top of page
  • ti3452

GC I Estudo 27: Guia Prático da Vida Cristão - Tenha bons olhos!



VERSÍCULOS CHAVE:

“— Os olhos são a lâmpada do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz; se, porém, os seus olhos forem maus, todo o seu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que existe em você são trevas, que grandes trevas serão!”

Mateus 6:22,23


Versão Nova Almeida Atualizada (NAA)


O QUE É O OLHO?


“O olho humano é um complexo sistema óptico capaz de distinguir até 10 mil cores. Os olhos apresentam como funções principais a visão, nutrição e proteção. Ao receber a luz, os olhos a convertem em impulsos elétricos que são enviados ao cérebro, de onde são processadas as imagens que vemos.

As lágrimas, produzidas pelas glândulas lacrimais, protegem os olhos de poeiras e corpos estranhos. O ato de pestanejar também contribui para manter o olho sempre hidratado e limpo.


Nem as câmeras fotográficas mais modernas chegam perto da complexidade e perfeição dos olhos ao capturar imagens.” https://www.todamateria.com.br/olhos/


O olho é um órgão muito importante na vida cristã. Através de um olhar, pode-se dizer muitas coisas.


Quando gerações passadas apenas olhavam para os filhos, eles já entendiam o recado e provavelmente a punição que teriam.


Em toda a Bíblia, há relatos do olhar. Um olhar que deve ser sincero, olhar puro e também sem maldade ou desejos. Veja alguns exemplos:

  • Davi - Salmos 119:37 – Ele disse que os seus olhos pudessem se desviar das coisas inúteis. Quando os olhos fixam nas coisas inúteis dessa terra, Davi percebe que deve desviar.

  • Salomão - Provérbios 4:25 – Ele disse que deve olhar para a frente, mantendo o olhar fixo no que está adiante de você, ou seja, deixar de olhar para trás, mas ter os olhos fixos no Senhor e no Seu Reino.

  • Isaías - Isaías 33:15 – Ele disse que aquele que anda retamente, fecha os olhos para não contemplar o mal, mas o olhar deve ser para as coisas boas e retas dessa vida.

  • Jesus - Mateus 5:28-29 – Ele disse que não se deve olhar para uma mulher com desejos pecaminosos, pois é adultério em apenas, mas se o olho direito te faz pecar, arranca e lança fora, pois é melhor entrar no céu defeituoso do que ser lançado no inferno. Não é literal o arrancar o olho, mas é uma atitude para com Deus de abandonar as velhas práticas mundanas.

A preocupação de Jesus é uma vida pura, reta, mas isso acontece quando se tem olhos puros e não cobiçar o próximo pois isso leva à separação eterna de Deus.

  • João - I João 2:16 – Ele disse que existe uma cobiça (desejo sem medida) dos olhos que vem do mundo e não do Pai. O mundo atrai a todos, mas a direção clara é tirar os olhos deste mundo.

  • Discípulos na estrada de Emaús - Lucas 24:31-32 – os olhos deles foram abertos e reconheceram que era Jesus. Quantas vezes é necessário o Senhor Jesus abrir os olhos dos seus discípulos para entender as Escrituras e o agir sobrenatural de Deus.

  • Autor do livro de Hebreus 12:2 – o autor diz para ter os filhos fixos no Senhor Jesus. Quando o olhar está fixo no Senhor não há distrações e nem a possibilidade de desviar o olhar, pois está fixo no Senhor.

Segundo o comentário do Evangelho de Mateus, escrito por R.V.G. Tasker, “Os olhos eram considerados pelos antigos como as janelas pelas quais a luz entra no corpo. Se os olhos estivessem, pois, em boas condições, todo o corpo estaria iluminado e receptivo aos benefícios que a luz pode comunicar; mas se os olhos fossem maus, todo o corpo estaria imerso na escuridão que gera enfermidade. ”


Na cultura judaica, um olho mau era uma figura de “espírito rancoroso ou invejoso”, de sorte que a expressão oposta, “um só olho”, poderia também ser tomada no sentido de “um espírito generoso”, texto citado também no Evangelho de Lucas 11:34-36.


Ter olhos bons é a ênfase que a Palavra de Deus ensina. Nos dias de hoje, há um apelo a ter olhos ruins, a olhar para o que não presta, a fixar os olhos no outro e também nas coisas materiais. A exortação da Palavra de Deus é que os discípulos do Senhor, aqueles O seguem possam buscar ter olhos puros, ter um olhar de amor, não de acusação ou condenação, olhar para cima pois é de lá que vem o socorro (Salmos 121:1).

No último dia, todos os olhos verão o Senhor Jesus descendo sobre as nuvens com poder e grande glória (Apocalipse 1:7).

Como estão os seus olhos?


PERGUNTAS PARA PENSAR

1. O que é o olho?

2. O que Jesus quer dizer com arrancar o olho direito?

3. Por que é necessário tirar os olhos deste mundo? Quais as suas implicações?

4. O que aconteceu com os olhos dos discípulos na estrada de Emaús e por que foi tão importante aquele encontro com Jesus ressuscitado?

5. O que é estar com o olhar fixo no Senhor Jesus?

6. “Os olhos são a lâmpada do corpo”. O que isso quer dizer?


Versículo para memorizar:

“Que os seus olhos olhem direito, e que as suas vistas se fixem no que está diante de você.”

Provérbios 4:25 Versão Nova Almeida Atualizada (NAA)

 


NOSSO CONVITE Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!


Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!


LINK DE INSCRIÇÃO: https://bit.ly/inccgc


 

Europa, Estados Unidos & Canadá, e agora, África! Grupos de Comunhão Internacionais


"... sem barreiras para a comunhão"




Você não foi enviado para este país por acaso, Deus quer te usar para juntos fazermos discípulos de todas as nações!





Outras informações sobre os GCs Internacionais entre em contato:

  • Pr. Cleber Soares

  • Whats: +55 (019)981510850

  • E-mail: cleberfsoares@gmail.com


 

Contatos:


Mobilizador Projeto GC INCC & Extensões: Pr. Flavio Barbosa / Whats: +55 19 99846-2010

Secretarios: Marcelo / Whats: +55 19 99613-1626 e Pr. Antônio / Whats: +55 19 98160-0148

GCs Internacionais: Pr. Cleber Soares / Whats: +55 (019)981510850 /


Lideres de GC INCC & Extensões:

GC Central: Pr. Flavio Barbosa / Whats: +55 19 99846-2010

GC Comunidade da Esperança: Pr. Diego / Whats: +55 19 99880-4920

GC Cidade Universitária: Pr. Roberto / Whats: +55 19 98823-1757

CG Swiss Park: Pr. Wlamir / Whats: +55 19 98423-4071

1.692 visualizações0 comentário
bottom of page