top of page
  • ti3452

GC 20: A Oração de Portas Fechadas


VERSÍCULOS CHAVE:

“Ensino a respeito da oração.


5 — E, quando orarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos pelos outros. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua recompensa.


6 Mas, ao orar, entre no seu quarto e, fechada a porta, ore ao seu Pai, que está em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa.

7 E, orando, não usem vãs repetições, como os gentios; porque eles pensam que por muito falar serão ouvidos. 8Não sejam, portanto, como eles; porque o Pai de vocês sabe o que vocês precisam, antes mesmo de lhe pedirem.” Mateus 6:5-8

Versão Nova Almeida Atualizada (NAA)

A realidade de hoje mostra que uma pandemia pode mudar completamente a vida de qualquer pessoa. Ao verificar as pandemias na história, percebe-se como foi difícil para as pessoas viverem, pois havia um inimigo invisível atuando na população mundial e não tinham qualquer vacina ou remédio.



Portas fechadas ou abertas, sempre é tempo de orar.


Nesse texto bíblico, Jesus está ensinando sobre oração. O que é oração? Oração é falar com Deus, demonstrando os seus sentimentos ou pedidos por alguém.

“É a criatura se submetendo ao criador, o discípulo falando com o Mestre. Ele sabe, Ele se importa, Ele é o seu chamado Aba (significa pai ou paizinho) e o seu Pai.” John Stott.

Normalmente, a oração é para contar ao Senhor os seus sentimentos ou pecados, ou ainda situações que são muito difíceis. Alguns também oram ao Senhor quando precisam de direção clara para que a vontade do Senhor seja feita.


Pensamentos:

1. Quando orar. A oração é uma necessidade no relacionamento com Deus. É impossível ter um relacionamento com Deus sem oração. O apóstolo Paulo em I Tessalonicenses 5:17 diz que se deve orar sem cessar. É preciso orar em todo o tempo, em qualquer situação, em qualquer ocasião, independente do que está acontecendo à volta. É necessário orar! Mesmo que outros estejam vendo, não é para se preocupar com o que vão falar. Quando, a conhecida “mulher pecadora”, chegou para adorar ao Senhor lavando os pés de Jesus, ela não se importou. Ela simplesmente se ajoelhou aos pés de Jesus e se humilhou diante de todos. Ela não teve medo e nem qualquer preocupação com o que os outros iriam falar.


Lucas 7:36-38: “ 6Um dos fariseus convidou Jesus para que fosse jantar com ele. Jesus, entrando na casa do fariseu, tomou lugar à mesa. 37E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava jantando na casa do fariseu, foi até lá com um frasco feito de alabastro cheio de perfume. 38E, estando por detrás, aos pés de Jesus, chorando, molhava-os com as suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos. Ela beijava os pés de Jesus e os ungia com o perfume.”


2. Não ser como os hipócritas (alguém que pretende ser o que não é, ou pretende ser em alguém que não é. Dicionário online: “Quem demonstra uma opinião que não possui ou dissimula qualidades que não têm; fingido. Pessoa que finge sentir o que não sente; falso. Esconde seus reais sentimentos, intenções, opiniões”). O pensamento de Jesus é o mesmo de alguém que dá dinheiro aos pobres, como em Mateus 6:2-4 “ 2 — Quando, pois, você der esmola, não fique tocando trombeta nas sinagogas e nas ruas, como fazem os hipócritas, para serem elogiados pelos outros. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua recompensa. 3Mas, ao dar esmola, que a sua mão esquerda ignore o que a mão direita está fazendo, 4para que a sua esmola fique em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa.”

É não ter aparência de hipocrisia. Os hipócritas gostam de ficar em pé, com um alta voz, para ser visto por todos.


3. Entre no quarto e feche a porta. Esse pensamento é muito importante, pois representa intimidade com o Senhor. Quando orar, é necessário um lugar calmo e tranquilo. Quando a porta do quarto se fecha, começam a abrir portões celestiais nos céus.


4. Não use vãs (vazias) repetições. Jesus ensina os seus discípulos de que quando for orar, não é necessário falar muito ou usar palavras desnecessárias. Quando orar, é importante abrir o coração e falar com Deus o que está acontecendo, sem máscaras ou um falatório sem sentido.


5. Ore diretamente. O Senhor gosta de saber o que está acontecendo com os seus filhos e também as necessidades que eles tem. O prazer d’Ele é ajudar e direcionar. É necessário acreditar e ter fé, sabendo esperar o tempo do Senhor.

6. Nunca desista. É necessário orar todos os dias. O relacionamento com o Pai vai crescendo aos poucos diariamente. É um relacionamento de Pai para filho, em que continuamente o filho fala das necessidades dele e de outros. Assim como os pais humanos querem dar o melhor para os filhos, o Pai Celestial também deseja o melhor para os seus filhos. O Senhor ama os seus filhos muito mais do que se pode imaginar e por isso Ele tem prazer em abençoar cada criatura. Usar as ferramentas espirituais certas, traz bênçãos com abundancia e alegria. Lucas 11:9-13 “9 — Por isso, digo a vocês: Peçam e lhes será dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. 10Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, a porta será aberta. 11Quem de vocês, sendo pai, daria uma cobra ao filho que lhe pede um peixe? 12Ou daria um escorpião ao filho que lhe pede um ovo? 13Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai celeste dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!”


Às vezes há um desejo de desistir de orar, mas o Senhor ensina para nunca desistir.


É necessário orar o tempo todo, por tudo e por todos e esperar o tempo de Deus, pois Ele vai abençoar a cada vida com abundância.


Portas fechadas serão abertas, pois o Senhor se alegra quando os seus filhos oram com sinceridade de coração e Ele mesmo responde à inquietação do coração. Você já orou hoje ?



PERGUNTAS PARA PENSAR


• Quando se deve orar e por quais motivos?

• Por que Jesus ensina o cuidado que se deve ter com a hipocrisia?

• O que Jesus quer dizer com entrar no quarto e fechar a porta?

• O que são vãs repetições?

• Por que é tão importante orar diretamente?

• É comum as pessoas desistirem de orar? Por quê?



Versículos para memorizar:


“Orem sem cessar. Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.”

I Tessalonicenses 5:17-18


Versão Nova Almeida Atualizada (NAA)


 


NOSSO CONVITE Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!


Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!


LINK DE INSCRIÇÃO: https://bit.ly/inccgc


 

Europa, Estados Unidos & Canadá, e agora, África! Grupos de Comunhão Internacionais


"... sem barreiras para a comunhão"




Você não foi enviado para este país por acaso, Deus quer te usar para juntos fazermos discípulos de todas as nações!





Outras informações sobre os GCs Internacionais entre em contato:

  • Pr. Cleber Soares

  • Whats: +55 (019)981510850

  • E-mail: cleberfsoares@gmail.com


 

Contatos:


Mobilizador Projeto GC INCC & Extensões: Pr. Flavio Barbosa / Whats: +55 19 99846-2010

Secretarios: Marcelo / Whats: +55 19 99613-1626 e Pr. Antônio / Whats: +55 19 98160-0148

GCs Internacionais: Pr. Cleber Soares / Whats: +55 (019)981510850 /


Lideres de GC INCC & Extensões:

GC Central: Pr. Flavio Barbosa / Whats: +55 19 99846-2010

GC Comunidade da Esperança: Pr. Diego / Whats: +55 19 99880-4920

GC Cidade Universitária: Pr. Roberto / Whats: +55 19 98823-1757

CG Swiss Park: Pr. Wlamir / Whats: +55 19 98423-4071

298 visualizações0 comentário
bottom of page