• INCC

Estudo GC 12: Somos a Luz do Mundo


VERSÍCULO CHAVE:

“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. "

Mateus 5:14-16


Quando pensamos em luz o que você lembra de imediato? Lâmpada, vela ou o sol?


Em 21/10/1879 Thomas Edison inventou a lâmpada., mas Jesus não disse que deveríamos ser lâmpadas, elas não existiam ainda, mas sim luz para o mundo. Uma influência externa. A luz influencia ao irradiar-se. Ela não pode deixar de ser vista, ela é reveladora.

Os cristãos são a luz do mundo

A luz tem três funções primordiais: ser vista por todos, servir de guia e servir como advertência. Entre todas as coisas criadas, a luz é a mais útil. A luz fertiliza o solo. A luz guia. A luz reanima. A luz foi a primeira coisa que Deus trouxe à existência.(Gênesis 1:3) Sem a luz, este mundo seria um vazio obscuro. Se o cristão influencia ao inserir-se no mundo como sal, ele é visto também como a luz. Sua mensagem aponta o caminho a seguir, e seu testemunho adverte acerca dos perigos ao longo do caminho.


O cristão exerce um papel ativo de transformação no mundo. A vida do cristão é sua primeira mensagem. O exemplo é mais importante do que a atividade. “A palavra convence, mas o exemplo arrasta.” O apóstolo Paulo diz que devemos resplandecer como luzeiros no mundo (Filipenses 2:15). Essa luz inclui o que o cristão diz e faz, ou seja, o seu testemunho verbal e as suas boas obras.



A luz para ser útil não pode ser escondida. O cristão precisa ser como uma cidade edificada sobre o monte ou como uma luz no velador. O cristão não pode se esconder, mas deve resplandecer.


Somos a luz do mundo, e a nossa luz deve refletir Cristo. Afinal, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” João 8:12. Na medida em que espargimos no mundo a luz de Cristo, por meio do amor ao próximo e das boas obras, o Pai é glorificado no céu e os homens são servidos na terra. O mundo está em trevas e precisa de luz. O diabo cegou o entendimento dos incrédulos. O reino do diabo é o reino das trevas (Colossenses 1:13). Ele é o príncipe das trevas. As pessoas andam em trevas. Suas obras são conhecidas como obras das trevas.


A metáfora da luz nos leva a algumas lições, vejamos:


1. A luz é símbolo da verdade.


O mundo jaz no maligno, e o diabo é o pai da mentira. Seu reino é reino de trevas. Mentiras filosóficas, morais e espirituais mantêm as pessoas prisioneiras do engano. A verdade é luz. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não podem prevalecer contra ela.


2. A luz é símbolo da pureza.


As trevas escondem a sujeira do pecado. O pecado é imundo. A iniquidade se aninha sob as asas da escuridão. Adultérios, roubos, assassinatos, mentiras, maldades e promiscuidades são maquinados e praticados debaixo do manto das trevas. Mas, aonde a luz chega, ela vence as trevas, revela tudo que estava escondido pelas trevas e produz limpeza e purificação. A escuridão não é páreo para a luz. A luz é símbolo de pureza.


3. A luz é símbolo de vida.


Não há vida sem luz. Não houvera luz, e não haveria o fenômeno da fotossíntese. Sem fotossíntese, não haveria plantas e, sem elas, não haveria a oxigenação e, sem a oxigenação, não sobreviveríamos. Logo, a presença do cristão no mundo é que mantém no mundo a vida. Para influenciar o mundo, o cristão precisa ser antes de fazer, ter a vida certa, e não apenas a doutrina certa.


4. A luz é símbolo de direção

Nos aeroportos do mundo inteiro, as pistas são iluminadas e circunscritas pela luz, a fim de que o piloto possa pousar com segurança. A luz aponta a direção certa a seguir. Quem anda na luz, sabe para onde vai. Quem anda na luz, não tropeça. O cristão, mesmo não tendo luz própria como a lua, reflete no mundo a luz de Cristo. Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” João 8:12


5. A luz é símbolo de alerta


A luz é colocada nas estradas sempre que um perigo está à frente. A luz alerta sobre o perigo e avisa aos viajantes sobre a necessidade de cautela. Assim, o cristão proclama ao mundo sua voz profética. O cristão exerce o papel de atalaia, mostrando ao mundo o perigo grande e grave de viver despercebidamente no pecado.


Provérbios 13:9 diz que “A luz dos justos brilha intensamente, mas a lâmpada dos perversos se apagará”, e Apocalipse 22:5 nos fala que : “Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz da candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos”.

Temos que brilhar em nosso viver aqui na Terra, pois, quando chegarmos ao céu, brilharemos com a luz do próprio Senhor Deus. Continue brilhando, mais e mais, até chegarmos diante do nosso Salvador e receber Dele a sua própria luz.


PARA PENSAR


Quando você pensa em luz, o que vem à sua mente?

• Quais as três funções primordiais da luz?

• O que significa resplandecer como luzeiros no mundo?

• Por que o diabo cegou o entendimento das pessoas?

• Quais as metáforas da luz?

• Por que é tão importante continuar levando a luz de Cristo aos homens?



Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/gcincceextensoes/


NOSSO CONVITE Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!


Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!


LINK DE INSCRIÇÃO: https://bit.ly/inccgc



Europa, Estados Unidos & Canadá, e agora, África! Grupos de Comunhão Internacionais


"... sem barreiras para a comunhão"




Você não foi enviado para este país por acaso, Deus quer te usar para juntos fazermos discípulos de todas as nações!





Outras informações sobre os GCs Internacionais entre em contato:

  • Pr. Cleber Soares

  • Whats: +55 (019)981510850

  • E-mail: cleberfsoares@gmail.com