top of page
  • dezagil

DIA 20 I 21 Dias de Jejum e Oração

DIA 20 // 21 Dias de Jejum e Oração


COMPROMISSO

20 - Primeiros passos


O primeiro passo está dado! Os temas registrados até aqui contribuem com perspectivas bíblicas e práticas sugerindo critérios e exemplos. Isto pode ajudar você a definir seus alvos e disciplina para conquistar uma plenitude de vida em 2023! Obviamente, não se pode imaginar que, com o tempo limitado e a enormidade de bons desejos e intenções, tudo possa ser listado como passos concretos para um ano de vida. Por isso, desejo reforçar cinco orientações para que, com simplicidade, você possa fazer o esboço de uma lista inicial de “resoluções de Ano Novo”!


1. Seja realista! É sempre melhor superar as expectativas do que ser derrubado por ilusões, por pretensões inalcançáveis. O profeta Zacarias nos alerta como Deus o incentivou a ficar alegre quando se começou a reedificar Jerusalém: Não desprezem os começos humildes, pois o Senhor se alegra ao ver a obra começar, ao ver o prumo na mão de Zorobabel (Zacarias 4:10). Se a ênfase primeiro fosse revestir de ouro partes do Templo saqueado, este alvo seria grande demais para começar uma obra que exigiria muitos recursos e tempo!


2. Priorize a vontade de Deus! Por mais louvável que seja iniciar um projeto realista e de grande benefício geral, precisamos manter sempre Deus em primeiro lugar, a cada passo do caminho. Assim nos ensina o apóstolo Tiago: Como sabem o que será de sua vida amanhã? A vida é como a névoa ao amanhecer: aparece por um pouco e logo se dissipa. O que devem dizer é: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isso ou aquilo" (Tiago 4:14,15).


3. Consulte conselheiros sábios! Esta recomendação de Salomão não tem o objetivo de desorientar você, ouvindo opiniões de todo mundo. Ao contrário, previne para não ouvir fofoqueiros e selecionar pessoas comprovadamente experientes: O fofoqueiro espalha segredos, mas a pessoa confiável sabe guardar confidências. Sem uma liderança sábia, a nação cai; ter muitos conselheiros lhe dá segurança (Provérbios 11:13,14). Ouvir antes bons amigos é muito melhor do que receber críticas posteriores de pessoas mal-intencionadas, que são denominadas “engenheiros de obras prontas”.


4. Não se desvie pelas dúvidas, provocações e tentações! Neemias, o restaurador dos muros de Jerusalém, não chegou com grande pompa à cidade. Com discrição, visitou os escombros, falou com aliados, propôs um objetivo. Para ele, decidir o que fazer era: Sim, sim, isto é prioridade; não, não; isto não é essencial. Jesus mais tarde iria reforçar essa estratégia de comunicação do bom realizador (cf. Mateus 5:37). No meio da empreitada, após inúmeros ataques dos inimigos, estes queriam dialogar com Neemias, que assim respondeu a eles: Estou envolvido com uma obra muito importante e não posso ir. Por que eu deveria interromper o trabalho para me encontrar com vocês? (Neemias 6:3).


5. Conserve a simplicidade e a prudência! Um conselho comum para pessoas que começam a alcançar resultados planejados é esse: Não deixe o sucesso lhe subir à cabeça! Uma referência ao vexame que a embriaguez pode causar através do comportamento inadequado da pessoa. Ao utilizar uma figura de linguagem de contrastes, quando estivermos agindo no mundo como cristãos que somos, Jesus nos orienta: Ouçam, eu os envio como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam espertos como serpentes e simples como pombas (Mateus 10:16).


824 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page