top of page
  • ti3452

As Bem-Aventuranças e os Pobres de Espírito


Estudos 1: "Bem-aventurado os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus..." Mateus 5:3


O texto encontrado no Livro de Mateus revela o segredo da felicidade no maior sermão da História pregado pelos próprio Jesus. Como já foi dito na Palavra , sabemos que no mundo teremos muitas aflições ,mas acredite, o grande projeto de Deus para nós é que sejamos realmente felizes.

Porém a Felicidade bíblica cristã é muito diferente dos valores que vemos e ouvimos por aí, são inúmeras as filosofias e pensamentos que tentam desenhar um conceito de Felicidade. Mas para nós, que cremos nas Escrituras, a definição de alegria e contentamento encontra-se na intimidade com o próprio Deus. Tal relacionamento nos tornarmos semelhantes ao seu filho Jesus, e essa semelhança se converte em alegria.



Definitivamente Jesus nos ensina que a Felicidade está ligada com o que nós SOMOS, muito longe daquilo que nós TEMOS , não está ligada a tipo de conquistas materiais mas as conquistas da alma, a alegria está centrada em coisas internas… as pessoas mais felizes na terra não são aos que possuem mais bens mas as que desfrutam dos atributos de Deus,

uma riqueza insondável que temos no próprio Deus.




Algo interessante que aprendi, é que a bem-aventurança, a Bênção, a Felicidade é uma realidade para o presente, não está ligada apenas ao futuro e à eternidade, mas devemos aproximar dessa alegria a caminho do céu. Gostei disso!! Muito bem...mas o que é de fato ser pobre de espírito?



É muito interessante quando lemos as escrituras e percebemos que muitos termos usados em época antigas já não possuem mais o mesmo significado nos dias de hoje. É o caso da expressão ser pobre de espírito. Hoje em dia usamos muito essa expressão para “qualificar” uma pessoa vazia, alguém fútil que corre atrás do vento, e que tem uma vida espiritualmente morta, é pobre em amor, fé, esperança ...

Muitos filósofos e pensadores contemporâneos expressam essa mesma ideia: “A maior pobreza de um ser humano é a falta de riqueza no espírito.” Ou então... “A necessidade de ostentação é a mais clara demonstração de pobreza de espírito!” Claro que, quando Jesus disse: abençoado são as pessoas pobres de espírito, Ele estava pensando em outra significado.

Isso mesmo, ser pobre de espírito segundo o Evangelho é a base de todas as outras virtudes descritas no sermão, é o primeiro degrau de uma grande escadaria. Se primeiramente não formos pobres de espírito não alcançaremos as demais bem-aventuranças.


Trata-se de uma pessoa que reconhece total dependência de Deus, que se esvazia de si mesma, sabe na sua pequenez, e que chora diante da dor e da tristeza que o pecado causa no homem e no mundo.


É chorar diante de uma cena catastrófica como a que vimos nesta semana, de um policial, que deveria guardar a segurança e integridade do cidadão mas não o faz. É saber que o que causou a morte de George Floyd é a desgraça (falta da divina graça ) humana, quanta desgraça, tristeza e dor. Ser pobre de espírito é compreender que nós homens, pecamos e carecemos da glória de Deus.

É reconhecer que nada somos, tal como um grão de areia no oceano, uma pequena estrela no universo. Existe o caminho para a felicidade que é o encontro com a graça redentora de Deus capaz de transformar completamente o coração do homem. Uma vez entendendo o que de fato é ser pobre de espírito, surge a seguinte questão: por que devemos ser pobres de espírito?


Bem-aventurado os pobres de espírito, em outras palavras, feliz é o homem que chega diante de Deus desprovido de tudo! Sem mérito, sem nada a exigir de Deus…

Ser Bem-aventurado ao se tornar pobres de espírito, é ser como o publicano na parábola de Lucas 18:9-13



“Propôs também a seguinte parábola a alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam aos mortos: Subiram dois homens ao templo para orar: um fariseu, e outro publicano. O fariseu, posto em pé, orava dentro de si desta forma: Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, que são ladrões, injustos, adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.

O publicano, porém, estando a alguma distância, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim pecador.”


É reconhecer que nada somos diante de um Deus tão grande e clamar em alta voz : ó Deus sê propício a mim pecador! É fazer como o profeta Isaías diante do alto é sublime trono de Deus clamando em alta voz : Ai de mim que sou homem de impuros lábios! É se prostrar diante da grandeza de Deus, como fez Pedro na grande pesca narrada em Lucas capítulo 5: “Afasta-te de mim Senhor porquê sou um homem pecador!”

E por que devemos ser pobres de espírito? Porque se assim não for, Jesus não será preciso para nós! Seu nascimento, Sua vida, Sua morte e Sua ressurreição fala-nos da graça redentora e da misericórdia de Deus que deu o Seu único Filho para salvar-nos, homens pecadores. Sim! Jesus é nosso maior tesouro! Nele somos ricos!

Enquanto as nossas esperanças estiverem apoiadas em nós mesmos, em nossa cultura, nossas habilidades e qualidades não buscaremos a tão carecida graça de Deus através de Seu Filho Jesus.


O cidadão do Reino do céu é aquele que dependente exclusivamente dos méritos de Cristo. É aquele que clama por Deus em oração e deles é o reino dos céus!

“Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração. Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” Tiago 4:6-10


Nisso está a nossa riqueza, quando nos humilhamos diante de Deus ele nos faz grande e bem-aventurados, feliz, abençoados porque a Sua graça nos basta! Sim, essa é a verdadeira recompensa para o presente e para o futuro, sua GRAÇA! Devemos ser o povo mais feliz da terra, uma alegria que ninguém poderá tirar, não é um sentimento circunstancial, mas uma certeza consistente e confiante. Moisés fala sobre isso!!

“Bem-aventurado és tu, ó Israel! Quem é como tu, um povo salvo pelo Senhor, o escudo do teu socorro e a espada da tua alteza...”

Todos aqueles que desfrutam da graça de Deus já são felizes agora imagina no reino dos céus!? O Reino de Deus é graça e glória! Nessa terra recebemos graça e no céu desfrutaremos a Sua glória.

“E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória;e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas.E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.Então, dirá o Rei aos que à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;”

Mateus 25:31-34

Diante do entendimento dessa verdade que Jesus nos ensina ficam aqui algumas reflexões:

Temos vividos de modo compatível como aqueles que habitaram o reino dos céus? Nosso coração é vazio de nós mesmos? Quantos de nós ainda não se sentem cidadãos desse reino?

Saiba que as portas desse reino é Jesus!!


“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.”

Pra. Patricia Cury


Fonte:

Serie de Estudos - As Bem aventuranças - Hernandes Dias Lopes

15.366 visualizações0 comentário
bottom of page