top of page
  • ti3452

Ouvir e Obedecer: Um convite para estar no centro da Vontade de Deus.



"Eu sempre quis ouvir a voz do Senhor, desde que O conheci quando eu tinha 11 anos de idade." É o que a Lilian sempre disse em seu coração. Ela tinha o desejo de saber tomar as decisões corretas pois era muito indecisa, então ela lia muito a Bíblia para entender o que Deus queria que ela fizesse. Ela guardou o versículo Salmo 119:11 que diz: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" e durante seus anos de adolescente na EBD ela aprendeu o que Deus dizia na Bíblia e não percebia que Deus já estava falando com ela. 

Por muitos anos, ao ler versículos como os do Salmo 29, os quais dizem: "a voz do Senhor é poderosa, majestosa, quebra os cedros, corta os céus, faz tremer o deserto, etc." e Apocalipse 1, o qual traz uma descrição do Senhor Jesus glorificado e no versículo 15 diz: "...sua voz como o som de muitas águas" ela pensava que para Deus falar com ela deveria ser somente como uma voz audível, como um trovão, por exemplo, e Deus lhe mostrou que, se Ele quiser, Ele pode falar em voz audível, mas, na maioria das vezes Ele fala de outras maneiras, no nosso cotidiano.

Lilian também entendeu que Deus fala com cada um de nós da forma como Ele sabe que nós entenderemos, pois Ele nos fez e sabe como alcançar o nosso coração e que Ele é o maior interessado em falar conosco, então, Ele fará com que nós entendamos "Sua Voz". E isso é maravilhoso. Nosso Deus não é como os ídolos feitos por mãos de homens que não falam, não escutam, não respondem nossas orações, nosso Deus é o Deus vivo e que deseja se revelar a nós constantemente. Foi isso o que a Lilian começou a descobrir desde muito jovem e, nesse relacionamento com Deus, de ouvir Seus direcionamentos, compreendeu que Ele tinha um chamado especial para ela.

E foi aí que ouvir a voz de Deus foi essencial, pois Deus nunca lhe deu um povo, um país específico para ir, mas Ele sempre lhe disse que o Seu chamado seria para ela ir para onde quer que Ele a enviasse e que ela seria abençoada na sua obediência.



Lilian sempre ressalta as formas mais comuns através das quais Deus se utiliza para falar conosco, que são:


1. Na leitura da Bíblia / Meditação

2. Na oração

3. Durante o louvor cantado, ofertado, etc.

4. Lendo livros e/ou assistindo filmes cristãos

5. Através de sonhos e visões

6. Conversando com as pessoas, com irmãos em Cristo ou, algumas vezes, com quaisquer pessoas.

7. Quando estamos servindo as pessoas

8. Etc.


ENTENDENDO A VOZ DE DEUS:

Lilian acredita que a primeira coisa que temos que fazer para sermos capazes de ouvir a voz de Deus é conhecermos o caráter e a natureza de Deus, ou seja, saber quem Ele é, Seus atributos imutáveis, e tudo isso está contido na Bíblia. Muitas vezes temos que tomar uma decisão e, aparentemente, tudo indica que será uma bênção, mas, muitas vezes, queremos algo somente pela emoção e, por não conhecermos quem Deus é, erramos. 

Vamos checar uma situação juntos: Uma pessoa está diante de uma promoção no emprego e, aparentemente, seria excelente, mas o chefe lhe diz que para que a promoção aconteça a pessoa teria que, algumas vezes, distorcer a verdade, só um pouquinho e, para piorar a situação, a pessoa teria que responder imediatamente se ela aceitaria a proposta ou não. 

Aqui há duas coisas importantes:  Primeiro, se não teremos tempo de pensar e orar sobre um assunto importante, é melhor dizer "não", não aceitar a proposta, não tomar tal decisão. 

E, segundo, nos lembrarmos do que a Bíblia fala sobre a mentira. 

Podemos? Devemos? Deus aceita? Há várias referências na Bíblia sobre o assunto, mas João 8:44 é um dos versículos mais diretos, o qual diz que satanás é o pai da mentira então, se mentirmos, Deus não é nosso pai e, sim, satanás. Aí, então, seremos capazes de tomar uma decisão, escolher o que a Palavra diz sobre Deus, que Ele jamais será o pai da mentira então, não podemos mentir para receber a promoção. 

Esta, com certeza, é uma forma concreta de ouvirmos a voz de Deus. Ao lermos a Bíblia, é Deus falando o tempo todo. Não há equívocos. 

Podemos pedir conselho, pedir oração sobre o assunto, mas temos que ter uma palavra específica vinda de Deus, a qual nunca contrariará o que está escrito na Bíblia.


NÃO BASTA OUVIR A VOZ DE DEUS, TEMOS QUE DECIDIR OBEDECER


Deus mostrou para Lilian, durante toda sua vida, o que ela deveria fazer, mas, sem ser obediente, ela não poderia ter cumprido o que Deus tinha para ela. 

Na sua obediência, ela descobriu que Deus já sabia o que ia acontecer com ela e já tinha preparado todas as coisas que ela precisaria, então não havia necessidade de se preocupar quando os desafios aparecessem. 


Claro que nem sempre foi fácil, mas foi assim que ela viveu 6 anos na Índia, um dia após o outro na direção do Senhor. 

Deus havia lhe dito para que ela entrasse pelas portas que Ele abrisse e, se elas se fechassem, ela não deveria "empurrá-las", pois não haveria Sua bênção e favor se ela insistisse. 

Lilian sempre pediu ao Senhor para viver no centro da Sua vontade, pois ela sempre entendeu que este era o lugar seguro de se estar. 

Ela aprendeu nesses anos todos que Deus não muda de ideia e que, ao pensar no tempo entre sua conversão aos 11 anos até os seus 48 anos de idade, não houve demora e, sim, tempo de preparo, pois ela cumpriu seu chamado de diversas formas e em diversos lugares, tanto no Brasil quanto em outros países antes de partir para a Índia. 

Hoje, ela entende com clareza que Deus usa tudo o que somos e temos, nossas habilidades, dons, profissão, conhecimento de idiomas, preparo teológico, etc. para sermos eficazes aonde estivermos. 


Atuando sempre na área da Educação, muitas portas lhe foram abertas e, no tempo definido pelo Senhor, Ele mesmo as fechou para que ela entendesse que era o momento de retornar ao nosso querido Brasil para uma nova fase de sua vida. "Ide por todo o mundo..." Deus mostrou para ela que, não importa onde seja, seu mundo é onde Deus escolheu para ela estar e, ali, ela deve frutificar, seguindo a direção que Ele continuar lhe mostrando.

Conhecendo nossa missionária:

Lilian Baliero é educadora, treinadora de professores, palestrante e conselheira. Escreveu o livro "No divã do dentista", e possui dois canais no YouTube: "Encouragement Empowers", com mensagens de encorajamento e dicas da língua inglesa e "Aprendendo com a aprendiz", com mensagens bíblicas em português. Também possui uma página no Facebook chamada "Life of faith/vida de fé" com meditações bíblicas em português com tradução em inglês.

Ela cumpriu por seis anos seu chamado na Índia, respondendo ao Ide àquela nação através da área da educação.


Você pode conhecê-la melhor e acompanhá-la pelo:

  • WhatsApp (19)99190-3055

  • e-mail lilianmsb@yahoo.com.br.m,

  • Instagram @lilianbaliero.

828 visualizações0 comentário
bottom of page