top of page
  • ti3452

Domingo da Igreja Perseguida (DIP)



O Domingo da Igreja Perseguida (DIP) é um movimento nacional de oração em favor dos cristãos perseguidos idealizado pelo Irmão André, fundador da Portas Abertas. Estima-se que mais de 260 milhões de cristãos enfrentam algum tipo de perseguição. Eles precisam de você e de sua igreja.


A data varia de ano a ano, pois acontece no domingo depois do Pentecostes. Isso porque Atos 4 marca o início da perseguição aos cristãos logo após a descida do Espírito Santo, com a prisão de Pedro e João. Simbolicamente, então, afirma-se que esse foi o “início” da Igreja Perseguida.

Excepcionalmente este ano, devido a pandemia da COVID-19, a data foi alterada de 7/6 para 13/9.


Segundo o Portas Abertas, dos 50 países da Lista Mundial da Perseguição 2020, 41 têm a opressão islâmica como tipo de perseguição. O extremismo islâmico representa a maior ameaça à igreja, ameaça que não está restrita ao Oriente Médio, mas que permeia grande parte da África Subsaariana e Sudeste Asiático, bem como todo o Norte da África e Ásia Central. Além disso, se estende também a países que não são majoritariamente muçulmanos, mas têm uma forte presença islâmica, como China e Índia.




A perseguição aos cristãos é forte e tem diferentes faces. Eles enfrentam violência e são agredidos, e há a constante pressão da família dizendo que o que estão fazendo é errado.


Existe um movimento muçulmano fundamentalista que quer implementar a sharia (conjunto de leis islâmicas) e varrer os cristãos do continente asiático. De certa forma, a igreja foi condenada à morte, mas não com uma bala, uma cadeira elétrica ou uma forca. O método deles é bem mais cruel, feita aos poucos – um ataque a uma igreja aqui, uma mulher sequestrada ali, uma criança abusada de cada vez, um mártir morto de cada vez.


Em meio a tudo isso, há uma igreja de cristãos ex-muçulmanos; uma igreja apaixonada mas secreta e silenciada. É por eles que queremos clamar e é com eles que queremos nos envolver mais profundamente nessa caminhada do Domingo da Igreja Perseguida 2020.

Vem com a gente?


Nesse domingo dia 13 de setembro estaremos levantando um grande clamor por todos os cristãos perseguidos em todo mundo. Junte-se a nós!






213 visualizações0 comentário
bottom of page