top of page
  • ti3452

GC 19: A interpretação de Jesus sobre a justiça e as esmolas


VERSÍCULOS CHAVE:


Mateus 6:1-4 “Ensino a respeito das esmolas. 1 — Evitem praticar as suas obras de justiça diante dos outros para serem vistos por eles; porque, sendo assim, vocês já não terão nenhuma recompensa junto do Pai de vocês, que está nos céus. 2 — Quando, pois, você der esmola, não fique tocando trombeta nas sinagogas e nas ruas, como fazem os hipócritas, para serem elogiados pelos outros. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua recompensa. 3Mas, ao dar esmola, que a sua mão esquerda ignore o que a mão direita está fazendo, 4para que a sua esmola fique em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa.” Versão Nova Almeida Atualizada (NAA)


O capítulo 6 de Mateus, começa com Jesus ensinando sobre áreas da tradicional vida devocional religiosa, que inclui praticar a justiça e dar esmolas.


Ele adverte da devoção ostensiva (que é para ser mostrado ou visto) ou o formalismo mecânico, e Jesus então promove a obediência à Palavra de Deus. A chave para uma vida devocional autêntica, não é usar do fingimento, mas viver uma viver uma vida humilde à luz da vontade do Pai.


O Senhor há de presentear os seus com o chamado galardão, que são prêmios ou até mesmo presentes que Deus dá, mas ele não vem quando alguém está atrás de autopromoção.


Alguns princípios ensinados nesse texto:


1. Praticar a justiça (comportamento que é moralmente correto, não para ser visto pelos outros, mas para ser visto por Deus. Dicionários definem justiça como um comportamento que é justo ou reto. Esse comportamento é caracterizado pela aceitação dos padrões de moralidade, justiça, virtude ou integridade. O padrão bíblico de justiça humana, é a própria perfeição de Deus em cada atributo, cada atitude, cada comportamento, em cada palavra. Assim, as leis de Deus, como ensinadas na Bíblia, descrevem o Seu próprio caráter e como Deus mede a justiça humana.


A justiça agrada a Deus, pois Deus é justo e nele não há injustiça nenhuma. Uma palavra que é citada na bíblia algumas vezes, é a palavra iniquidade (aquele que é contrário à equidade, desigualdade, injustiça). Deus não se agrada da injustiça, pois a Sua natureza é justa. Isaías 59:2 “Mas as iniquidades de vocês fazem separação entre vocês e o seu Deus; e os pecados que vocês cometem o levam a esconder o seu rosto de vocês, para não ouvir os seus pedidos.”

A iniquidade afasta o homem de Deus.


Ilustração da viúva e o juiz em Lucas 18:6-8a “6Então o Senhor disse: — Ouçam bem o que diz este juiz iníquo. 7Será que Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? 8Digo a vocês que, depressa, lhes fará justiça.” Essa parábola ilustra a importância da oração e também que Deus faz justiça aos seus escolhidos que clamam de dia e de noite. Ele fará justiça depressa.


2. Viver a simplicidade, que é falta de ostentação, não a hipocrisia (pretendente ser o que não é), ou pretendendo acreditar ser alguma coisa que não é.

3. Ser generoso. Ofertar em amor e gratidão para o Pai Celeste que tem dado tudo para as pessoas. Não é necessariamente falar para a outra pessoa que é generoso ou que está ofertando. Não há necessidade de chamar a atenção dos outros quando alguém está ofertando. Dar ou ofertar é uma prática de fé com Deus. Nunca é dar para receber respeito ou para mostrar a sua própria importância. Dar não é negociar, mas ter uma atitude de gratidão a Deus. O Senhor há de suprir cada uma das necessidades reais, mas não as vaidades. Há recompensas eternas ao dar o dinheiro, o tempo, os talentos para o Reino de Deus sem esperar nada em troca. O Senhor dá todas as coisas sem que o homem mereça nada.


Duas ilustrações bíblicas sobre as ofertas:


1. A ilustração de Jesus sobre a oferta da viúva pobre, fala muito bem sobre esse contexto. Lucas 21:1-4 “1Jesus estava observando e viu os ricos que lançavam seu dinheiro na caixa de ofertas. 2Viu também certa viúva pobre lançar ali duas pequenas moedas. 3Então Jesus disse: — Em verdade lhes digo que esta viúva pobre deu mais do que todos. 4Porque todos esses deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento.” Jesus estava observando as pessoas colocarem as suas ofertas no Gazofilácio – que era um cofre onde se depositavam as ofertas no templo – “uma das treze caixas de coleta em forma de trombeta, no pátio das mulheres, que recebiam ofertas para o culto no templo”. Comentário da Bíblia de Estudo da Reforma.


Jesus viu que os ricos davam do que sobravam, mas a viúva pobre colocou apenas duas moedas (eram moedas de cobre, as menos usadas) e ela entrega tudo o que tinha. Isso mostra que Deus conhece os corações e sabe a intenção do coração. Muitos entregam os dízimos ou as ofertas do que sobram, mas aquela mulher entregou tudo o que ela tinha pois o seu coração era generoso. A generosidade é o que conta para Deus.


2. A oferta de Caim e a oferta de Abel. Gênesis 4:3-5a “3Aconteceu que, ao fim de um certo tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. O Senhor se agradou de Abel e de sua oferta, 5mas de Caim e de sua oferta não se agradou.” Caim era agricultor e Abel era pastor de ovelhas. No fim da estação de cultivo, Caim trouxe uma oferta de ação de graças ao Senhor. É importante notar que Deus não havia dado nenhuma orientação com respeito às ofertas, e Caim foi grato a Deus pela colheita. No entanto, o seu irmão Abel, trouxe das primícias, o primeiro, a melhor oferta o Senhor. Assim como Caim, Abel trouxe uma oferta de gratidão. Deus se agradou da oferta de Abel, pois ela era uma oferta generosa e excelente e teve a total aprovação de Deus.


PERGUNTAS PARA PENSAR


• Qual a importância da justiça para Deus. Por que Deus não aceita a injustiça?

• Você concorda que é necessário ajudar outas pessoas?

• Muitos gastam muito tempo consigo mesmos e pouco com os outros. Isso é certo?

• Qual é a forma corretar de dar?

• Por que é tão importante ofertar?


Versículos para memorizar:


“24Uns dão com generosidade e têm cada vez mais; outros retêm mais do que é justo e acabam na pobreza.” Provérbios 11:24


“Quem se compadece do pobre empresta ao Senhor, e este lhe retribuirá o benefício.” Provérbios 19:17


“O generoso será abençoado, porque reparte o seu pão com os pobres.” Provérbios 22:9


Versão Nova Almeida Atualizada (NAA)


 


NOSSO CONVITE Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!


Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!


LINK DE INSCRIÇÃO: https://bit.ly/inccgc


 

Europa, Estados Unidos & Canadá, e agora, África! Grupos de Comunhão Internacionais


"... sem barreiras para a comunhão"




Você não foi enviado para este país por acaso, Deus quer te usar para juntos fazermos discípulos de todas as nações!





Outras informações sobre os GCs Internacionais entre em contato:

  • Pr. Cleber Soares

  • Whats: +55 (019)981510850

  • E-mail: cleberfsoares@gmail.com


 

Contatos:


Mobilizador Projeto GC INCC & Extensões: Pr. Flavio Barbosa / Whats: +55 19 99846-2010

Secretarios: Marcelo / Whats: +55 19 99613-1626 e Pr. Antônio / Whats: +55 19 98160-0148

GCs Internacionais: Pr. Cleber Soares / Whats: +55 (019)981510850 /


Lideres de GC INCC & Extensões:

GC Central: Pr. Flavio Barbosa / Whats: +55 19 99846-2010

GC Comunidade da Esperança: Pr. Diego / Whats: +55 19 99880-4920

GC Cidade Universitária: Pr. Roberto / Whats: +55 19 98823-1757

CG Swiss Park: Pr. Wlamir / Whats: +55 19 98423-4071

841 visualizações0 comentário
bottom of page