• INCC

Estudo GC 8: Misericordioso alcança misericórdia


VERSÍCULO CHAVE:

“— Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. ”

Mateus 5:7


OS MISERICORDIOSOS



As quatro primeiras bem-aventuranças tratam da nossa relação diante de Deus e são atitudes interiores (os humildes de espírito, os que choram, os mansos e os que tem fome e sede de justiça). A partir dessa bem-aventurança, falaremos sobre a nossa atitude diante dos homens. As primeiras tratam da questão do ser, essa progride para a questão do fazer. O evangelho cristão põe toda a sua ênfase na questão do ser, e não na questão do fazer. O evangelho dá muito maior importância às nossas atitudes do que às nossas ações. Depois de lançar os alicerces do ser, estamos, agora, prontos a examinar a questão do fazer. No cristianismo, o ser vem antes do fazer. Quem é, faz porque a fé sem obras é morta (Tiago 2:17).

Essa bem-aventurança é o fruto das outras quatro. Ao sermos transformados, começamos a ter fome e sede de justiça, e à medida que ansiamos pela justiça, nos tornamos misericordiosos Quando estamos abatidos como humildes no espírito, quando choramos, quando somos mansos e quando temos fome e sede de justiça, o resultado é que seremos misericordiosos para com os outros.


SERÁ QUE EU CORRO RISCO EM SER MISERICORDIOSO? QUAL O RISCO?


- O CONCEITO BÍBLICO DE MISERICÓRDIA


Misericórdia é lançar o coração na miséria do outro e estar pronto em qualquer tempo para aliviar a sua dor. É atender às necessidades, e não apenas senti-las. O maior exemplo de misericórdia foi demonstrado por Jesus. Ele curou os doentes, alimentou os famintos, abraçou as crianças, foi amigo dos pecadores, tocou os leprosos. Fez que os solitários se sentissem amados. Consolou os aflitos, perdoou os pecadores e restaurou os que haviam caído em opróbrio.


A misericórdia não é uma virtude natural. Por natureza, o homem é mau, cruel, insensível, egoísta, incapaz de exercer a misericórdia. Deus é o Pai de misericórdias (2 Coríntios 1:3). Dele procede toda misericórdia. A misericórdia não é sentimento nem palavras, mas ação. Devemos acudir ao necessitado. O Salmo 41:1-3 diz: “Bem-aventurado o que acode ao necessitado; O Senhor o livra no dia do mal. O Senhor o protege, preserva-lhe a vida e o faz feliz na terra; não o entrega à discrição dos seus inimigos. O Senhor o assiste no leito da enfermidade; na doença, tu lhe afofas a cama”. Devemos nutrir terna compaixão pelos necessitados. A Bíblia diz em Isaías 58:10 : “Se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia”.).


Paulo exorta os ricos: ... “pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir”. (1 Timóteo 6:18).


Por que devemos exercer misericórdia?


  1. Em primeiro lugar, devemos ser misericordiosos porque a prática das boas obras é o grande fim para o qual fomos criados (Efésios 2.10).

  2. Em segundo lugar, devemos ser misericordiosos porque pela prática da misericórdia nós resplandecemos o caráter de Deus, que é misericordioso. “Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai” (Lucas 6:36). “Deus se deleita na misericórdia” (Miquéias 7:18). Quando você demonstra misericórdia, reflete Deus em sua vida.

  3. Em terceiro lugar, Devemos ser misericordiosos porque a demonstração de misericórdia é um sacrifício agradável a Deus. A Bíblia diz: “Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz” (Hebreus 13:16).

  4. Em quarto lugar, devemos ser misericordiosos porque um dia daremos conta da nossa administração. A Bíblia diz que somos mordomos e vamos um dia comparecer perante o tribunal de Deus para prestar contas da nossa administração (Lucas 16:2).


Quais são as recompensas concedidas aos misericordiosos?


As pessoas receberão de Deus o que deram aos outros. Destacamos que o fato de que a recompensa da misericórdia não virá daqueles a quem ela foi ministrada, mas de Deus. A misericórdia sobre a qual se fala aqui não é uma virtude humana que traz sua própria recompensa. Não é essa a ideia. Então, o que o Senhor está querendo dizer? Simplesmente o seguinte: “Sejam misericordiosos com os outros, e Deus será misericordioso com vocês”. Deus é o sujeito da segunda frase.


Aquele que manifesta aos outros misericórdia, de Deus recebem misericórdia. Não são os homens que os recompensarão com misericórdia, mas Deus. O misericordioso abre as torneiras celestiais sobre a sua cabeça. Ele abre os celeiros do céu para abastecer a própria alma


Lembrem-se, temos: olhos para ver, coração para sentir e mãos para agir!


O seu coração é misericordioso? Avalie:


- Você sente a dor do outro?

- Abre-lhe o coração, a mão e o bolso?

- Você tem usado o que Deus lhe deu para abençoar as pessoas?

- O mundo tem sido melhor porque você existe?

- Existe alguém que você deixou ferido pelo caminho e que precisa da sua misericórdia?


Texto para reflexão sobre a misericórdia:


LUCAS 10:30-37

1. Quais as três dimensões de misericórdia exercidas pelo bom-samaritano?

2. Qual o retorno que o bom-samaritano esperava receber?

3. Porque o sacerdote e um levita (responsáveis por cuidar do Templo e pela adoração a Deus) não ajudaram aquele homem?

4. Que ensino você tirou para sua própria vida?






Veja o Estudo completo em PDF

+ Vídeo Aula





Estudo 8 - As bem aventuranças - A essên
.
Download • 463KB





NOSSO CONVITE Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!


Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!


LINK: https://bit.ly/inccgc



Europa, Estados Unidos & Canadá, e agora, África! Grupos de Comunhão Internacionais


"... sem barreiras para a comunhão"





Você não foi enviado para este país por acaso, Deus quer te usar para juntos fazermos discípulos de todas as nações!





Outras informações sobre os GCs Internacionais entre em contato:

  • Pr. Cleber Soares

  • Whats: +55 (019)981510850

  • E-mail: cleberfsoares@gmail.com

140 visualizações0 comentário