top of page
  • ti3452

EBD I Estudo 16: A Videira e os Ramos

Amados! Que o Espírito Santo nos encaminhe à fonte cristalina das últimas palavras do Mestre a seus discípulos e, a partir delas, exercitemos nossa obediência a Jesus e o compromisso com ele, o Senhor de nossas vidas. A narrativa do ministério privado de Jesus com seus discípulos abrange os capítulos treze a dezessete do evangelho de João.


Neste discurso o Senhor consola e instrui o grupo apostólico, tendo em vista a proximidade de sua partida para o Pai. Tendo Judas se retirado do cenáculo, o Senhor fala com os onze acerca da casa de muitos aposentos; da divina Trindade vindo habitar nos crentes; da videira e seus ramos e do que diz respeito a tristezas e alegrias que lhes sobreviriam.


Certamente, o treinamento dos discípulos atingia o seu ápice. O Mestre revela-lhes que o segredo da missão apostólica estava na união vital com a sua pessoa, demonstrado na relação orgânica Videira—Ramos. Disse-lhes: permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Experiência que F. F. Bruce chamou de “habitação recíproca”, ou “inerência mútua”.


Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai conceda a vocês o que pedirem em meu nome. (JOÃO 15.16 – NVI)


A vida do discípulo é uma vida arraigada em Cristo:

  • O Mestre expressou seu pensamento de forma figurada, ao falar sobre “A videira e os ramos”. Alegoria é a palavra apropriada.

  • A referência à videira pode sugerir que o Senhor caminhava com seus discípulos em meio a vinhedos, após a primeira Ceia do Senhor.

  • “Videira verdadeira” – imagem que nos translada para o plano espiritual, no qual Cristo é a realidade suprem

(Leia o estudo completo... baixe o PDF)

Reflexão 016 - Jesus, o artífice do novo homem - Missão apostólica_natureza_dificuldades_a
.
Download • 873KB





confira o conteúdo em podcast:


Classe De Exposição Bíblica

Nossa proposta de ensino é a “exposição bíblica”. O significado desta modalidade é bem simples: estudar a Bíblia Sagrada respeitando a estrutura natural, a mensagem central e a vontade do Espírito Santo expressa em cada livro que a compõe.


A exposição bíblica está representada na frase “toda a vontade de Deus” (Atos 20.27, NVI). Conhecer e praticar a Palavra de Deus deve ser o alvo de todo discípulo de Cristo e este é o propósito da leitura, meditação e estudo da Palavra em toda a sua extensão.


Conheça nosso Professor Pr. Luciano Duarte


Ministro cristão por 41 anos. Formação acadêmica em Teologia: Seminário e Instituto Bíblico da Igreja do Nazareno (SIBIN) e em Ciências Sociais: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Carreira: ministério pastoral, docência teológica e superintendência distrital.

É membro da Igreja do Nazareno por de 47 anos.





venha para a EBD ONLINE

INCC & EXTENSÕES

todos os domingos às 09h00


Veja aqui, todos os links para a reunião no zoom, das

CLASSES DE EBD ONLINE:

205 visualizações0 comentário
bottom of page