top of page
  • ti3452

Dia 19 I 21 Dias de Jejum e Oração

FECHADO PARA BALANÇO


Uma coisa eu faço, eu me esqueço das coisas que ficaram para trás e avanço para as que diante de mim estão e prossigo para o alvo, para o prêmio, para a vocação de Deus em Cristo. Eu prossigo para o alvo. Filipenses 3.13b-14a


Por muitos anos, o meu trabalho secular tinha a ver com prestar contas. Aliás, todos nós temos que prestar contas em qualquer coisa que fazemos. Fui contador e para um contador o fim de ano é época de balanço. Quando você anda pela cidade, normalmente encontra uma placa em uma loja com as portas arriadas e nela está escrito: fechado para balanço. Chegamos ao início de um novo ano¹. Será que podemos fazer um balanço da nossa vida?

Esta é uma passagem na Palavra de Deus sobre a qual todos os anos eu reflito. Paulo a escreve aos filipenses, em uma reflexão sobre a sua própria vida. Ela fala de sua biografia: a tribo, linhagem, mas, no meio da conversa, ele para e afirma: “Uma coisa eu faço, eu me esqueço das coisas que ficaram para trás e avanço para as que diante de mim estão e prossigo para o alvo, para o prêmio, para a vocação de Deus em Cristo. Eu prossigo para o alvo”.

Quem conhece a vida dele, sabe que ele passou por uma transformação radical e profunda, e teve que enfrentar as suas perdas. Inimigo de Deus, inimigo da igreja, do povo de Deus, coparticipante da execução do primeiro mártir da Igreja, que foi Estevão, teve uma experiência profunda, real e transformadora com o Senhor Jesus. E essa experiência faz com que ele se transforme em um homem determinado, que hoje, no primeiro mês² do ano, nos ensina essa lição.

A da determinação. Paulo disse: Uma coisa eu faço! Você já fez a lista daquilo que você vai mudar neste ano? Paulo olha para si e decide que a primeira coisa que alguém quer para começar de novo, um ano novo, uma vida nova, uma direção nova é determinação. Uma coisa eu faço!

Outra lição a aprender com Paulo é: esquecer-se das experiências negativas do passado. Quanto peso do ano passado está em suas costas, nestes primeiros dias do ano novo? Quanto fardo você carregou trezentos e sessenta e cinco dias do ano passado, e ainda está nas suas costas? Paulo disse: se eu estou determinado a mudar, eu tenho que estar pronto também a esquecer.

Hoje faça uma lista de coisas que você deve esquecer: aquela calúnia, aquela injustiça, aquela palavra maldita, aquele ressentimento. A lista é longa; se eu fosse fazer a minha, talvez fosse maior que a sua, mas todos temos que nos fechar para uma reflexão, fazer um balanço da nossa vida, mas temos que virar a página do ontem.


Pensamento: Está mais do que na hora de colocar em ordem nosso coração diante de Deus! Vamos fazer um novo começo neste novo ano! – Peter Malgo


Oração: Pai, meu desejo, a cada dia, é viver por fé. Quero sempre evidenciar através do meu viver que Tu és meu Senhor. Em Cristo, amém!

Devocional extraído do livro "Bálsamo e Mel" Volume 2 do Pastor Aguiar Valvassoura.

___________________________________________________________________

¹ Texto original: “ao fim do ano”.

² Texto original: “dia”.


957 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page