• INCC

EBD I Estudo 14: Sobre a Natureza da Verdadeira Santidade


MATEUS 9.14-17 / MARCOS 2.18-22 / LUCAS 5.33-39

A regra de vida de Cristo era absolutamente centrada em sua liberdade e santidade. A santidade do Senhor não era de aparência. Ele é a santidade e a expressão dela na totalidade.


Como autor da vida abundante e mestre da liberdade, em nenhum momento ele se submeteu às regras mecânicas e minuciosas da instituição religiosa, guardiã da santidade cerimonial; pelo contrário, o Mestre abriu o caminho para a emancipação espiritual dos apóstolos, enquanto removia os costumes da religiosidade opressora.


A passagem que examinaremos em Lucas 5.33-39 (e textos paralelos de Mateus e Marcos) fala-nos do embate de Jesus com os religiosos de plantão. Todavia, é importante notar que o Mestre dialogou, habitualmente, com a lei de Moisés; a objeção estava no âmbito das tradições dos anciãos (líderes religiosos) as quais figuravam como um suplemento ilegítimo à revelação original.


O ensinamento do Mestre apresenta-se em confronto direto com a tradição dos anciãos de Israel. Sua abordagem acerca do jejum, das purificações cerimoniais e da santificação do sábado, deixa em evidência a exuberância do evangelho e coloca nas sombras as obras mortas da religião e da santidade farisaica.



Com autoridade, o Mestre expõe a natureza da verdadeira santidade. É o que vamos explorar nesta reflexão.

(Leia o estudo completo... baixe o PDF)


Reflexão 014 - Jesus, o artífice do novo homem - Sobre a natureza da verdadeira santidade ef
.pdf
Download PDF • 842KB






confira o conteúdo em podcast:

Clique aqui


Classe De Exposição Bíblica

Nossa proposta de ensino é a “exposição bíblica”. O significado desta modalidade é bem simples: estudar a Bíblia Sagrada respeitando a estrutura natural, a mensagem central e a vontade do Espírito Santo expressa em cada livro que a compõe.


A exposição bíblica está representada na frase “toda a vontade de Deus” (Atos 20.27, NVI). Conhecer e praticar a Palavra de Deus deve ser o alvo de todo discípulo de Cristo e este é o propósito da leitura, meditação e estudo da Palavra em toda a sua extensão.


Conheça nosso Professor Pr. Luciano Duarte


Ministro cristão por 41 anos. Formação acadêmica em Teologia: Seminário e Instituto Bíblico da Igreja do Nazareno (SIBIN) e em Ciências Sociais: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Carreira: ministério pastoral, docência teológica e superintendência distrital.

É membro da Igreja do Nazareno por de 47 anos.





venha para a EBD ONLINE

INCC & EXTENSÕES

todos os domingos às 09h00

Veja aqui, todos os links para a reunião no zoom, das

CLASSES DE EBD ONLINE:

https://www.nazareno.com.br/post/ebd-on-line-conectados-na-palavra-1

18 visualizações0 comentário