.

Os maridos devem amar e cuidar das esposas e prover o suprimento das suas necessidades. As mulheres devem amar e respeitar seus maridos. A obediência a esses princípios não deve ser simplesmente fria e calculista, mas o resultado do entendimento da razão pela qual Deus assim as estabeleceu. Oração 

Para que Deus capacite as esposas a honrarem a liderança e respeitarem o seu marido como ao Senhor.

Para que o Senhor conceda aos esposos graça, sabedoria e discernimento para amarem e honrarem suas esposas todos os dias.

Para que o Espírito Santo transforme os temperamentos do casal e que o relacionamento deles possa glorificar o Senhor.










977 visualizações0 comentário
bottom of page