top of page
  • Foto do escritorPatrícia Cury

Escola Bíblica de Missões: Expandindo a Missão de Deus para o Mundo!



Participe da Missão de Deus.
Qual é seu propósito de vida aqui na terra? Você já perguntou a Deus o que Ele quer que você faça e você sabe quem você é? Quantas perguntas, não é?!
A classe de missões da Escola Bíblica Dominical vem com o propósito de encontrar essas e outras respostas na Palavra de Deus.  


A classe conta com uma equipe de professores e a responsável da classe de missões, Regina Martins. Além desses professores fixos, a classe convida missionários da Igreja do Nazareno Central de Campinas (INCC) e de outras denominações que estão em promoção missionária, visita ou férias no Brasil para ministrar, testemunhar o que Deus tem feito no campo através da vida e ministério que o Senhor confiou a eles e contar os desafios do campo missionário.


A classe também conta com duas secretárias facilitadoras com o objetivo de auxiliar os alunos e professores para o melhor desenvolvimento e organização das aulas, além de facilitar a comunicação entre eles com os recursos tecnológicos.


O objetivo da classe de missões, além de buscar responder as perguntas iniciais, é educar e capacitar cada integrante da classe a participar da Missão de Deus global e local. A classe trabalha com os 4 pilares do ministério internacional que constituem a logomarca da MNI (Missões Nazarenas Internacionais): oração, discipulado, ofertas e educação.


No primeiro pilar está a oração. Nos primeiros 15 minutos da aula, a Gun Birgitta Mendes, carinhosamente chamada de Gitta, apresenta o país da semana que as Missões Nazarenas Internacionais da Central trazem semanalmente para intercederem juntos. Por meio do uso de slides, a Gitta mostra o mapa do país, sua localização, área, população, capital, idioma oficial, urbanização, religiões, número de evangélicos e se existe a tradução da Bíblia na língua nativa.

Além disso, os alunos ficam informados há quanto tempo existe a igreja nazareno no país, o número de conversões, batismos, membros, igrejas organizadas, ministros ordenados, licenças distritais, os motivos de gratidão e oração.


No segundo pilar, o discipulado, os alunos compreendem a importância de obedecer ao mandato deixado por Jesus Cristo em Mateus 28:18-20: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" e em Atos 1:8 em que Ele diz “...receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra".


No terceiro pilar, as ofertas, os alunos aprendem a importância de ofertar na vida e ministério dos missionários. Ao receber algum missionário em sala presencial ou virtual, cada pessoa da classe é incentivada a ofertar um abraço, um sorriso e seus recursos. Existe também a prática de ofertar na vida uns dos outros presenteando os aniversariantes, alunos e líderes da classe. A classe também prepara um tempo de comunhão durante um café da manhã ou da tarde a cada semestre em que cada pessoa leva, como oferta, um item para o café. A classe ainda é ensinada sobre as ofertas levantadas em todas as igrejas do Nazareno do mundo (Fundo de Evangelismo Mundial (FEM), Alabastro, Páscoa e Ação de Graças).


No quarto pilar, a educação, os alunos aprendem a cumprir uma das ordenanças do Pai de continuar a tarefa que Cristo deixou para a Igreja: "E disse-lhes: 'Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas", Marcos 16:15. A melhor maneira de cumprir a Grande Comissão (Mateus 28:18-20) é pela revelação e compreensão da Palavra de Deus e Sua vontade. Para participar da Missão de Deus e conhecer o privilégio que há para os filhos de dEle, é necessário que, por meio da educação e do ensino, os alunos aprendam o que a Bíblia diz. A classe de missões usa a Bíblia e livros que ensinam sobre a Missão de Deus de autores que são referências na área de missões.

A classe conta com um grupo de WhatsApp onde estão reunidos alunos, líderes da classe, missionários da INCC e oferece o cuidado missionário para que cada integrante tenha a oportunidade de caminhar e cuidar do missionário por meio de seu tempo, talento e recursos. Além disso, os alunos são incentivados a orar pelos missionários da INCC e, quinzenalmente, toda a classe é convidada para um encontro de oração uns pelos outros e pelos pedidos dos missionários.


“A classe de missões, através dos estudos específicos, testemunhos de missionários e das orações intercessoras, me aproximaram dos irmãos que levam as boas novas de salvação a outros povos e culturas. Louvo a Deus pela EBD de Missões”, disse a aluna Vera Lúcia G. Martins.


“A classe foi um presente de Deus nos meus 50 anos de conversão. Material edificante apresentado por pessoas competentes e comprometidas com missões. Além disso, foi uma oportunidade de não ser "apenas ouvinte": tivemos ocasião de orar, contribuir e viver de perto missões, com suas alegrias e dificuldades. E agora só posso desejar que essa semente seja plantada em muitos corações na INCC no ano da expansão”, testemunhou Elaine Carvalho.


“A classe de missões foi bênção para a minha vida esse ano que passou. Missões é a tarefa da Igreja de Jesus de anunciar as boas novas da salvação a todos os povos até que Ele venha. Foi importante a conscientização desse objetivo e das necessidades dos missionários que se colocam sob a direção do Espírito Santo para essa tarefa”, falou o aluno João Gomes Martins.


“Ouvir os testemunhos dos missionários na classe é sempre enriquecedor. Entre tantas ministrações abençoadoras que recebemos na classe em 2023, destaco o que foi dito pela missionária pastora Sônia Ferreira Leal (Sussuapara – PI): “Cada passo foi dado obedecendo a direção de Deus e a obra foi crescendo”. Esta frase é para mim um alerta e um alento, ela me lembra da importância da obediência ao Pai e me assegura que dela se colhem frutos”, disse a presidente de Missões da INCC Selma Vieira.


“No ano de 2023, eu tive uma experiência muito maravilhosa quando fui chamado para participar da classe de missões. Tive contatos com pessoas incríveis que amam pessoas e muito dedicadas na obra do Senhor Jesus”, disse o aluno Luis Augusto Moraes.


“Na classe de missões em 2023, a marca mais profunda deixada em cada um que frequentou, foi o chamado para Oração. Em cada aula, em cada exposição com cada professor, fomos despertados a conhecer povos que necessitam de salvação e levados a orar por eles. E não somente orar, mas conhecê-los, conhecer nossos missionários, vocacionados e estar junto a eles com o propósito de tornar Cristo conhecido. Nossa oração continuará sendo sempre para o despertar de toda a igreja para MISSÔES, pois isso está no coração de Deus”, declara uma das professoras da classe de missões Ângela Maria Barreto.


“Em 2023, tive a oportunidade de participar da Classe de Missões e ser ministrada através de pessoas que amam e se importam com a Obra Missionária. Nesse ambiente me senti acolhida e impactada, pois muitas memórias foram revividas com relação ao meu chamado e pude vivenciar momentos de paz, gratidão e convicção. Na última aula do ano, pude compartilhar um breve relato da minha história. No momento em que terminei de compartilhar com o grupo meu testemunho e fomos orar, agradeci ao Senhor, porque tinha certeza, em meu coração, que estava sentada naquela classe de missões como resposta da oração daquelas pessoas que se importam e clamam por todos os pastores e missionários que estão no campo”, falou a aluna rev. Geisa Gabriela Oliveira.


Em janeiro, a classe de missões recebeu a missionária Raimunda Nonata e haverá uma experiência diferente. Os alunos vão ter a experiência de conduzir uma aula e, nos dois últimos domingos do mês, eles vão aprender como se tornar um cristão global. Em fevereiro de 2024, inicia oficialmente o semestre e a classe vai receber a visita de missionários da INCC.


A partir de março, a classe vai trabalhar com as lições bíblicas “Até os Confins da Terra” – Pregando o Evangelho a Todos os Povos até a Volta de Cristo, um material produzido por uma editora cristã evangélica brasileira.


Participe da classe de missões da INCC (igreja do Nazareno Central de Campinas) e expanda a sua visão de Deus e do mundo. 


O início oficial do semestre é a partir de domingo, dia 4 de fevereiro, às 9h.


A classe fica na saída do estacionamento da igreja.


EduLife em Expansão – Atos 12:24:

“...a palavra de Deus crescia e multiplicava”.


Acompanhe as novidades da classe de missões pela Instagram @mnicentralbr.


183 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page