top of page
  • ti3452

GC I Por que Jesus ensina a construir uma casa na rocha e não na areia?

GC I Estudo 34: Guia Prático da Vida Cristão - Você já construiu a sua casa?


VERSÍCULOS CHAVE:

“24 — Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e bateram com força contra aquela casa, e ela não desabou, porque tinha sido construída sobre a rocha. 26E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que construiu a sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e bateram com força contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína. 28Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, as multidões estavam maravilhadas com a sua doutrina, 29porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os escribas.”

Mateus 7:24-29 - Versão Nova Almeida Atualizada (NAA)


Jesus termina o sermão do monte com uma parábola (parábola é uma narrativa alegórica que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia), em que compara uma pessoa prudente que ouve a Palavra de Deus e a pratica, e o louco que ouve mas não pratica a Palavra de Deus. Essa comparação é baseada na construção de uma casa que é feita sobre a rocha ou que é feita sobre a areia.

Para construir uma casa, o principal é a estrutura. Segundo o site Triider (https://www.triider.com.br/blog/construcao-de-casa-tudo-sobre-o-assunto/) a contrucao de uma casa envolve várias etapas e que precisam ser programadas para não acontecer de perder tempo e dinheiro.


Jesus começa falando que todo aquele, ou seja, todas as pessoas precisam ser ouvintes e praticantes da Palavra. No texto da semana passada, Ele diz de algumas pessoas que falam em nome de Jesus, fazem milagres em nome de Jesus, mas Jesus não as conhece, pois são apenas ouvintes e não praticantes da Palavra.

No contexto do Sermão do Monte, Jesus traz vários ensinos sobre o dia a dia, mas ele termina com um ensino que deixa todos maravilhados: a vida com Deus traz resultados seguros e eternos. Ouvir a Palavra de Deus tem valor se tiver ação.

Ao edificar uma casa sobre a rocha, que é Cristo, por mais embates, dificuldades, lutas, sofrimentos, perseguições, aflições que alguém passe, a casa não cairá. Por mais que venha a chuva, transbordem os rios e soprem os ventos, a casa não será abalada porque Cristo é o centro. Não é fácil muitas vezes, pois há um adversário que sempre está procurando um jeito de derrubar a casa, mas o Senhor prometeu que estaria com os seus discípulos até o fim de tudo. É necessário confiar completamente no Senhor e saber que Ele está cuidando dos detalhes da vida de cada um dos seus.


Por outro lado, aqueles que ouvem e não praticam a Palavra de Deus, quando vier as tempestades da vida, as lutas e não estão firmados sobre a rocha, mas construíram a casa sobre a areia, uma edificação fraca, a casa vai desmoronar, por mais bonita que seja. Como é importante todos os que ouvem a Palavra de Deus seguir a direção segura dela. Ter um relacionamento diário com o Senhor Jesus, através de oração, leitura da Palavra e consagração.


Quando Jesus termina de pronunciar o seu sermão, todos ficaram maravilhados, porque Ele ensinava com autoridade e não como os escribas (Os escribas eram os profissionais que tinham a função de escrever textos, registrar dados numéricos, redigir leis, copiar e arquivar informações) que eram apenas conhecedores da lei e não viviam a palavra na prática.

As palavras de Jesus são vida e poder, traz mudanças radicais e consegue ajudar os que estão caídos, desanimados, desamparados e os que sofrem os embates da vida para poderem conseguir continuar caminhando até aquele grande dia em que o Senhor voltará para buscar a Sua Igreja.

Encoraje alguém que está triste, desanimado e até mesmo desamparado, a ler o Sermão do Monte, as bem-aventuranças.

E você já construiu a sua casa na Rocha?


PERGUNTAS PARA PENSAR


• Por que Jesus ensina a construir uma casa na rocha e não na areia?

• Qual a importância de ser ouvinte e praticante da Palavra de Deus?

• Qual o problema de construir uma casa na areia?

• Quem é a Rocha?

• Jesus ensinava com autoridade e não como os escribas. O que isso quer dizer?

• Onde você está construindo a sua casa, na rocha ou na areia?



Versículos para memorizar:

“10Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como sábio construtor, e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. 11Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 12E, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, 13a obra de cada um se tornará manifesta, pois o Dia a demonstrará. Porque será revelada pelo fogo, e o fogo provará qual é a obra de cada um. 14Se aquilo que alguém edificou sobre o fundamento permanecer, esse receberá recompensa. 15Se a obra de alguém se queimar, esse sofrerá uma perda. Porém ele mesmo será salvo, mas como que através do fogo.”

I Coríntios 3:10-15 - Versão Nova Almeida Atualizada (NAA)

 


NOSSO CONVITE Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!


Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!


LINK DE INSCRIÇÃO: https://bit.ly/inccgc


 

Europa, Estados Unidos & Canadá, e agora, África! Grupos de Comunhão Internacionais


"... sem barreiras para a comunhão"




Você não foi enviado para este país por acaso, Deus quer te usar para juntos fazermos discípulos de todas as nações!





Outras informações sobre os GCs Internacionais entre em contato:

  • Pr. Cleber Soares

  • Whats: +55 (019)981510850

  • E-mail: cleberfsoares@gmail.com


 

Contatos:


Mobilizador Projeto GC INCC & Extensões: Pr. Flavio Barbosa / Whats: +55 19 99846-2010

Secretarios: Marcelo / Whats: +55 19 99613-1626 e Pr. Antônio / Whats: +55 19 98160-0148

GCs Internacionais: Pr. Cleber Soares / Whats: +55 (019)981510850 /


Lideres de GC INCC & Extensões:

GC Central: Pr. Flavio Barbosa / Whats: +55 19 99846-2010

GC Comunidade da Esperança: Pr. Diego / Whats: +55 19 99880-4920

GC Cidade Universitária: Pr. Roberto / Whats: +55 19 98823-1757

CG Swiss Park: Pr. Wlamir / Whats: +55 19 98423-4071

11.550 visualizações0 comentário
bottom of page