top of page
  • dezagil

DIA 19 I 21 Dias de Jejum e Oração

DIA 19 // 21 Dias de Jejum e Oração


VIDA ESPIRITUAL

19 - Honra aos líderes


As tradições humanas, inclusive algumas religiosas como a malhação do Judas, nem sempre devem ser elogiadas, pois muitas carregam em si uma ideia de justiça própria, de que seríamos mais perfeitos ou santos do que aquele que está sendo alvo do nosso desprezo e até mesmo violência. Algumas vezes, as nossas palavras podem até ser mais cortantes e destrutivas do que armas simples ou de grande porte.

Observe esse potencial de desonra da língua sendo alvo de repreensão do profeta Isaías, citado por Jesus como exemplo: Este povo me honra com os lábios, mas o coração está longe de mim. Sua adoração é uma farsa, pois ensinam ideias humanas como se fossem mandamentos divinos (Mateus 15:8,9).


É de espantar que Deus nos dê uma advertência para não sermos hipócritas no nosso louvor a Ele. Honra não é um gesto dos lábios, mas uma sinceridade de coração. Palavras podem soar como falsidade, fingimento, e o Senhor deseja nos ensinar o valor de honrar todos aqueles que, por uma razão ou outra, exercem autoridade sobre nossas vidas.

No tema Apoio aos Idosos, lembramos a honra devida aos nossos pais, em especial ao se tornarem idosos. Paulo nos ordena honrar as autoridades através dos nossos deveres públicos: Deem a cada um o que lhe é devido: paguem os impostos e tributos àqueles que os recolhem e honrem e respeitem as autoridades (Romanos 13:7).


Também o apóstolo Pedro nos ensina que honrar, isto é, tratar com respeito, deve ser uma forma universal de lidar com as pessoas: Tratem todos com respeito e amem seus irmãos em Cristo. Temam a Deus e respeitem o rei (1 Pedro 2:17). Isto não é fácil, e por isso precisamos estar em permanente transformação para alcançarmos esta plenitude de Deus em nós, e que transborde em graça sobre outras vidas.

Um entendimento importante é que não honramos as autoridades e pessoas por qualidades especiais delas, pois diante de Deus, somos todos pecadores, não merecedores da Sua graça (cf. Romanos 3:10,23). Mas toda autoridade, social, política, jurídica, nos negócios, responderá a Deus por seus atos. Por exemplo, a honra que devemos a nossos líderes espirituais tem duplo motivo: por eles cuidarem de nós e responderem diante de Deus por esse cuidado:

Obedeçam a seus líderes e façam o que disserem. O trabalho deles é cuidar de sua alma, e disso prestarão contas. Deem-lhes motivo para trabalhar com alegria, e não com tristeza, pois isso certamente não beneficiaria vocês (Hebreus 13:17). Entretanto, há uma ressalva importante de que a nossa obediência aos homens não deve nos levar a pecar: Devemos obedecer a Deus antes de qualquer autoridade humana (Atos 5:29).


- O que você fará se identificar em você resistência em honrar lideranças sobre sua vida?

- O que você fará para que os frutos do Espírito (cf. Gálatas 5:22,23) sejam o padrão para exercer autoridade sobre outras pessoas?


859 visualizações0 comentário
bottom of page