top of page
  • ti3452

GC I Estudo 32: Guia Prático da Vida Cristão - Árvore boa, bons frutos



VERSÍCULOS CHAVE:

Os falsos profetas. “15 — Cuidado com os falsos profetas, que se apresentam a vocês disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes. 16Pelos seus frutos vocês os conhecerão. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de ervas daninhas? 17Assim, toda árvore boa produz frutos bons, porém a árvore má produz frutos maus. 18A árvore boa não pode produzir frutos maus, e a árvore má não pode produzir frutos bons.

19Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e jogada no fogo. 20Assim, pois, pelos seus frutos vocês os conhecerão.”

Mateus 7:15-20

Versão Nova Almeida Atualizada (NAA)


Você já viu uma árvore com fruto? Como é maravilhoso poder pegar um fruto no pé e comer ali mesmo. Certa vez no interior de São Paulo, um tio levou os sobrinhos para uma fazenda que tinha muitos pés de manga e uma enorme variedade de tipos de manga, como a espada, bourbon, rosa, tommy e outras desconhecidas. Comeram várias e ainda saíram de lá com caixas de manga que foram colhidas no pé.


Uma árvore boa produz frutos e frutos bons. Muitas vezes ao ver uma laranja bonita, normalmente ela é doce e saborosa, o que é uma delícia.

O que Jesus está ensinando nesse texto, é o cuidado que se deve ter com árvores más, ou seja, os falsos profetas. O profeta na Bíblia, é aquele que anuncia a Palavra dada por Deus.


Segundo o dicionário bíblico, Profecia é “A mensagem de Deus anunciada por meio de um PROFETA a respeito da vida religiosa e moral do seu povo (2Pe 1:20-21). As profecias tratam, às vezes, do futuro, mas geralmente se prendem às necessidades presentes das pessoas.” https://www.casadosenhor.com.br/dicionario/palavra.php?palavra=PROFECIA&id=4220


Ao estudar os textos bíblicos sobre profecias, muitos no Antigo Testamento falavam falsas profecias, ou seja, diziam o que Deus não tinha falado.


Na época de Jeremias, o falso profeta Hananias trouxe profecias edificantes e que encorajam as pessoas e que elas teriam a vitória e iriam sair da Babilônia. Jeremias 28:2-4 “2— Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: “Quebrei o jugo do rei da Babilônia. 3Dentro de dois anos, eu trarei de volta a este lugar todos os utensílios da Casa do Senhor, que Nabucodonosor, rei da Babilônia, tirou daqui e levou para a Babilônia. 4Eu também trarei de volta a este lugar Jeconias, filho de Jeoaquim, rei de Judá, e todos os exilados de Judá que foram para a Babilônia, diz o Senhor; porque quebrei o jugo do rei da Babilônia.”


Jeremias, porém, era duro e trazia profecias de juízo, mas Deus era com ele. O resultado de Hananias, por falar o que Deus não disse foi a morte. Hananias não foi enviado por Deus, veja o texto de Jeremias 28:15-17 “15Então o profeta Jeremias disse ao profeta Hananias: — Escute bem, Hananias: O Senhor não o enviou, mas você fez com que este povo confiasse em mentiras. 16Por isso, assim diz o Senhor: “Eis que eu o expulsarei da face da terra. Você morrerá ainda este ano, porque pregou rebeldia contra o Senhor.” 17E o profeta Hananias morreu naquele mesmo ano, no sétimo mês.”


Há uma proximidade muito grande entre profecia e adivinhação.


No capítulo 7 de Mateus nos versos 1 a 5, Jesus orienta para não julgar as pessoas, pois com o mesmo critério de julgamento haveria de ser julgado. A preocupação é com a ingenuidade das pessoas e muitos “recebem” uma palavra que querem ouvir. É necessário analisar a profecia. Em Provérbios, diz que sem profecia o povo se corrompe. Provérbios 29:18 “18Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.” Em I Tessalonicenses, o Apóstolo Paulo diz que não se deve desprezar as profecias, mas examinar tudo e reter o que é bom. I Tessalonicenses, 5:20-21 “20Não desprezem as profecias. 21Examinem todas as coisas, retenham o que é bom.” O mais importante é o amor. Não adianta profetizar e não ter amor, não vale nada. I Corintios 13:2 “2Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.” Toda a profecia foi inspirada pelo Espírito Santo. II Pedro 1:21 “21porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.”

Jesus traz a orientação e o cuidado com os falsos profetas que aparecem disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes. É necessário pedir ao Senhor discernimento para poder saber quando existem pretensos profetas no meio do povo de Deus. Os frutos da pessoa serão conhecidos por todos. Não existe profecia que se cumpra pela metade, pois Deus quando fala, ela se cumpre. O futuro dos falsos profetas: cortado e jogado no fogo, resumindo, é a morte.



Quando Jesus e os discípulos encontram uma figueira, e Jesus por não encontrar frutos, amaldiçoa a figueira e ela seca. Marcos 21:18-22 “18Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, Jesus teve fome. 19E, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela, mas não encontrou nada, a não ser folhas. Então Jesus disse à figueira: — Nunca mais nasça fruto de você! E a figueira secou imediatamente. 20Quando os discípulos viram isso, ficaram admirados e disseram: — Como a figueira secou depressa! 21Ao que Jesus lhes disse: — Em verdade lhes digo que, se tiverem fé e não duvidarem, não somente farão o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se disserem a este monte: “Levante-se e jogue-se no mar”, assim será feito. 22E tudo o que pedirem em oração, crendo, vocês receberão.” Esse texto representa “a hipocrisia de todos os que tem a aparência de dar frutos, mas que na verdade, não dão.” Bíblia de Estudo NAA.


O próprio Senhor Jesus quer encontrar frutos na vida das pessoas e quando a profecia for anunciada, a Palavra de Deus se cumpre pois Ele é fiel.


O povo de Deus precisa se proteger dos falsos profetas e dos falsos ensinos que estão acontecendo nos dias de hoje. Pelos frutos os conhecerão.


Você tem lido a profecia que foi dada, a Palavra de Deus, há séculos?


PERGUNTAS PARA PENSAR


• O que é profecia?

• Você já teve experiência com profecias que foram ditas por pessoas e não aconteceram?

• O que Jesus quer dizer com árvores más?

• O que são as árvores boas?

• Qual é o destino dos falsos profetas?

• Como saber se uma profecia é de Deus?




Versículos para memorizar:

20Não desprezem as profecias. 21Examinem todas as coisas, retenham o que é bom.”

I Tessalonicenses, 5:20-21

Versão Nova Almeida Atualizada (NAA)

 


NOSSO CONVITE Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!


Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!


LINK DE INSCRIÇÃO: https://bit.ly/inccgc


 

Europa, Estados Unidos & Canadá, e agora, África! Grupos de Comunhão Internacionais


"... sem barreiras para a comunhão"




Você não foi enviado para este país por acaso, Deus quer te usar para juntos fazermos discípulos de todas as nações!





Outras informações sobre os GCs Internacionais entre em contato:

  • Pr. Cleber Soares

  • Whats: +55 (019)981510850

  • E-mail: cleberfsoares@gmail.com


 

Contatos:


Mobilizador Projeto GC INCC & Extensões: Pr. Flavio Barbosa / Whats: +55 19 99846-2010

Secretarios: Marcelo / Whats: +55 19 99613-1626 e Pr. Antônio / Whats: +55 19 98160-0148

GCs Internacionais: Pr. Cleber Soares / Whats: +55 (019)981510850 /


Lideres de GC INCC & Extensões:

GC Central: Pr. Flavio Barbosa / Whats: +55 19 99846-2010

GC Comunidade da Esperança: Pr. Diego / Whats: +55 19 99880-4920

GC Cidade Universitária: Pr. Roberto / Whats: +55 19 98823-1757

CG Swiss Park: Pr. Wlamir / Whats: +55 19 98423-4071

409 visualizações0 comentário
bottom of page