top of page
  • ti3452

Estudo GC 11: Somos Sal do Mundo


VERSÍCULO CHAVE:

“— Vocês são o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor?

Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.”

Mateus 5:13

Que influência poderiam exercer as pessoas descritas nas bem-aventuranças, neste mundo violento e agressivo? Que bem duradouro poderiam proporcionar o humilde e o manso, os que choram e os misericordiosos, ou aqueles que tentam fazer paz e não guerra? Não seriam simplesmente tragados pela enchente do mal? O que poderiam realizar aqueles cuja única paixão é um apetite pela justiça, e cuja única arma é a pureza de coração? Essas pessoas não seriam frágeis demais para conseguir realizar alguma coisa, especialmente se constituem uma minoria no mundo? É evidente que Jesus não participava desse ceticismo.

Agora Jesus deixa de pronunciar bênçãos e passa a comunicar responsabilidades. Jesus faz uma transição daquilo que somos para aquilo que fazemos. O cristão só é relevante quando vive totalmente diferente dos padrões do mundo.


Jesus usa duas metáforas eloquentes para descrever a influência do cristão no mundo. A primeira delas é o sal, que trata de sua influência interna. A segunda é a luz, que descreve sua influência externa. O sal influencia sem ser visto. A luz influencia sem deixar de ser vista. O sal influencia ao infiltrar-se. A luz influencia ao irradiar-se. O sal, embora não possa ser visto, é sentido. A luz, embora não possa deixar de ser vista, é reveladora.


O cristão é o sal da terra (5.13)


A mais evidente característica geral do sal é que ele é essencialmente diferente do meio em que é posto. Seu poder está precisamente nessa diferença. Como o sal da terra, o cristão possui várias funções importantíssimas, as quais passamos a descrever a seguir:


1. Em primeiro lugar, o sal é antisséptico e inibe a decomposição


Quando Jesus proferiu esse discurso, não havia refrigeração. A única maneira de preservar os alimentos da decomposição era o uso do sal. O sal impede a putrefação dos alimentos, preservando-os. Ainda hoje apreciamos a carne de sol. O sal a preserva e lhe dá sabor. A presença do cristão no mundo refreia o mal. O cristão tem um papel antisséptico no mundo. Sua influência impede que o mundo deteriore em sua galopante corrupção. Uma das tarefas do cristão é impedir que o mundo se autodestrua.


Os discípulos são chamados a serem purificadores morais em um mundo em que os padrões morais são baixos, instáveis ou mesmo inexistentes. Não somos chamados a ser o mel do mundo, mas o sal da terra. O sal precisa ser esfregado na carne e, quando isso acontece, ele arde, mas seu resultado é preservador. O cristão não é sal no saleiro, mas sal da terra. O sal precisa entrar em contato com aquilo que deve ser salgado para exercer o seu papel. O cristão não influencia o mundo isolando-se dele, mas entrando em contato com ele, sendo diferente dele, penetrando nele com sua influência sanadora.


Muitas pessoas, ao se tornarem cristãs, isolam-se das outras pessoas, trancam-se numa estufa, numa redoma de vidro e se tornam sal no saleiro. Elas não se apresentam, não se inserem, não influenciam, não salgam. Tornam-se antissociais e antiespirituais. Ninguém pode acusar a carne fresca de deteriorar-se. Ela não pode fazer nada. O ponto importante é: onde está o sal?


2. Em segundo lugar, O sal é condimento e dá sabor


Uma comida insossa (que não tem ou que tem muito pouco sal; "não aguentava mais a comida do hospital"; que não tem graça; desinteressante, tedioso, monótono.). O sal tem o papel de dar sabor aos alimentos. Torna o alimento apetitoso, agradável ao paladar. O mundo está cansado de seu próprio pecado. O pecado cansa. O pecado adoece. O pecado escraviza. A presença do cristão no mundo, refletindo nele a glória de Deus, revela às pessoas uma qualidade de vida superlativa.


É mostrar ao mundo que a vida com Deus é deleitosa e demonstra que só na presença de Deus há plenitude de alegria e delícias perpetuamente. É importante ressaltar, que se a comida sem sal é intragável, uma comida com excesso de sal também é insuportável.


O cristão não foi chamado para condenar o mundo, mas para demonstrar ao mundo o amor de Deus e chamar as pessoas do mundo ao arrependimento e à fé salvadora.


3. Em terceiro lugar, o sal provoca sede.


O sal tem a capacidade de provocar sede. Vivemos num mundo caído, onde as pessoas não têm sede pelas coisas espirituais e nem apetite pelo pão do céu. A presença do cristão no mundo deve provocar esse interesse pelas coisas de Deus.


4. Em quarto lugar, o sal para ser útil precisa conservar sua salinidade


A eficácia do sal é condicional. Ele precisa conservar sua salinidade. O cloreto de sódio é um produto químico muito estável, resistente a quase todos os ataques. Mesmo assim, pode ser contaminado por impurezas, tornando-se, então, inútil e até mesmo perigoso. O que perdeu a sua propriedade de salgar não serve nem mesmo para adubo. E óbvio que a salinidade do cristão é o seu caráter transformado pela graça, conforme descrito nas bem-aventuranças. Se os cristãos forem assimilados pelo mundo em vez de influenciarem o mundo, perderão complemente sua utilidade.


O Senhor nos chama a fazer a diferença neste mundo, sendo um agente de transformação pela Palavra de Deus e pelo nosso testemunho. Nós podemos através de uma vida salinizada, influenciar a sociedade com os princípios cristãos ensinados por Jesus.


PARA PENSAR:


8. Qual a relação entre a função do sal e a tarefa do cristão?

9. Como o sal traz sabor ao alimento, como o cristão pode fazer a diferença no mundo?

10. Assim como o sal dá sede, as pessoas têm sede de Deus? Como podemos ajudar as pessoas ao nosso redor a saciarem a sede?

11. Como podemos ser sal, dar gosto e não deixar influenciar ou até mesmo não apodrecer nos ambientes em que vivemos?

12. Como você exerce seu papel de “sal”, lembrando dos padrões das bem-aventuranças: na família, no trabalho e em seus relacionamentos?

13. Você tem conservado seu poder influenciador?

14. Você tem se infiltrado e participado de forma consistente na sociedade e agido com os princípios cristãos ensinados por Jesus?


 


NOSSO CONVITE Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!


Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!


LINK DE INSCRIÇÃO: https://bit.ly/inccgc


 

Europa, Estados Unidos & Canadá, e agora, África! Grupos de Comunhão Internacionais


"... sem barreiras para a comunhão"




Você não foi enviado para este país por acaso, Deus quer te usar para juntos fazermos discípulos de todas as nações!





Outras informações sobre os GCs Internacionais entre em contato:

  • Pr. Cleber Soares

  • Whats: +55 (019)981510850

  • E-mail: cleberfsoares@gmail.com

684 visualizações0 comentário
bottom of page