top of page
  • ti3452

GC I Estudo 30: Guia Prático da Vida Cristão - Você já pediu hoje?


VERSÍCULOS CHAVE:


Jesus encoraja a oração. “7 — Peçam e lhes será dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. 8Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, a porta será aberta. 9Ou quem de vocês, se o filho pedir pão, lhe dará uma pedra? 10Ou, se pedir um peixe, lhe dará uma cobra?




11Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem?12 — Portanto, tudo o que vocês querem que os outros façam a vocês, façam também vocês a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.”

Mateus 7:7-12 Versão Nova Almeida Atualizada (NAA)



Um dos assuntos mais importante nas Escrituras Sagradas é a ORAÇÃO.

O que é oração? Por que é tão importante orar? Como se deve orar? Como obter a resposta da oração? Quais os desafios da oração hoje?


Oração, segundo o dicionário, é uma conversa e também na gramática, toda frase tem uma oração.

No texto citado acima, Jesus encoraja a todos os seus discípulos a ter a prática da oração e a benção que é poder falar com Deus livremente, sem rodeios ou qualquer outra barreira, pois o próprio Senhor Jesus rompeu com a formalidade e a religiosidade das práticas na vida cristã.


Um conceito importante, é que os discípulos de Jesus devem chegar até Ele com humildade e sabendo da necessidade de relacionamento. O Pai sempre buscou proximidade e através de Jesus há uma conexão livre com Ele sem depender de amuletos, imagens, pessoas, objetos e até mesmo regras para a oração.


E a oração, por ser uma conversa, todos podem pedir e será dado, podem buscar e será achado, podem bater e a porta será aberta. Essa é uma promessa maravilhosa e sem restrições, é pedir a respeito de qualquer coisa; claro que deve ser segundo a vontade de Deus, conforme I João 5:14 “14E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.”


Por que é tão importante orar?


Além de ser uma conversa com Deus, há respostas da parte de Deus que só são alcançadas através da oração, mesmo sabendo que Deus conhece todas as coisas; Ele sabe o passado, presente e o futuro; Ele vai fazer o que Ele planejou; mas Deus gosta de ouvir a voz dos seus discípulos. Ele gosta de falar e realizar os desejos e sonhos do coração também. Como citado no texto acima, que se o filho pedir pão não lhe dará pedra, ou se lhe pedir peixe, dará uma cobra, mas o Senhor é bom e dará coisas boas aos seus filhos, mas é necessário pedir.


Um dos textos mais extraordinários com respeito à Deus e às suas ovelhas, está no Evangelho de João, que diz que as ovelhas do Senhor, ouvem a voz do BOM PASTOR e elas seguem. João 10:27 “27As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” É um relacionamento muito próximo e é para aqueles que são discípulos. Ovelhas precisam ouvir a voz do pastor para poder tomar as decisões importantes na vida.


Como se deve orar?

Em todo relacionamento, tem algumas questões que são resolvidas apenas na conversa, mas muitas vezes não se sabe como falar ou até mesmo conversar. Essa situação aconteceu com os discípulos pois eles pedem ao Senhor para os ensinar a orar e então surge a oração mais conhecida da história, chamada da oração do Pai Nosso, que tem uma direção clara de como a oração deve ser feita, mas não como um amuleto, ou uma repetição de palavras sem saber o que se está falando.


• Há um pertencimento ao Pai, ou seja, é um Pai próximo, pessoal, Ele está nos céus e que o Seu nome é santo; deve-se pedir para que o Reino de Deus venha(que pessoas sejam alcançadas pelo Evangelho), que a vontade de Deus seja feita tanto na terra como nos céus (a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável);

• O pedido então é para o sustento diário (trabalho para poder sustentar a todos da casa e família);

• Perdão pelas dívidas ou pecados pessoais ou contra outros que possam ter ofendido;

• Que o Senhor não deixe os seus caírem em tentação (todos são tentados, mas nem todos caem)

• Que haja livramento do mal, do maligno, das trevas, ciladas, armadilhas do inimigo;

• O Reino, o poder e a glória pertencem ao Senhor, tudo pertence ao Senhor.

Como obter as respostas de oração? Esse assunto é muito importante para a vida do cristão, pois não é apenas orar pedindo as coisas ao Senhor, mas é orar crendo na resposta positiva mesmo sabendo que nem sempre é sim. A vida cristã é pela fé e quando se acredita, o Senhor pode responder de três formas: sim, não ou espera e entendendo que existe um tempo de Deus que é o chamado tempo Kairós (o tempo exato ou o momento oportuno que Deus age) e o tempo Cronos (o tempo relógio de todos os homens). É necessário lembrar também que a oração deve ser constante e insistente, pois quando a resposta demora para chegar, muitos desistem. Lembre-se do ensino de Jesus a respeito da Viúva persistente.


Lucas 18:1-7 “1Jesus lhes contou uma parábola para mostrar que deviam orar sempre e nunca desanimar: 2 — Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus, nem respeitava ninguém. 3Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que sempre o procurava, dizendo: “Julgue a minha causa contra o meu adversário.” 4Por algum tempo, ele não a quis atender, mas depois pensou assim: “É bem verdade que eu não temo a Deus, nem respeito ninguém. 5Porém, como esta viúva fica me incomodando, vou julgar a sua causa, para não acontecer que, por fim, venha a molestar-me.” 6Então o Senhor disse: — Ouçam bem o que diz este juiz iníquo.

7Será que Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? 8Digo a vocês que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando o Filho do Homem vier, será que ainda encontrará fé sobre a terra?”


Quais os desafios da oração hoje? Temos muitos, mas abaixo, segue alguns:

• Primeiro desafio, é o tempo de oração. A vida está muito corrida, pessoas sem tempo para nada, mas a prioridade é o Senhor. Mesmo que seja pouco, é importante começar a desenvolver um relacionamento de oração com Deus diário, pois o Senhor há de trazer respostas, direção, cuidado, portas abertas para aqueles que O buscam.

• Segundo desafio para muitos é não saber orar. Muitos dizem que não sabem orar, mas o Senhor ensinou os seus discípulos e todos podem aprender com Jesus a orar e buscar a Sua face.

• Terceiro desafio é não ter paciência para esperar a resposta e entender que o Senhor tem um tempo para responder a oração. Algumas são rápidas e outras demoram um pouco mais.

• Quarto desafio é a oração em família. Separar tempo diário para buscar a presença do Senhor em família.

• Quinto desafio é participar de vigílias ou reuniões de oração promovidas pela Igreja. Os cultos de oração são pouco frequentados, mas é maravilhoso buscar ao Senhor com outros irmãos.


Você já orou hoje?

Cultive a prática da oração na sua vida e verá quantas respostas o Senhor irá trazer para a vida, família, trabalho, ministério, sonhos e planos.




PERGUNTAS PARA PENSAR


• O que é oração?

• Por que é tão importante orar?

• Como se deve orar?

• Como obter a resposta da oração?

• Quais os desafios da oração hoje?






Versículo para memorizar:


“16Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que vocês sejam curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. 17Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou com fervor para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. 18Depois, orou de novo, e então o céu deu chuva, e a terra produziu os seus frutos.”

Tiago 5:16-18

Versão Nova Almeida Atualizada (NAA)

 


NOSSO CONVITE Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!


Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!


LINK DE INSCRIÇÃO: https://bit.ly/inccgc


 

Europa, Estados Unidos & Canadá, e agora, África! Grupos de Comunhão Internacionais


"... sem barreiras para a comunhão"




Você não foi enviado para este país por acaso, Deus quer te usar para juntos fazermos discípulos de todas as nações!





Outras informações sobre os GCs Internacionais entre em contato:

  • Pr. Cleber Soares

  • Whats: +55 (019)981510850

  • E-mail: cleberfsoares@gmail.com


 

Contatos:


Mobilizador Projeto GC INCC & Extensões: Pr. Flavio Barbosa / Whats: +55 19 99846-2010

Secretarios: Marcelo / Whats: +55 19 99613-1626 e Pr. Antônio / Whats: +55 19 98160-0148

GCs Internacionais: Pr. Cleber Soares / Whats: +55 (019)981510850 /


Lideres de GC INCC & Extensões:

GC Central: Pr. Flavio Barbosa / Whats: +55 19 99846-2010

GC Comunidade da Esperança: Pr. Diego / Whats: +55 19 99880-4920

GC Cidade Universitária: Pr. Roberto / Whats: +55 19 98823-1757

CG Swiss Park: Pr. Wlamir / Whats: +55 19 98423-4071

219 visualizações0 comentário
bottom of page