top of page
  • ti3452

JEJUM // DIA #17 - Conflitos Familiares

“Pois nada é impossível para Deus.” Lucas 1.37

“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! ” Efésios 3.20-21


O nosso Deus é especialista em milagres. Não há impossíveis para Ele, e quando age, faz infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos. No relacionamento conjugal, sempre precisaremos de intervenções miraculosas de Deus. Não existe um casal que nunca teve um problema de divergência de opiniões. Isto é normal, pois cada um de nós foi feito de uma forma especial por Deus. O que precisamos é aprender a conviver com as nossas diferenças.

Muitas vezes, em nossos pensamentos e ideias podemos ser tentados, enganados pelo inimigo e muitas vezes aceitamos suas mentiras como se fossem a verdade. Por exemplo, algumas frases que ouvimos em relação ao casamento: O amor acabou; vamos dar um tempo para ver o que acontece; temos incompatibilidade de gênios; ele ou ela não me entende; não tem mais jeito. Percebam que são mentiras que o inimigo faz com que aceitemos como verdade. Quando não há compreensão e entendimento, a tendência mais natural é querer resolver os problemas de uma forma egoísta, simplesmente pensando no bem-estar individual. É nesse ponto que o Diabo que é mentiroso, e pai da mentira entra e tenta provocar a separação de um casal destruindo uma família.

Precisamos aprender que, quando Deus permite algum conflito em nosso casamento, é porque Ele quer nos moldar e aperfeiçoar o nosso relacionamento para que tenhamos ainda mais firmeza. Infelizmente, muitos pensam que, por estarem em meio a conflitos, Deus os abandonou, quando a realidade é o contrário. No meio do conflito, Deus está presente para nos fortalecer. Deus nunca prometeu tirar os problemas, mas sim nos ensinar e forjar em nós o caráter de Cristo. Ele prometeu: Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois, o SENHOR, o seu Deus, estará com você por onde você andar (Josué 1.9). Se Deus está nos mandando ser fortes e corajosos, é porque entraremos em situações de fraqueza e desânimo, porém sabemos que Ele prometeu que estaria conosco por onde quer que andássemos.

Aquele que pratica o pecado pertence a Satanás, porque este vem pecando desde o princípio. Jesus Cristo veio para destruir as obras do maligno. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo (I João 3.8). Aleluia! Em Cristo há libertação, perdão, reconciliação e restauração de um casamento. Ele disse e quer que tenhamos uma vida plena, ou seja, uma vida dentro dos planos e propósitos de Deus para nós.

Tome posição e resista aos ataques malignos. Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo e ele fugirá de vocês (Tiago 4.7); estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos (I Pedro 5.8-9).

Não permita que os esquemas destrutivos de valores entrem em seu lar por intermédio de novelas, filmes e outros programas da TV e internet. A melhor forma de experimentar essa vida plena no casamento é conhecendo e aplicando os princípios da Palavra de Deus na sua vida. A palavra de Deus apresenta diversos princípios sobre a vida conjugal que, aplicados na vida, trazem segurança e paz. Aqui estão alguns passos que lhe ajudarão a colocar em prática os ensinamentos:

Estude os princípios bíblicos sobre o casamento.

Aprenda a compreender e perdoar o seu cônjuge.

Estude a palavra.

Leia livros cristãos sobre a família.

Participe de cursos e encontros.

O que vai manter um casamento firme é saber e entender os propósitos de Deus através dos conflitos e mais ainda, saber que sua presença estará conosco no meio das lutas e tribulações.

Oração

Para que Deus o capacite a edificar um relacionamento com base na sólida e imutável Palavra de Deus.

Para que o seu casamento permaneça profundo, harmônico, saudável e verdadeiro diante de Deus e dos homens.

Para que você e o seu cônjuge estejam cada dia mais próximos de Deus e, por conseguinte, mais próximos um do outro.




372 visualizações1 comentário
bottom of page