top of page
  • ti3452

Estudo GC 9: Felizes os limpos de coração e os pacificadores


VERSÍCULOS CHAVE:


" Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

" Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.”

Mateus 5:8-9


FELIZES OS LIMPOS DE CORAÇÃO

Mateus 5:8 - “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”


O Evangelho de Jesus Cristo interessa-se pelo estado do coração: toda sua ênfase recai sobre o coração. O coração ocupa o lugar central do Seu ensino. Precisamos nos lembrar de novo que a fé cristã, em última análise, não é somente uma questão de doutrinas, de entendimento, de intelecto, mas antes, é uma condição do coração. O Evangelho desvenda tudo quanto se oculta em nós!


Ora, quem são esses que são limpos de coração? Esses são, essencialmente, aqueles que se haviam lamentado devido à impureza dos seus corações, lembram do que estudamos dos humildes de espírito? Porquanto a única maneira de alguém vir a tomar-se possuidor de um coração limpo consiste em perceber quão impuro é o seu coração, e então lamentar-se por causa disso tão intensamente que vem a fazer aquilo que é a única coisa capaz de conduzi-lo à limpeza e purificação da sua alma, veremos adiante.



Essa bem-aventurança aborda a essência da vida cristã. Esse é o alvo final da vida: ver a Deus. Vamos interpretar esse texto com base em suas três expressões principais: “pureza”, “coração” e “verão a Deus”.


  1. Onde a pureza deve ser cultivada?

  2. O que significa pureza de coração?

  3. Como nossos corações podem tornar-se limpos?

  4. Qual é a recompensa de ter um coração puro?


Os puros verão a Deus no céu, os impuros nem nos céus entrarão!


É tempo de buscarmos a Deus e purificarmos os nossos corações através do sangue de Jesus Cristo que nos purifica de todo pecado! Como está o seu coração?






FELIZES OS PACIFICADORES

Bem-aventurados os pacificadores pois serão chamados filhos de Deus - Mateus 5:9


Ser feliz depende do meu sobrenome? Ou do que tenho, ou de onde trabalho? Ou das conquistas e sucesso que já consegui? Ou mesmo de não ter problema algum? Minha felicidade depende dessas coisas? O que Jesus continua ensinando para nós hoje sobre FELICIDADE entra em choque direto com o que nossa sociedade tenta nos ensinar. Tudo a nossa volta diz: isso te deixará feliz, enquanto Jesus diz que a forma como caminhamos é que nos deixará feliz. É a obediência que me leva a este lugar de felicidade. Trilhar esse caminho é garantia de felicidade, mas não é garantia de tranquilidade. Porque obedecer não é fácil. Ele não disse que seria fácil, mas que Ele estaria ao nosso lado. Ele disse: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” João 16:33.


O homem está em guerra com Deus, consigo mesmo, com o próximo. Há guerra e conflitos por todos os lados. A Paz de hoje desmorona amanhã, não temos paz política, nem paz social, muito menos paz dentro das nossas famílias. Não temos paz em lugar nenhum porque não temos paz com o nosso próprio coração. O ser humano busca por esse estado de paz. E essas guerras também estão no nosso coração. Nunca houve tantas doenças psicossomáticas como nos nossos dias. Nunca se vendeu tantos medicamentos para aliviar essas dores internas, na mente e no coração humano. As angústias, o medo, a depressão, crises de pânico e as tristezas aumentam progressivamente. Olhe à sua volta. Nunca se ouviu falar tanto em divórcio como nos nossos dias. A família está sendo deteriorada. Parece que a capacidade de vivermos juntos e em paz está diminuindo dia a dia. Após a segunda guerra mundial, em 1945, foi criada uma agência para a paz mundial, a ONU – Organização das Nações Unidas.

Desde sua criação não houve um só dia sequer de paz na Terra. Hoje vivemos guerras étnicas, tribais e religiosas. O mundo parece um barril de pólvora pronto para explodir. Este mundo precisa de paz.


Agora temos um outro tipo de guerra. Conflitos virtuais. A Era dos “hakers”, “Fake News”, conflitos distanciados, mas que ferem e destroem pessoas.


Que paz é essa que Jesus nos disse? “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” João 14:27 Deus está determinado a restaurar a paz. Jesus é a nossa paz. Ele veio para restabelecer essa paz. Isaías 53:5: “Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Na cruz ele restaurou a paz dos homens com o Criador. Fomos reconciliados com Deus, mas precisamos crer que Jesus é capaz de trazer a paz para o nosso coração. Creia Nele.


4 princípios para ser um pacificador:


  1. Honre a Deus

  2. Tira a trave do seu olho

  3. Converse com verdade e amor

  4. Trabalhe duro pela reconciliação


PARA PENSAR:


  • O que é ser limpo de coração

  • Onde a pureza deve ser cultivada?

  • O que significa pureza de coração?

  • Como nossos corações podem tornar-se limpos?

  • Qual a recompensa de ter um coração puro?

  • Que paz é essa que Jesus ensina?

  • Como ser um pacificador nos dias de hoje?

 




Veja o Estudo completo em PDF

+ Vídeo Aula




Estudo 9 - As bem aventuranças - A essên
.
Fazer download de • 518KB



NOSSO CONVITE Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!


Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!




 

Europa, Estados Unidos & Canadá, e agora, África! Grupos de Comunhão Internacionais


"... sem barreiras para a comunhão"





Você não foi enviado para este país por acaso, Deus quer te usar para juntos fazermos discípulos de todas as nações!





Outras informações sobre os GCs Internacionais entre em contato:

  • Pr. Cleber Soares

  • Whats: +55 (019)981510850

  • E-mail: cleberfsoares@gmail.com

1.795 visualizações0 comentário
bottom of page