• INCC

Setembro Amarelo: Uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio

Suicídio é o ato intencional de matar a si mesmo, uma ação tão grave que é mascarado pela mídia. A cada suicídio divulgado pela mídia, 10(dez) são ocultados. Há mais suicídio do que assassinatos, aneurismas e Aids. Muitos distúrbios mentais levam a pessoa a cometer suicídio, sendo a principal causa é a depressão.


Existe a ideia de que divulgar e falar sobre o assunto, acaba por fim incentivando pessoas que estejam pensando sobre essa ação em sim. Isto não é verdade, a prevenção é a melhor saída. A taxa de suicídio tem aumentado assustadoramente entre os jovens e idosos. Tem se tornado o maior problema social do mundo.


Suas maiores causas são: o divórcio, situação em que o cônjuge sente culpa e de não poder se casar novamente, problemas financeiros que parecem não ter solução, diagnósticos de doenças incuráveis, término de namoro e noivado e problemas com vícios de drogas.



Entre os homossexuais, o suicídio é três (3) vezes maior que os heterossexuais. Existe também o problema de fanatismo religioso, em que o suicida amarra explosivos em seu corpo e tira sua vida e de pessoas inocentes. No Japão, a prevenção contra suicídio é tratado com muito cuidado como o tratamento de doenças cardiovasculares e câncer, pois neste país é onde existe mais suicídio no mundo.


Este mal que assola a humanidade está muito ligado à ansiedade-depressão e impulso. Nos Estados Unidos da América, o índice de americanos que tiram sua própria vida utilizando arma de fogo ultrapassa todos recordes.


Outros casos comuns de suicídio são overdose de remédios, se atirar de uma ponte, de um edifício, se atirar na frente de um trem/metrô, se ferir cortando os próprios pulsos, ingerir venenos, se enforcar. Importante ressaltar que este ato de tirar a própria vida é uma maneira de assassinar a nossa alma. Naufrágio da esperança (assassinato de si mesmo). O ato de tirar a própria vida não é justificável, nem filosoficamente, nem moralmente e biblicamente. Somos uma ilha, pois quando alguém tira sua própria vida destrói os laços familiares e sociedade. É um ato irreversível de egoísmo, pois o indivíduo quer resolver um problema e faço outros problemas agindo com este ato destrutivo.


Com base bíblica é injustificável tomar esta atitude destrutiva, pois o Nosso Senhor disse que ninguém jamais odiou sua própria carne, e sim temos que nos cuidar, nos alimentar dia após dia.


Segundo o livro de I Samuel, capítulo 2. 6 afirma que “O SENHOR é o que tira a vida, e a dá; faz descer à sepultura, e faz subir.” (Bíblia de referência THOMPSON)


Outra referência bíblica é o que diz no sexto (6°) mandamento do SENHOR, o de não matarás, o que seria uma desobediência no mandamento de DEUS. Um auto-assassinato. Três personagens bíblicos, Moisés, Elias e Jonas pediram para si a morte, mas foram negados. A passagem da vida terrena para a vida espiritual através da morte não é o fim, não significa que cessou a vida, haverá a eternidade. Este tormento de pôr um fim na própria vida somente pode ser resolvida por JESUS CRISTO. Ele é o remédio, pois veio para dar vida em abundância, Ele é a porta para esta vida amargurada, pressionada, de trevas, escuridão e sem sentido.


Não devo ficar dizendo para DEUS que se o SENHOR quisesse me levar embora daqui seria ótimo, isto entristece o coração de DEUS, pois você está flertando com a morte que ELE lutou e venceu na Cruz, o diabo veio somente para matar, roubar, destruir, enganar. Cuidado com o que pedimos!


O Senhor JESUS CRISTO tem uma saída digna e cheia de esperança e paz espiritual para você. Jesus Cristo tem alegria e sentido para sua vida.


Pense e medite:

Evangelho de João capítulo 10.10 afirma que “O ladrão só vem para roubar, matar e destruir, eu (SENHOR JESUS) vim para que tenham vida, e atenham em abundância.”

Evangelho de João capítulo 8.32 afirma que “Então conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará.”


Sobre esse assuntos e muitos outros abordamos na Clinica da Alma, um espaço onde podemos trabalhar diversos temas que tocam as dores emocionais, e através da ação de Jesus em nosso coração e a ação do Espírito Santo em nossa alma, podemos receber verdadeira cura interior, pois a verdade Dele nos cura todas as feridas.


Venha estar conosco, desejamos auxiliá-lo nesse processo. Todos os sábados às 19:00 horas- CEN - 2 andar INCC.


Pastor Eduardo Penido/Henrique Candella.

(19) 9921-09990

Contato : prdupenido71@gmail.com

0 visualização
logo incc preto.png
Igreja do Nazareno Central de Campinas