top of page
  • ti3452

JEJUM // DIA #15 - Ser Perdoado

“Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta”.

Mateus 5.23-24

Já aprendemos como é importante perdoar, assim como fomos perdoados em Cristo. Hoje, vamos conversar a respeito de ser perdoado. Quando somos ofendidos, devemos perdoar. Mas quando ofendemos outras pessoas, temos que buscar o perdão.  No mesmo "Sermão do Monte", onde Jesus ensina que devemos perdoar, há um ensino de que devemos pedir perdão. A área de relacionamentos é a mais suscetível de problemas em nossa vida. Por exemplo, quando a Bíblia fala de obras da carne, mais de 50% delas estão dentro dos relacionamentos:

“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus” (Gálatas 5.19-21, destaques do autor).

Portanto, é uma área que devemos constantemente estar em alerta e não dar lugar a esse tipo de pecado.

1. Antes de qualquer ato espiritual. O texto afirma: se você estiver apresentando sua oferta diante do altar... O Senhor Jesus estava falando com judeus, que até então prestavam culto a Deus no templo, apresentando suas ofertas. Transportando para os nossos dias, poderíamos parafrasear da seguinte forma: "se você estiver orando, indo aos cultos, reuniões cristãs nas casas, lendo a Bíblia ou louvando... "A ideia é que quando nós fazemos qualquer ato religioso, e aí lembrarmos que alguém tem algo contra nós, devemos acertar essa situação. A forma bíblica de acertar está no texto: deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.

2. Deixe sua oferta ali, diante do altar. Deus não quer hipocrisia no meio do seu povo. Jesus Cristo combateu firmemente a hipocrisia dos fariseus que falavam uma coisa e viviam outra. Em outras palavras, Cristo está dizendo: pare de fazer qualquer ato religioso, que é importante, mas o mais importante é estar limpo diante de Deus, em paz com o seu irmão e sem falsidade. Se você não conserta seus relacionamentos pedindo perdão, e mesmo assim participa de reuniões, e até serve nelas, está mostrando uma grande hipocrisia, sendo incoerente com o que o cristianismo ensina. Pare tudo primeiro e organize sua vida e seus relacionamentos. Vá reconciliar-se com o seu irmão. Depois que você eliminar a religiosidade, é hora de ir reconciliar-se com o seu irmão. Humilhe-se, reconheça o seu erro e peça perdão a todos aqueles que você ofendeu, e assim você ajudará a erradicar a hipocrisia no meio do povo de Deus. Jesus ensina a importância da unidade no Corpo de Cristo, que é a igreja; relacionamentos quebrados provocam desunião e, por conseguinte, ineficácia na igreja. Diga ao seu irmão: "Querido irmão, eu quero lhe pedir perdão, porque não agi corretamente, pequei contra Deus e contra você. Você pode me perdoar?" Que grande bênção quando há perdão e libertação, tirando toda a culpa dos seus ombros. Que você possa experimentar isso através do poder e da presença do Espírito Santo em sua vida e na de seu irmão!

3. Volte e apresente a sua oferta.              Após consertar a sua vida, você pode chegar diante de Deus com o coração limpo, sem peso de culpa, e consciente que está em paz com as pessoas. Com certeza, o fogo do Espírito Santo aumentará na sua vida e na reunião da igreja. Num domingo de manhã, tivemos uma experiência muito abençoadora como marido e mulher: Eu gosto de ser fiel quanto ao horário dos cultos em nossa igreja e começar o culto na hora certa. Na noite anterior esqueci de ativar o despertador, e quando acordei, estávamos atrasados.  Logo chamei a Rutinha, e comecei a pressioná-la dizendo que estávamos atrasados. Corri e acordei as crianças, em seguida troquei de roupa. Rutinha perguntou: "E o café?" Eu respondi: "Nada de café, vamos sair, pois estamos atrasados". "E as crianças?" "Também não tomarão café". E ao invés de ajudá-la a trocar os filhos, eu corri para o carro e fiquei buzinando. Claro que ela veio para o carro com os meninos colocando o tênis, e todos estavam irritados. Os meninos começaram a chorar e reclamar, aí eu dei um tapa no banco de trás do carro, que pegou os quatro joelhos deles de uma só vez, e acelerei o carro para chegarmos logo à igreja. Quando cheguei, corri para o púlpito com a minha Bíblia e saudei a igreja hipocritamente: "Graça e paz do Senhor!" Nesse momento, olhei para a minha esposa, que estava num dos primeiros assentos do templo. Ela não me disse nada, mas o seu olhar parecia estar me dizendo: "Hipócrita, vai cultuar a Deus?" Eu não aguentei, pois o Espírito começou a me convencer do meu egoísmo e pecado de irritação, e por não ter ajudado a minha esposa. Principalmente, o pecado de ter colocado a igreja em primeiro lugar e a família em segundo. A essa altura, pedi para a igreja cantar uma canção, desci do púlpito e fui até Rutinha e lhe pedi perdão. Ela me perdoou, aí voltei ao púlpito em paz e no poder do Espírito Santo para dirigir o culto.

Aprendi com o Pr. Jaime Kemp, que é um conselheiro matrimonial, três frases que salvam um casamento:

Querida (o) eu estou errado (a). Querida (o) você pode me perdoar? Querida (o) eu amo você.

Tenho experimentado que realmente essas três frases, comunicadas em verdade e sinceridade, salvam um casamento. Minha esposa e eu utilizamos regularmente essas três frases, e sabemos que funciona.

Jesus foi muito claro e específico. Se há relacionamentos quebrados, não há comunhão com Deus. Portanto, tome a iniciativa. Se você souber que alguém tem algo contra você, procure a pessoa o mais rápido possível, e peça perdão do seu pecado não se justificando diante dela. Simplesmente diga: "Querido irmão (ã), eu pequei contra Deus e contra você. Reconheço o meu erro e já pedi perdão a Deus. Você pode me perdoar?"

Depois de ter pedido perdão, deixe os resultados com Deus. Ele vai tratar também com a outra pessoa, e haverá paz e unidade.

Oração:

Para que Deus o capacite a perdoar e pedir perdão.

Para que você aceite o perdão de Deus e seja livre.

Que o Espírito Santo o faça se lembrar de que para ser perdoado é preciso perdoar.










439 visualizações0 comentário
bottom of page