• INCC

Grupo de Comunhão: Atos 25 e 26


VERSÍCULO CHAVE:


“... isto é, que o Cristo devia padecer e, sendo o primeiro da ressurreição dos mortos, anunciaria a luz ao povo e aos gentios.”

Atos 26:23



Dois anos se passaram e Paulo ainda estava preso em Cesareia. Félix foi substituído por Festo e, agora, Paulo enfrentaria um novo julgamento diante de um novo magistrado. Agora todo o Sinédrio estava engajado no complô para matar Paulo. Eles queriam que Paulo fosse transferido para Jerusalém para ser julgado, com o velado propósito de matá-lo.


Diferentemente de Félix, um escravo liberto que tinha subido na escala política até se tornar governador, Festo era membro de uma família nobre de Roma. Seu governo foi meteórico, pois morreu dois anos depois de ter assumido o posto de governador. Festo foi a Jerusalém e os membros do Sinédrio tentaram seduzi-lo com um pedido hipócrita. Sua viagem estava diretamente ligada à questão do julgamento de Paulo.


Eles apresentam queixa contra Paulo e rogam ao governador que transfira o local de julgamento de Cesareia para Jerusalém. A intenção não era promover um julgamento justo, mas matar Paulo numa emboscada. O governador não se deixa levar pela artimanha do Sinédrio. Deus estava poupando, assim, a vida de Paulo pelas mãos de Festo.


Os judeus levaram muitas e graves acusações contra Paulo. Consistiam em pecados contra Deus e contra César, pecados religiosos e políticos, de blasfêmia e sedição, contra o templo e contra Cesar. Festo percebeu que tudo se relacionava as leis e costumes dos judeus. A acusação era política, mas a prova era teológica.



Paulo estava diante de reis dando testemunho de sua fé. Paulo é levado a presença de Agripa e Berenice para seu quinto julgamento. É o maior e o mais elaborado de todos os cinco julgamentos. Lucas descreve a cena em detalhes, e a defesa de Paulo é mais polida em estrutura e linguagem do que as outras.


Chegaram à conclusão que Paulo não era culpado, mas como tinha apelado a César eles não poderiam julgar o caso dele.


Veja o Estudo completo em PDF:


Atos Cap 25 e 26 - GRUPO
.pdf
Download PDF • 318KB

S I G A - N O S: @gcincceextensoes


NOSSO CONVITE

Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!

Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!

LINK: https://bit.ly/inccgc


13 visualizações
logo incc preto.png
Igreja do Nazareno Central de Campinas