top of page
Igreja do Nazareno Central de Campinas

Estudo GC 17:A Interpretação de Jesus sobre a vingança

  • Foto do escritor: BOLETIM INCC
    BOLETIM INCC
  • 19 de mar. de 2021
  • 6 min de leitura

VERSÍCULOS CHAVE

“ — Vocês ouviram o que foi dito: “Olho por olho, dente por dente.” Eu, porém, lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém lhe der um tapa na face direita, ofereça-lhe também a face esquerda. Se alguém quer processar você e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém obrigar você a andar uma milha, vá com ele duas. Dê a quem lhe pede e não volte as costas ao que quer lhe pedir emprestado.”

Mateus 5:38-42

De onde você acha que vem a frase: “Olho por olho, dente por dente?” Você já imaginou como seria hoje a aplicação dessa lei? Quem feriu, seria ferido na mesma proporção. Quem matou alguém, seria morto da mesma forma. Pense um pouco mais como seria. Esse era o princípio de justiça no passado.


Mas Jesus, no Sermão do Monte, novamente dá seu ensino para aqueles que querem segui-Lo.

ree

Jesus começa citando uma das leis mais antigas, a lex talionis, a lei da reciprocidade direta, também contida no Código de Hamurabi. Podemos vê-la no Velho Testamento em Êxodo 21.23-25: “ Mas, se houver dano grave, então, darás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferimento por ferimento, golpe por golpe”. A mesma lei aparece em Levítico 24.19,20: “Se alguém causar defeito em seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito: fratura por fratura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará.”

ree

Esse princípio não tinha a intenção de encorajar a vingança, mas, sim, limitá-la, restringir a vingança ilimitada. A retaliação nunca era aplicada pela pessoa ferida ou por seus parentes, mas sempre por um juiz e/ou tribunal, Êxodo 19:18 E mais, essa lei não representa toda a ética do Antigo Testamento, como podemos ver em Levítico 19.18: “Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor”. Ainda em Provérbios 25.21: “Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber.”


Veja que Jesus troca a retaliação limitada por nenhuma retaliação. Ele a elimina para introduzir uma lei superior diante das injustiças sofridas. Jesus queria dizer que a vingança pessoal é tirada de nossas mãos.

Ele aplica este princípio de cinco maneiras:


1. Voltar a outra face (v.39)

2. Deixando a capa (v.40)

3. Caminhando a segunda milha (v.41) – 1 milha = 1.000 passos = 1,5 km

4. Dando ao que pede (v.42)

5. Emprestando ao que solicita (v.42)

ree

Jesus destaca quatro coisas vitais da vida: honra, vontade, bens inalienáveis e generosidade. Mesmo que as pessoas nos desonrem, ferindo nosso rosto; mesmo que as pessoas nos constranjam a andar, ferindo nossa vontade; mesmo que as pessoas tomem de nós a roupa do corpo, bem inalienável, devemos reagir de maneira superior ou transcendente, sendo generosos e suprindo as necessidades de quem precisa.. Porque o cristão não paga o mal com o mal, mas o mal com o bem. Romanos 12:17 “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens”.

Os versículos iniciais que lemos, mostram-nos a ética da vida cristã e o comportamento que deve distinguir um cristão de outros homens. O cristão não domina apenas suas ações, mas também suas reações.

ree

1. Voltar a outra face (v.39)

Não nos ocorrerá com muita frequência encontrar-nos com alguém que nos dê bofetadas, mas vez ou outra no curso da vida receberemos insultos de maior ou menor proporção. Bater na face é um sinal de desonra. Não reconhecer seu valor, não receber agradecimento por algo que fez, não ser citado num evento que organizou ou idealizou, não ser chamado a assentar-se no lugar que deveria ser seu. Jesus nos está dizendo aqui que o cristão precisa ter aprendido a não experimentar ressentimento, seja qual for o insulto que receber, e a não procurar vingar-se de maneira alguma. Os discípulos de Cristo, sofrendo um mal, ao invés de procurarem vingar-se, devem estar preparados a sofrer outro mal com paciência. Bem-aventurados os mansos (Mateus 5:5). Cristo foi insultado em João 18:22 e seus discípulos aprenderam com o Mestre. Veja I Coríntios 4:9-13 – “Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar..... nós, desprezíveis. Até a presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez; e somos esbofeteados, e não temos morada certa...”


2. Deixando a capa (v.40)

O judeu se vestia com uma túnica (roupa interior), que servia como fiança num empréstimo. Mas a roupa externa (a capa), servia como proteção e cobertor, em especial à noite, quando o frio era presente. O ensino de Jesus é que, se alguém quisesse processar a outrem, era melhor que este último não somente desse o que à primeira vista tinha direito, mas até algo de maior valor, esperando que , agindo assim, pudesse evitar o desenvolvimento de um espírito maldoso e egoísta. É melhor ao cristão que faça assim do que venha a criar um estado de más relações com outra pessoa. É melhor perder coisas materiais do que sua boa consciência e integridade.


3. Caminhando a segunda milha (v.41)

Existia, na época, um costume romano que quando enviavam emissários de um lugar para outro lugar desconhecido dos emissários, requeria-se que um representante da localidade viesse recebê-los, acompanhá-los e transportasse suas bagagens até o destino designado, fornecendo cavalos e carruagens. Provavelmente Jesus estava ensinando que, devemos estar prontos a servir aos outros, quer o serviço seja razoável, quer seja árduo e difícil. Servir com a intenção de fazer mais do que as pessoas pedem ou esperam. Veja Colossenses 3:23: “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens”.


4. Dando ao que pede (v.42)

O princípio é que precisamos ajudar aos outros em suas necessidades. O próprio Deus outorga bênçãos àqueles que nada merecem. Mateus 5:45 diz “... ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos”. Deus nos amou a tal ponto que deu Seu Filho para morrer em nosso lugar quando éramos inimigos de Deus. Veja o que diz I João 3:17: “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?” “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” Tiago 4:17 . Nunca devemos nos negar a dar. Dar é tanto um privilégio como uma responsabilidade. “..é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar do que receber”. Atos 20:35.


5. Emprestando ao que solicita (v.42)

O verdadeiro discípulo de Jesus é generoso. Ele sabe que “o amor ao dinheiro é o princípio de todos os males” I Timóteo 6:10 Às vezes é melhor doar do que emprestar. Nem sempre o que pede terá recursos para pagar. Na cultura judaica não se permitia que um judeu cobrasse juros de outro (Êxodo 22:25). Vejam mais este versículo de Lucas 6:34: “E, se emprestais àqueles de quem esperais receber, qual é a vossa recompensa? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto”. A lei judaica previa as dádivas com uma disposição maravilhosa em Deuteronômio 15:7-11: “Quando entre ti houver algum pobre de teus irmãos, em alguma das tuas cidades, na tua terra que o Senhor, teu Deus, te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás as mãos a teu irmão pobre; antes, lhe abrirás de todo a mão e lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade.... Pois nunca deixará de haver pobres na terra; por isso, eu te ordeno: livremente abrirás a mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na tua terra.”


Jesus nos tira do desejo de vingança e nos leva a ter um coração generoso, compreensivo, doador e amoroso.


PERGUNTAS PARA PENSAR


1. Qual era o princípio da vingança no Antigo Testamento?

2. Quem é que podia exercer a vingança no Antigo Testamento?

3. Como Jesus ensina a respeito da vingança?

4. Qual deve ser a atitude do cristão com respeito à vingança?


Versículos para memorizar:


“ 19 Meus amados, não façam justiça com as próprias mãos, mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito: “A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.” 20 Façam o contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber; porque, fazendo isto, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele.”21 Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem..”

Romanos 12:19-21



ree

NOSSO CONVITE Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!


Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!


LINK DE INSCRIÇÃO: https://bit.ly/inccgc



Europa, Estados Unidos & Canadá, e agora, África! Grupos de Comunhão Internacionais


"... sem barreiras para a comunhão"


ree


Você não foi enviado para este país por acaso, Deus quer te usar para juntos fazermos discípulos de todas as nações!





Outras informações sobre os GCs Internacionais entre em contato:

  • Pr. Cleber Soares

  • Whats: +55 (019)981510850

  • E-mail: cleberfsoares@gmail.com


Contatos:


Mobilizador Projeto GC INCC & Extensões: Pr. Flavio Barbosa / Whats: +55 19 99846-2010

Secretarios: Marcelo / Whats: +55 19 99613-1626 e Pr. Antônio / Whats: +55 19 98160-0148

GCs Internacionais: Pr. Cleber Soares / Whats: +55 (019)981510850 /


Lideres de GC INCC & Extensões:

GC Central: Pr. Flavio Barbosa / Whats: +55 19 99846-2010

GC Comunidade da Esperança: Pr. Diego / Whats: +55 19 99880-4920

GC Cidade Universitária: Pr. Roberto / Whats: +55 19 98823-1757

CG Swiss Park: Pr. Wlamir / Whats: +55 19 98423-4071

 
 
 

Comentários


  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page