top of page
  • dezagil

DIA 10 I 21 Dias de Jejum e Oração

DIA 10 // 21 Dias de Jejum e Oração


VIDA FAMILIAR

10 - Apoio aos idosos


Ainda que se fale e seja amplamente divulgado o valor dos idosos atualmente, a realidade é que em nossa cultura local, todo foco é individualista e, neste sentido, os velhos parecem, muitas vezes, serem apenas vistos como uma espécie de financiadores dos muito mais jovens. Autoconfiança, força, intrepidez e outros adjetivos semelhantes são atribuídos hoje quase que exclusiva e exaustivamente à juventude, desde a infância.

Não é necessário explorar mais essa questão, tendo em vista que não é o mal-estar provocado pela sociedade que impulsiona o apoio do cristão aos mais velhos. Mesmo porque, aos poucos, as soluções imaginadas ao longo do tempo para amparo aos idosos, trata as questões como uma responsabilidade de todo mundo, uma questão social, mas acaba, também, não ser culpa de ninguém o real abandono que vivem os idosos em nossa sociedade.

O apoio aos idosos é, primordialmente, uma questão familiar. E é triste que esta responsabilidade, aos poucos, se torne uma questão secundária até mesmo em famílias cristãs, visto que o egoísmo torna-se cada vez mais uma armadilha para filhos que abandonam seus pais. Examinemos o que ensina a Palavra, desde a Lei nos Dez Mandamentos: Honre seu pai e sua mãe. Assim você terá vida longa e plena na terra que o Senhor, seu Deus, lhe dá (Êxodo 20:12).

Curiosa a declaração de Jesus a Pedro: "Eu lhe digo a verdade: quando você era jovem, podia agir como bem entendia; vestia-se e ia aonde queria. Mas, quando for velho, estenderá as mãos e outros o vestirão e o levarão aonde você não quer ir" (João 21:18). Um sentido direto e claro dessa declaração de Jesus é que todos nós, mesmo cumprindo um propósito de Deus na velhice, um dia dependeremos da ajuda diária de outras pessoas – pois são listadas por Jesus necessidades como vestir-se e chegar a locais que não queremos ir, mas será necessário por conveniência de quem nos ajudar.


- Você honra seus pais e ensina isso, pelo exemplo, aos membros da sua família e na Igreja?

- Reconhecendo ser este um trabalho árduo, você compreende que Deus quer abençoar a sua vida se cuidar dos idosos?


 


896 visualizações2 comentários

2 תגובות


Regina Feu
Regina Feu
11 בינו׳ 2023

Uma grande verdade, devemos cuidar sempre de nossos idosos, minha irmã cuidou de meu até a hora de sua morte aos 89 ano, eu como morava distante pagava o plano de saúde dele e ajudava com as despesa. Ele partiu dessa vida muito bem cuidado e amado por suas filhas. Esse é o dever de todo filh.

לייק

valeriacamillyelias
11 בינו׳ 2023

Verdade devemos cuidar de nossos pais até a velhice. Como manda o mandamento de Deus.

לייק
bottom of page