• INCC

GC I Jesus acalma uma tempestade


Tema: Jesus acalma uma tempestade

Mateus 8:23-27

Milagre: Jesus acalma as tempestades da vida

Preparado por Pr. Flávio Barbosa

Veja acima o vídeo desse estudo.


Jesus acalma uma tempestade - Marcos 4.35-41; Lucas 8.22-25


“23Jesus subiu num barco, e os seus discípulos foram com ele. 24De repente, uma grande tempestade agitou o lago, de tal maneira que as ondas começaram a cobrir o barco. E Jesus estava dormindo. 25Os discípulos chegaram perto dele e o acordaram, dizendo: — Socorro, Senhor! Nós vamos morrer! 26 — Por que é que vocês são assim tão medrosos? — respondeu Jesus. — Como é pequena a fé que vocês têm! Ele se levantou, falou duro com o vento e com as ondas, e tudo ficou calmo. 27Então todos ficaram admirados e disseram: — Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?!”


Estudo anterior – Jesus fica maravilhado.


A cura do servo do centurião


• Temos ido ao Senhor continuamente?

• Temos ido ao Senhor como intercessores por outros?

• Temos crido no Senhor mesmo quando não há motivo para ter esperança?

• Temos ido ao Senhor sabendo da nossa condição perante a Ele?

• Temos reconhecido o Senhor Jesus com a autoridade que Ele merece ser reconhecido?


Que milagre extraordinário que Jesus fez. Acalmar uma tempestade.

Você já parou para pensar que Jesus tem tanto poder e autoridade que pode dizer qualquer Palavra e tudo obedece. A natureza é dirigida e abençoada por Deus. Nos Salmos o Senhor diz que a criação louva a Deus.


No contexto anterior, Jesus põe à prova os que querem segui-lo. Muitas achavam e ainda acham que seguir o Mestre é tranquilo e na verdade quando alguém começa a seguir a Jesus de todo o coração, é quando começam as lutas mais difíceis, pois o Senhor prova os seus.


Foi exatamente esse o propósito dessa viagem de barco com os discípulos. Jesus queria ver como eles reagiriam diante das tempestades da vida.


É necessário entender o que é provação e o que é tentação. São duas palavras diferentes e só Deus prova os seus filhos. Provação é uma prova, mas a tentação é “um impulso para a prática de alguma coisa censurável ou não recomendável. Desejo veemente ou violento.” A provação tem o intuito de melhorar a pessoa, mas a tentação tem o intuito de derrubar a pessoa.


Olha o que diz o texto bíblico. Tiago 1:13-14 “Quando alguém for tentado, não diga: “Esta tentação vem de Deus.” Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém. Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos.”


Quatro detalhes importantes desse texto:


1. A presença de Jesus no barco. Ele não deixa os seus discípulos sozinhos, Ele nunca abandona os seus. Por mais que parece em alguns momentos que o Mestre não está no barco, mas Ele está presente e atua com poder e autoridade inigualável.


2. Ele estava dormindo. Ele confia nos seus discípulos e dorme. Se Deus está descansando no barco, porque os homens são tão preocupados. Há a necessidade de confiar no Senhor, mesmo que tudo pareça contrário, as ondas estão altas, o vento quase leva o barco a afundar; o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores reina eternamente e está direcionando a vida dos seus. A natureza humana muitas vezes não consegue esperar, confiar, descansar, entregar e até mesmo admitir que Jesus está cuidando, de que Ele está no barco e se preocupa.


3. Os discípulos chamam Jesus. A situação estava tão difícil que os discípulos foram impelidos a chamar Jesus, mesmo sabendo que Ele estava dormindo. Isso mostra uma condição humana muito especial, pois sempre Ele está disponível, mesmo quando a situação está difícil todos podem chamar a Jesus que Ele prontamente vem com o socorro, com a ajuda, com o livramento, com os meios para o milagre acontecer.


4. Jesus repreende os discípulos por eles terem tão pouca fé, ou uma fé ineficiente e até mesmo deficiente. Jesus se levanta no barco, repreende os ventos e tudo ficou calmo. É tão bom quando vem a calmaria, o cuidado de Deus, as ondas baixam, o barco volta ao normal e com Jesus tudo vai muito bem, já diz a antiga canção. Todos ficaram impressionados com o poder e a autoridade de Jesus e pergunta quem é este.


Este é JESUS!


PARA PENSAR:

• Toda autoridade foi dada para Jesus nos céus e na terra. Você sabia que Ele delegou essa autoridade para os seus discípulos? Será que as pessoas têm exercido essa autoridade?

• Todos são provados por Deus. Qual é a prova que está passando agora?

• A presença de Jesus é que faz toda a diferença. Você confia que Ele está no barco da sua vida?

• Os próprios discípulos que andavam com Deus tinham uma fé pequena. Como é possível aumentar a fé no Senhor?



VERSÍCULOS PARA MEMORIZAR:


Hebreus 11:1-6


“A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. 2Foi pela fé que as pessoas do passado conseguiram a aprovação de Deus. 3É pela fé que entendemos que o Universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê. 4Foi pela fé que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que o de Caim. Pela fé ele conseguiu a aprovação de Deus como homem correto, tendo o próprio Deus aprovado as suas ofertas. Por meio da sua fé, Abel, mesmo depois de morto, ainda fala. 5Foi pela fé que Enoque escapou da morte. Ele foi levado para Deus, e ninguém o encontrou porque Deus mesmo o havia levado. As Escrituras Sagradas dizem que antes disso ele já havia agradado a Deus. 6Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.”



 


Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/gcincceextensoes/


NOSSO CONVITE Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!


Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!


LINK DE INSCRIÇÃO: https://bit.ly/inccgc


 

Europa, Estados Unidos & Canadá, e agora, África! Grupos de Comunhão Internacionais


"... sem barreiras para a comunhão"




Você não foi enviado para este país por acaso, Deus quer te usar para juntos fazermos discípulos de todas as nações!




Outras informações sobre os GCs Internacionais entre em contato:

 

Contatos:


Mobilizador Projeto GC INCC & Extensões: Pr. Flavio Barbosa / Whats: +55 19 99846-2010

Secretarios: Marcelo / Whats: +55 19 99613-1626 e Pr. Antônio / Whats: +55 19 98160-0148

GCs Internacionais: Pr. Cleber Soares / Whats: +55 (019)981510850 /

Lideres de GC INCC & Extensões:

GC Central: Pr. Flavio Barbosa / Whats: +55 19 99846-2010

GC Comunidade da Esperança: Pr. Diego / Whats: +55 19 99880-4920

GC Cidade Universitária: Pr. Roberto / Whats: +55 19 98823-1757

CG Swiss Park: Pr. Wlamir / Whats: +55 19 98423-4071



86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo