top of page
  • ti3452

O Desafio de ser Igreja no ambiente Virtual

Estar próximos uns dos outros para ensinar a guardar tudo o que Jesus nos ordenou sempre foi um grande desafio para igreja, em diversos contextos a criatividade e a inovação foram fundamentais para que a mensagem de Deus alcançasse o maior número de pessoas e hoje numa sociedade digital estamos presenciando a igreja virtual. Em Mateus no capítulo 28, vemos a ordem de Jesus sobre a grande comissão, uma ordem clara do que o Senhor espera dos seus discípulos, porém o que não está contido no mesmo são os desafios que a igreja durante a sua caminhada tem passado para cumprir essa missão. É notável também ao longo da história que o versículo final onde Ele promete estar conosco em todo tempo é uma grande realidade que nos sustenta. A criatividade, inovação e a inspiração da igreja que só poderia vir de Deus para vencer as inúmeras adversidades é admirável. Constatamos isso por diversas vezes como a ação de Paulo contextualizando aos atenienses sobre o Deus desconhecido, a impressão da Bíblia por Gutenberg, as igrejas subterrâneas durante a perseguição, John Wesley indo bem cedo antes dos trabalhadores entrarem nas fábricas, revelam que a igreja é dirigida pelo dedo de Deus que está apontado, guiando e inspirando a direção a seguir. Porém vemos hoje um novo tempo, um novo contexto, um mundo onde os bebês já nascem tirando selfies com os pais, diferente de outras épocas onde ter um telefone em casa era para poucos. Hoje cada um tem o seu próprio celular e querendo ou não, vivemos uma era digital e todos estão conectados.

É bem provável que nos nossos dias uma pessoa não queira receber um panfleto evangelístico, mas enquanto ela passa o feed do seu Facebook ou através daquele vídeo de bom dia no grupo da família, ela pode assistir um simples vídeo que em poucas palavras leva a mesma a entender a mensagem da cruz e se render. Quem diria que hoje teríamos que exclusivamente, devido a essa pandemia nos conectar com a igreja de uma forma virtual? Realmente vivemos em uma nova realidade e vemos o quanto a igreja no ambiente virtual é de extrema importância. Nesta visão estamos há um tempo trabalhando para que tenhamos uma membresia também virtual, algo já realizado em grandes igrejas nos EUA porém pouco explorado aqui no Brasil. Sabemos que congregar presencialmente se faz necessário, contudo percebemos que no cenário em que vivemos hoje temos novas possibilidades de desenvolver mais atividades complementares como grupos pequenos, discipulado, aulas de EBDs e também cultos como já realizamos, para pessoas que estão fora da cidade ou impossibilitadas de se locomover.

Click na seta ao lado e veja as fotos:


Isto já é uma realidade, em nossa igreja começamos a desenvolver no ministério de jovens o nosso discipulado e grupos pequenos também on-line, utilizando ferramentas como o WhatsApp que comporta até 4 pessoas numa chamada de vídeo para um ambiente mais próximo e o aplicativo zoom.us para chamadas de vídeo em um ambiente que comporta inúmeras pessoas conectadas. Concluímos que hoje a igreja pode entrar em qualquer lugar. Todos podem participar e estar juntos. Desejamos ser uma igreja presente na vida das pessoas e com a tecnologia podemos ser eficientes para cumprir o nosso objetivo de fazer discípulos de todas as nações.


Por Cleber Soares - pastor auxiliar na JNI INCC e pastor de suporte ONLINE contato: 19-981510850


420 visualizações0 comentário
bottom of page