• facebook incc
  • instagram incc
  • youtube incc
  • twitter incc
  • flickr incc

Rua José Paulino, 1829 - Centro. Campinas - SP  | 19 3236-8459

@2018 Igreja do Nazareno Central de Campinas. Todos direitos reservados

PR. AGUIAR

Casado com Lucia Regina R. Valvassoura. Tem três filhos: Cláudio Lysias Valvassoura (14/02), Flávio R. Valvassoura (03/05) e Kelly Regina Valvassoura (12/12).
 Formação Educacional :
Bacharel em Teologia pela Faculdade Nazarena do Brasil – Campinas/SP.
Doutor Honoris Causa pela Universidade Nazarena de Point Loma – EUA.
 Atuação Ministerial
- Foi Pastor da Igreja do Nazareno no Jardim Nova Europa em Campinas – SP.
- Foi Pastor da Igreja do Nazareno em Nilópolis – RJ.


 

Biografia
L. Aguiar Valvassora

Mineiro de origem simples, nascido em Itaú de Minas/MG, criado em meio aos labores da roça. Pr. Aguiar recebeu do pai, imigrante italiano e da mãe, típica brasileira, instruções de estudo precárias, porém padrões de conduta sólidos. Muito jovem tentou a sorte na cidade grande. Campinas, a cidade escolhida, foi absolutamente marcante em sua história. Nesta cidade, Pr. Aguiar sustentou a sua independência com bons empregos. Sua tenacidade e responsabilidade lhe conquistaram o respeito de seus patrões. De forma semelhante, a apreciação da dona da pensão onde morava. Por meio dela, veio a conhecer a Igreja do Nazareno, ainda em seus primeiros dias no país.

No mesmo ano de sua conversão, 1963, sentiu-se, irresistivelmente chamado ao ministério pastoral. Integrou-se na Igreja e matriculou-se no seminário. Neste tempo, ligou-se afetivamente aos missionários americanos. Um pouco depois, implantou a Congregação do Jardim Nova Europa, onde sua natural identificação com o povo simples da periferia, provou dar resultados. Em 1968, foi enviado para Nilópolis, na Baixada Fluminense. Mesmo diante das animosidades naturais do ambiente, enculturou-se. Lutou, e a nascente congregação da Igreja do Nazareno vingou. Na ocasião, conheceu a jovem Lúcia R. Remanowski. Casaram-se em 1970. Também neste tempo, venceu barreiras próprias de incredulidade e religiosidade.

Provou do poder do Espírito Santo de uma forma inédita, e refez sua orientação espiritual. Depois de um período de seis anos, a família Valvassoura atendeu a uma recolocação do Senhor. Em Belo Horizonte, junto a Igreja de Barroca, Pr. Aguiar e esposa viram o crescimento dos filhos, simultaneamente ao crescimento da Congregação. Ao chegarem a membresia se limitara a treze pessoas. Ao saírem, no final da década de setenta, ela perfazia quatrocentos irmãos. O pregador pungente, evangelista e avivalista deixou um precioso legado na região.

Em 1980, depois de relutância pessoal, Pr. Aguiar finalmente retornou a Campinas. Desde então, a Igreja Central provou de uma reviravolta em sua vida ministerial. Em pouco mais de vinte anos a membresia cresceu de forma centrífuga e centrípeta. Ou seja, as congregações distritais multiplicarem-se, enquanto a sede central explodiu em freqüência.

Ao longo deste tempo, Pr. Aguiar permitiu que a Palavra brilhasse por meio de suas exposições originais. Com capacidade intelectual, mas especialmente com profundidade espiritual o púlpito da Igreja primou pela pungência. Por vezes, encarregado da cadeira de homilética de Santidade, o pastor soube alimentar o rebanho com a pregação da graça salvadora e santificadora.

Na bagagem do Pr. Aguiar encontra-se muito do legado dos missionários pioneiros. Esta especial conjunção de influências, adicionada à sua marca pessoal o coloca como um guia-referência para a denominação. Seu exemplo espelha a caráter daqueles que vieram, e inspira a conduta daqueles que virão.

Hoje, reside em Campinas onde continua entusiasticamente à frente da Igreja Central, referência mundial para a denominação. Há grandes planos para a Sub-região Brasil e grandes sonhos na área de educação, com o Colégio Jaime Kratz e o Acampamento Nazareno Maanaim, e sobretudo grandes momentos com a família, esposa, filhos, noras e netas. 

Em seu ministério, Pr. Aguiar já plantou na região de Campinas mais de 50 igrejas.
 
É pastor titular da Igreja do Nazareno Central de Campinas desde 1980.

Igreja do Nazareno Central de Campinas