MATEUS 9.14-17 / MARCOS 2.18-22 / LUCAS 5.33-39
A regra de vida de Cristo era absolutamente centrada em sua liberdade e santidade. A santidade do Senhor não era de aparência. Ele é a santidade e a expressão dela na totalidade.
Como autor da vida abundante e mestre da liberdade, em nenhum momento ele se submeteu às regras mecânicas e minuciosas da instituição religiosa, guardiã da santidade cerimonial; pelo contrário, o Mestre abriu o caminho para a emancipação espiritual dos apóstolos, enquanto removia os costumes da religiosidade opressora.
A passagem que examinaremos em Lucas 5.33-39 (e textos paralelos de Mateus e Marcos) fala-nos do embate de Jesus com os religiosos de plantão. Todavia, é importante notar que o Mestre dialogou, habitualmente, com a lei de Moisés; a objeção estava no âmbito das tradições dos anciãos (líderes religiosos) as quais figuravam como um suplemento ilegítimo à revelação original.
O ensinamento do Mestre apresenta-se em confronto direto com a tradição dos anciãos de Israel. Sua abordagem acerca do jejum, das purificações cerimoniais e da santificação do sábado, deixa em evidência a exuberância do evangelho e coloca nas sombras as obras mortas da religião e da santidade farisaica.
Com autoridade, o Mestre expõe a natureza da verdadeira santidade. É o que vamos explorar nesta reflexão.
(Leia o estudo completo... baixe o PDF)
confira o conteúdo em podcast:
Classe De Exposição Bíblica
Nossa proposta de ensino é a “exposição bíblica”. O significado desta modalidade é bem simples: estudar a Bíblia Sagrada respeitando a estrutura natural, a mensagem central e a vontade do Espírito Santo expressa em cada livro que a compõe.
A exposição bíblica está representada na frase “toda a vontade de Deus” (Atos 20.27, NVI). Conhecer e praticar a Palavra de Deus deve ser o alvo de todo discípulo de Cristo e este é o propósito da leitura, meditação e estudo da Palavra em toda a sua extensão.
Conheça nosso Professor Pr. Luciano Duarte
Ministro cristão por 41 anos. Formação acadêmica em Teologia: Seminário e Instituto Bíblico da Igreja do Nazareno (SIBIN) e em Ciências Sociais: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Carreira: ministério pastoral, docência teológica e superintendência distrital.
É membro da Igreja do Nazareno por de 47 anos.
venha para a EBD ONLINE
INCC & EXTENSÕES
todos os domingos às 09h00
Comments