• INCC

Voluntariado e ações em comunidades de Campinas vão marcar os primeiros passos do Projeto Alcance55

A JNI começou a se organizar para desenvolver ações de impacto e promover transformação social através da materialização da visão Alcance55: potencial e vocação podem ser direcionados para transformar realidades dentro das diversas esferas da sociedade. A juventude definiu que o foco será a Esfera Social e todas as áreas de conhecimento, somado a habilidades, talentos e vocação dos jovens serão direcionados para alcançar territórios socialmente vulneráveis.


O Projeto Alcance55, que foi lançado em 21 de setembro, tem como principal objetivo atuar de forma contínua dentro das comunidades, estabelecendo uma parceria com uma ONG local e a partir daí desenvolver ações sócio-educativas de impacto, com participação de voluntários de diversas áreas de conhecimento.



Preparação e Alinhamento antes de sair

O ponto de partida do Projeto Alcance55 foi o primeiro módulo de formação de voluntários. A formação para os voluntários de ações sociais é extremante importante para alinhar e ampliar a visão sobre a comunidade, encorajar e potencializar as habilidades individuais. Quanto mais informação for compartilhada com os voluntários maior será o engajamento nas ações.


Aproximadamente 80 jovens, divididos em duas turmas, puderam alinhar conhecimento de uma forma prática e dinâmica no sábado dia 21/09. Os temas abordados na formação foram: conceito de voluntariado, o papel e conduta do voluntário, o poder da empatia no voluntariado e outros assuntos relacionados a comunidades, projetos sociais e terceiro setor.


Para quem não participou dessa turma, a próxima formação base (módulo 1) está programada para a 2ª quinzena de outubro.




Por Onde o Projeto Alcance55 vai começar?

A ONG escolhida para começar foi o ANA DIC (Associação Nazarena Assistencial do bairro DIC em Campinas). As ações que terão início em outubro de 2019 se estenderão até dezembro de 2020. Nesse período, o projeto objetiva contribuir para melhorar o relacionamento com a comunidade, implementando um programa contínuo de ações sócio-educativas capaz de gerar transformação, além de potencializar a atuação da ONG naquela comunidade. O desafio é grande, mas muitas mãos e mentes já se levantam para ajudar.


Para 2019 os voluntários têm dois desafios no ANA DIC:


- Ajudar na revitalização/reforma de alguns espaços da ONG: com mutirões nos finais de semana de novembro

- Promover uma grande festa na entrega da pequena obra: o Natal Feliz que esse ano terá o tema Natal Feliz em Família - dia 08 de dezembro



Como a igreja pode ajudar?

Nas próximas semanas terá início a campanha de comunicação das ações de Revitalização e Natal Feliz em Família. Toda ajuda como mão de obra de voluntários, recursos financeiros e recursos materiais para a reforma, além de brinquedos para o Natal Feliz, será muito bem vinda. Todos podem se envolver!!


Fique atento para as novidades no boletim online e acompanhe o projeto nas redes sociais:

Instagram: @alcance55org

E-mail: alcance55org@gmail.com

0 visualização
logo incc preto.png
Igreja do Nazareno Central de Campinas