top of page
  • dezagil

DIA 04 I 21 Dias de Jejum e Oração

DIA 04 // 21 Dias de Jejum e Oração


VIDA PESSOAL

4 - Relacionamentos e amizades:


Um antigo ditado, de autoria desconhecida, afirma sabiamente: Diga-me com quem você anda, e eu direi quem você é. Normalmente ele é repetido num sentido de alerta, de prudência contra as más companhias e a influência negativa dessas pessoas na sua vida. Análise em sua vida, que decisões são importantes a tomar a respeito de pontos sensíveis sobre a influência de pessoas sobre a sua vida:


Primeiro, pessoas com comportamento duvidoso pelos padrões bíblicos. Um exemplo sempre citado é a respeito do vício da bebida, geralmente desenvolvido por meio de frequentar com amigos os locais de consumo alcoólico: Não ande com os beberrões, nem se envolva com os comilões, pois eles caminham para a pobreza e, de tanto dormirem, terão apenas trapos para vestir (Provérbios 23:20,21).


Segundo, há também a precaução bíblica que devemos ter a respeito do nosso caminhar com pessoas de conversação duvidosa: Não se deixem enganar pelos que dizem essas coisas, pois "as más companhias corrompem o bom caráter". Pensem bem sobre o que é certo e parem de pecar. Pois, para sua vergonha, eu lhes digo que alguns de vocês não têm o menor conhecimento de Deus (1 Coríntios 15:33,34).


O assunto em pauta nessa ocasião era a ressurreição dos mortos, mas o princípio aplicado é universal: a influência que pessoas maldosas têm para corromper o seu caráter. Muitas vezes, a conversa agradável de alguém pode ser apenas hipocrisia, com a finalidade de atrair o seu interesse para algo que beneficie a pessoa, mas sempre causando prejuízo a você. Andar com pessoas escravas de vícios e de conversas duvidosas são dois exemplos de relacionamentos que não podem ser reconhecidos como boas amizades.

O critério bíblico que nos ajuda a desenvolver boas amizades é claramente declarado como algo que produz mútuo benefício: Como o ferro afia o ferro, assim um amigo afia o outro (Provérbios 27:17). Isso deve levar você a pelo menos dois questionamentos para decisões em 2023:

- Que relacionamentos hoje devo evitar, pois pelo comportamento dessas pessoas elas não serão boas amizades?

- Aplicando o critério de mútuo benefício para amizades, que novas amizades devo buscar?


 


815 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page